domingo, junho 28, 2009

o fecho de mais um ciclo

a vida é feita de despedidas. por cada ciclo de vida que vivemos, agrafamos-lhe sempre algumas pessoas que estiveram ao nosso lado nessa altura. como é evidente, todos os ciclos têm um início e têm um fim, cabendo-nos a nobre tarefa de compreender o seu final. certamente que, não raras vezes, nos apetece insurgir contra a conclusão de um ou outro ciclo, sobretudo aqueles que queríamos que se prolongasse por muito mais tempo. há outros, no entanto, que fenecem naturalmente, sem que possamos fazer alguma coisa para evitar esse desiderato.
este texto surge precisamente na aurora de mais uma dessas despedidas, algo a que, feliz ou infelizmente, já me fui habituando ao longo deste anos. é mais um ciclo que se encerra, depois de muitos e bons anos de convivência salutar, de respeito e compreensão mútua, de perfeita camaradagem a nível profissional e pessoal.
este seria, certamente, um daqueles casos em que nos apetecia insurgir contra a sua inevitabilidade, mas a razão impede-me de o fazer, porque sei que a sua despedida representa um futuro e uma perspectiva profissional muito mais aliciante. fico triste por ver partir mais um amigo, mas desta vez fica uma sensação boa que vence toda a tristeza da despedida, porque sei que ele vai atrás do seu futuro, da sua felicidade e de algo muito importante: a realização profissional.
toda a sorte do mundo, caro amigo filipe, foi muito agradável ter vivido este ciclo de sete anos contigo. talvez um dia nos voltemos a encontrar.

sexta-feira, junho 26, 2009

dez nomeados para o óscar de melhor filme


é o regresso ao passado. a partir da próxima edição dos óscares vão passar a haver sempre dez filmes candidatos ao óscar de melhor filme, em vez dos tradicionais cinco. entre 1931 e 1943 a academia de hollywood apontava dez nomeados à mais importante estatueta da cerimónia dos óscares. agora, a corrida volta a ser alargada a dez filmes, conforme referiu, na quarta-feira, em conferência de imprensa, sid ganis, membro da academy of motion picture arts & sciences. ganis referiu que, desta forma, até poderá entrar no lote dos nomeados um documentário, um filme estrangeiro, um filme de animação e até uma comédia. refira-se que nenhuma outra categoria, incluindo a de melhor realizador, vai ver o seu lote de nomeados aumentado. o resto da cerimónia não será afectada, nem mesmo as categorias de melhor documentário, melhor filme estrangeiro ou melhor filme de animação, nem a duração da mesma sofrerá qualquer alteração significativa. esta medida vai permitir uma maior abrangência de títulos e de estilos cinematográficos, tendo em conta que no ano passado houve alguma contestação pelo facto de filmes muito bem sucedidos na bilheteira e bem recebidos pela crítica, como "the dark knight" ou "wall-e", terem ficado fora da corrida para melhor filme.
portanto, a edição de 2010 dos óscares vai ser ligeiramente diferente e... mais competitiva.

quinta-feira, junho 25, 2009

R.I.P. - farrah fawcett e michael jackson


dia negro este 25 de junho de 2009...

de manhã, pelas 9h30, faleceu a actriz farrah fawcett, com 62 anos. a actriz lutava contra o cancro desde 2006. tornou-se mundialmente conhecida pela sua participação na série televisiva "os anjos de charlie" (1976-1980), a que se seguiram vários filmes, entre os quais "the cannonball run" (1981), "see you in the morning" (1989), "man of the house" (1995), "the apostle" (1997) e "dr. t and the woman" (2000). o seu último filme data de 2004: "the cookout", uma comédia realizada por lance rivera e escrita por queen latifah.

durante a tarde, em los angeles, o cantor michael jackson deu entrada num hospital daquela cidade com uma paragem cardíaca. apesar das tentativas de reanimação por parte dos paramédicos, o cantor, de 50 anos, viria a falecer. michael jackson estava a preparar-se para iniciar uma digressão, entre julho deste ano e fevereiro de 2010, com vários concertos já esgotados no reino unido. a digressão, com um total de 50 concertos, seria a última do cantor, daí ter sido designada "this is it". nos últimos meses corriam vários rumores que o cantor não estaria nas melhores condições físicas para aguentar uma digressão com 50 concertos, tendo as seguradores colocado em risco a sua realização, devido à idade e ao estado de saúde de michael jackson.
goste-se ou não do artista, censure-se ou não a sua vida pessoal e os escândalos em que se envolveu, é inegável o seu grande contributo para a história da música moderna. "thriller", de 1982, é frequentemente citado como o disco mais vendido de sempre, com mais de 100 milhões de cópias vendidas. e quem não se lembra dos seus inovadores telediscos? enfim, feitas as contas, são mais as coisas boas que ficam na memória do que as más.

mais duas estrelas que vão ficar a brilhar no céu.

quarta-feira, junho 24, 2009

californication



um teaser da terceira série de "californication", que vai estrear em setembro no estados unidos.

mas vem ou não vem?

está visto que o chileno matias fernandez (na foto) vai ser o pablo aimar deste defeso. no ano passado, por esta altura, os nossos jornais desportivos, especialmente a "bola", faziam manchetes diariamente sobre a contratação do argentino, ora dizendo que a assinatura estava para breve, ou que o argentino vinha a portugal para assinar contrato, enaltecendo em todas as notícias (o chamado enche chouriços) as virtudes do jogador e como seria fantástico para a liga portuguesa poder contar com um jogador do calibre de aimar. o "folhetim" aimar durou algumas semanas mas o jogador sempre veio e, como todos sabem, foi "preponderante" para o benfica ter conseguido alcançar a terceira posição no campeonato. só espero que, se efectivamente se comprovar a vinda do chileno para o sporting, o seu rendimento não seja tão baixo como o de aimar.
agora, com matias fernandez, jogador chileno com inegáveis qualidades (pelo que vi dos vários vídeos seus no you tube), mas que nunca se impôs no villareal, está a passar-se o mesmo. todos os dias surgem manchetes como "está por horas a assinatura do contrato", ou "empresário do jogador está em lisboa", ou ainda "jogador encantado com a perspectiva de jogar no sporting". já há uns anos foi o mesmo com máxi lopez, lembram-se? aquele rapaz louro, de cabelo comprido, que chegou a jogar no barcelona. também esteve muito perto de assinar pelo sporting e as manchetes eram mais ou menos parecidas com estas. de resto, matias fernandez não é o único jogador nestas circunstâncias. também o equatoriano caicedo, do manchester city, tem sido apontado ao sporting, repetindo-se o cenário.
o que eu sei é que o sporting vai regressar ao trabalho na próxima sexta-feira e reforços... nem vê-los. o fc porto, tetra-campeão nacional, cujo plantel provou ser o mais forte dos três grandes na época passada, foi quem mais se movimentou no mercado até agora, comprando sempre... pela calada. ou seja, das contratações do fc porto nunca se fazem manchetes diárias com as incidências das tentativas de contratar jogadores. geralmente, quando aparece algo sobre um novo jogador para o fc porto é porque já foi tudo tratado e o jogador está garantido. foi assim com álvaro pereira e maicon, por exemplo. não há fugas de informação para a imprensa quando existem "alvos" no mercado que o clube quer comprar, como acontece sistematicamente no sporting e benfica.
espero que matias fernandez venha mesmo para o sporting, por vários motivos: pelo que vi, parece ser um jogador com uma qualidade técnica acima da média, excelente no um para um, uma característica rara no plantel do sporting na época passada, bom marcador de livres directos, bom remate fora da área e boa visão de jogo. o verdadeiro "número 10". e claro, seria igualmente bom porque, dessa forma, o romagnoli já pode ir à vidinha dele. quanto ao caicedo, confesso que não conheço muito bem, mas oito golos ao serviço do manchester city na época passada são um bom cartão de visita.
tenho confiança na administração de josé eduardo bettencourt e espero que o sporting não cometa os mesmos erros do passado em termos de contratações. e se falhar matias fernandez, virem-se, por favor, para o pedro mendes, que está na escócia. agora, por favor, só porque o rapaz elogiou paulo bento numa entrevista, não pensem sequer na possibilidade de contratar hugo viana. então é que ficaríamos mesmo com o meio campo mais lento da história do futebol (miguel veloso, rochemback, hugo viana e romagnoli).

tequila contra a gripe suína


parece que george clooney descobriu o antídoto contra o vírus da gripe suína. ansioso por ir passar uns dias ao méxico, o actor conseguiu convencer dois amigos a viajarem consigo, acalmando-os sobre os perigos de contágio da gripe suína naquele país, porque, segundo a sua teoria, o consumo excessivo de tequila funcionaria como protecção contra a epidemia. pois, o homem fazia de médico na série "e.r.", mas era pediatra... o que é certo é que os dois amigos lá foram com ele para cabo san lucas, no méxico. aqui fica a notícia, conforme vinha no site "in case you didn't know". especialmente engraçada é a parte final da mesma. atentem:

"Former ER doc George Clooney has his own method of warding off swine flu - massive amounts of tequila! George tried to organize a boys-only escape to Cabo San Lucas over the Memorial Day holiday to golf and party. But some of his pals balked at going south of the border with swine flu raging in Mexico. Undaunted, George was able to convince a couple of his friends to make the trip by telling them that they’d be protected from the epidemic - as long as they drank plenty of tequila! While the germ-fighting ability of tequila is medically questionable, the star did end up making the trip with his best friend Thom Matthews and Cindy Crawford’s husband Rande Gerber. The party-hearty trio stayed at a plush $1,000-a-night three- bedroom penthouse at the posh Casa Dorada hotel overlooking Medano Beach, dining each night at the resort’s 12 Tribes restaurant, playing golf every day and bellying up to the outdoor swim-up pool bar - where the tequila flowed like water. While most of the country was following daily updates of the swine flu outbreak, George seemed unconcerned about his own well-being. “George lived with his pot-bellied pig Max for 18 years, so he joked that he’s probably immune to swine flu,” added the friend".

"rachel getting married"


a perfeita antítese de filme do género "the day the earth stood still". aqui prevalecem as emoções, os sentimentos e, acima de tudo, as pessoas. os diálogos não são pueris ou vazios de conteúdo e a uma densa carga dramática paira constantemente sobre o filme. anne hathaway, popularizada em filmes como infanto-juvenis como "the princess diaries", "ella enchanted" e "the princess diaries: royal engagement", tem vindo nos últimos quatro anos a tentar demarcar-se dessa imagem. primeiro com "brokeback mountain", depois com "the devil wears prada", "becoming jane" e "get smart". neste "rachel getting married" consegue muito mais do que mudar a sua imagem, a sua interpretação de kym valeu-lhe uma merecida nomeação para o óscar de melhor actriz principal e catapultou-a, aos 26 anos, para a lista "a" das actrizes de hollywood. reflexo disso mesmo é a sua participação no próximo projecto de tim burton, "alice in wonderland", ao lado de johnny depp, helena bonham carter, alan rickman e michael sheen, que estreará em março de 2010.
voltando a "rachel getting married", o filme narra as dificuldades de kym, uma toxicodependente que, depois de ter passado os últimos dez anos da sua vida em clínicas de desintoxicação e em tratamento, regressa a casa para assistir ao casamento da irmã, rachel. habituada a ser o centro das atenções, nomeadamente por parte do pai, kym passa por algumas dificuldades quando se vê relegada para segundo plano, em detrimento da sua irmã e de todos os exaustivos preparativos para o casamento. as várias tensões criadas ao longo do filme, entre kym e a sua família, que vive numa falsa sensação de segurança e alguma hipocrisia, levam a um perscrutar de um passado não muito distante, recalcando-se situações que ficaram por resolver e que estão a corroer interiormente o núcleo familiar. a dificuldade de integração de kym na vida da sua família é evidente ao longo do filme. os anos perdidos em clínicas transformaram-na num corpo estranho e kym vai acumulando frustrações, especialmente quando tenta aproximar-se da sua mãe.
a argumentista, jenny lumet, não escreveu o papel de kym para o espectador simpatizar imediatamente com ela, antes pelo contrário, chega a ser um desafio interessante ver de que lado é que nos vamos colocar: se do lado dela ou da sua família. o filme nunca chega a ser piegas, embora tendo todos os ingredientes para tal, não vai pelo caminho mais fácil, antes preferindo mostrar as complexidades de uma relação familiar e a forma como cada um dos elementos lida com as dificuldades e os dramas que vão surgindo. "rachel getting married", para além da magnífica interpretação de anne hathaway, conta ainda com grandes prestações de rosemarie de witt, debra winger e bill irwin.
recomendo vivamente!

eu é que devia ter ficado quieto


"the day the earth stood still" é um remake de um filme de ficção científica de 1951, com um elenco interessante: keanu reeves, jennifer connelly, john cleese e kathy bates. depois de ver o filme em dvd, uma questão surge imediatamente, enquanto ainda passam os créditos finais: como é que convenceram jennifer connelly e john cleese a entrar nesta banhada? basta atentarem neste diálogo para terem uma ideia do que é este filme:

"Klaatu: We'll undo the damage you've done and give the Earth a chance to begin again.
Helen Benson: Don't do this. Please, we can change. We can change.
Klaatu: The decision is made. The process has begun.
Helen Benson: Oh God".

klaatu é keanu reeves, um extraterrestre que é enviado ao planeta terra para o salvar, porque segundo ele "this planet is dying. the human race is killing it". este filme tem, certamente, a mensagem ambiental menos subtil da história do cinema. "we can change", diz jennifer connelly, com a sua expressão mais inocente, enquanto suplica pela vida humana no planeta. meu deus, ela até já venceu um óscar... é assim tão difícil arranjar papéis decentes em hollywood? e john cleese, o grande john cleese, parece que cai de pára-quedas neste filme, quando deveria querer cair num outro qualquer. a sua participação resume-se a dez minutos mas, mesmo assim, ele ainda representava a minha última esperança de o filme ter algum interesse. talvez uma piada, um gracejo, um trocadilho... mas nada. conseguiram pegar em john cleese, um dos melhores actores cómicos de sempre, e torná-lo chato e monótono como o filme. de bradar aos céus é o papel de kathy bates como secretária da defesa. não sei se outra actriz conseguiria ser ainda menos convincente e mais desenquadrada. bates parece totalmente fora do seu ambiente, com umas roupas que mais parecem ter sido compradas na feira da ladra, um penteado absolutamente ridículo e uma posse de estadista nula, totalmente nula. uma pessoa olha para ela e chega à conclusão de que ela ainda está a representar o seu papel em "fried green tomatoes".
enfim, depois de tudo somado... não resta nada. pura perda de tempo. e, já agora, de bons actores. parece incrível como este filme ainda fez 80 milhões nas bilheteiras nos estados unidos, que foi precisamente o orçamento do filme. portanto, nos e.u.a., foi ela por ela, sendo que, dos 80 milhões, 30 foram apenas no fim-de-semana de estreia, o que indica que as expectativas eram altas para ver o filme. com as receitas internacionais, o filme chegou aos 230 milhões de dólares. uma barbaridade para um filme tão mau.

terça-feira, junho 23, 2009

"bolt"


excelente filme da disney, supervisionado pelo fundador da pixar, john lasseter. cenas de acção de cortar a respiração, humor non sense q.b., uma história de fundo pungente, aliada a um nobre e pedagógica noção de amizade que percorre praticamente todo o filme. "bolt" é um daqueles filmes para toda a família, como nós aqui em casa comprovamos ontem à noite. desde sábado, dia em que compramos o filme, o meu filho já o viu três vezes, tendo hoje, inclusivamente, levado o filme para o atl, para poder ver com os amigos. amanhã, será a vez da minha filha levar igualmente o filme para a escolinha. tudo isto para dizer que ambos ficaram completamente "derretidos" por "bolt". o filme conta-nos a história de bolt, um cão que passou a vida inteira num estúdio de televisão, em los angeles, protagonizando uma série com o seu nome, onde evidencia uma panóplia de super poderes. em resultado disso, bolt começa a acreditar que realmente é um super cão e que os eventos da referida série são verdadeiros. mesmo quando não estão a gravar, ele demonstra sempre ser bastante protector da sua dona, penny, a actriz principal da série. quando é acidentalmente "embalado" e enviado para nova iorque, ele embarca numa grande aventura, atravessando o país de uma ponta à outra para reencontrar a sua dona. pelo caminho, faz amizade com uma gata (mittens) e um hamster viciado em televisão (rhino), que, coincidentemente, é um dos maiores admiradores da série que bolt protagoniza. juntos, vão viver inúmeras aventuras, com muitas revelações e aprendizagem pelo meio, na medida em que bolt vai, finalmente, aprender como é ser um cão, vivendo e apreciando devidamente o mundo exterior. curiosamente, e aqui reside o lado irónico do filme, é uma gata que lhe vai ensinar como se deve comportar e proceder, mostrando-lhe igualmente alguns truques durante o viagem até los angeles.
em suma, um filme ternurento, bem ao estilo disney, que consegue provocar dezenas de gargalhadas sonoras. recomenda-se vivamente.

a raposa arrependida

a propósito disto, e da celeuma que causou, era natural que acontecesse isto. quanto à explicação da actriz, só tenho duas palavras: yeah right...

sexta-feira, junho 19, 2009

a bela robin




cobie smulders, a robin da série "how i met your mother".
aproveitando uma frase do post anterior, a mais bela protagonista de sitcoms de todos os tempos. sim, é verdade, melhor que a roseanne...

"how i met your mother"


seinfeld. friends. arrested development. curb your enthusiasm. how i met your mother? será esta a minha próxima paixão galopante em termos televisivos? sinceramente, acho que sim. ontem vi dez episódios seguidos, não conseguia parar de ver. a forma como a série "agarra" o espectador é imediata, instantânea, mais rápida do que a própria sombra. a ideia, desde logo, é original: no ano 2030, a personagem principal da série, ted mosby (interpretado por josh radnor), revela aos seus dois filhos como conheceu a mãe deles, 25 anos anos. do seu grupo de amigos, em 2005, fazem parte o casal marshall e lily (jason segel e alyson hannigan), o hilariante e niilista barney (neil patrick harris) e aquela que eu passei a considerar como a actriz mais gira de sempre em sitcoms, a bela robin (interpretada por cobie smulders). a acção decorre em 2005, quando ted conhece robin e se apaixona, imediatamente, por ela (quem é que o pode censurar?). no entanto, a possível relação amorosa entre os dois é praticamente destruída à nascença, apesar da reciprocidade de sentimentos, porque ambos têm prioridades diferentes: ted, em virtude do recente noivado de marshall e lily, começa a equacionar a sua vida amorosa e chega à conclusão de que está igualmente na idade de assumir um compromisso; por sua vez, robin coloca a sua carreira profissional em primeiro plano, é repórter de um canal televisivo, e quer adiar ao máximo um compromisso com alguém que possa atrasá-la na perseguição dos seus sonhos. daí que cheguem rapidamente à conclusão de que só poderão ser amigos, embora durante a primeira série (a única que tenho, até ao momento) paire sempre no ar uma cumplicidade enorme entre os dois (uma variante de ross e rachel de "friends"). a grande fatia das gargalhadas fica a cargo de barney, que consegue reunir numa só personagem o sarcasmo e ironia de chandler bing, os estratagemas manhosos e interesseiros de george costanza, nomeadamente a nível da sedução do sexo oposto, mas bate ambos em termos de auto-estima (barney tem um ego enorme), nunca se deixando abater por nada, já que consegue encontrar sempre um aspecto positivo em tudo, mesmo nas situações mais embaraçosas.
nos estados unidos, foi para o ar, no passado mês de maio, o último episódio da quarta série. "how i met your mother" teve uma média de 9.72 milhões de espectadores na quarta temporada, tendo atingido o máximo de 11.85 milhões de espectadores num dos episódios, batendo o record de audiência da primeira série (que foi para o ar em fevereiro de 2006). em termos de prémios, a série venceu quatro emmy's (outstanding art direction for a multi-camera series, durante três anos seguidos, 2006/08, e outstanding cinematography for a multi-camera series, em 2006). neil patrick harris foi nomeado duas vezes para o emmy de melhor actor secundário em série cómica (2007 e 2008) e uma vez para o globo de ouro na mesma categoria (em 2009).
a quinta temporada de "how i met your mother" vai começar nos estados unidos a 21 de setembro deste ano. pelas audiência que ainda tem, a série é bem capaz de chegar às 10 temporadas de "friends". esperemos que sim...

quinta-feira, junho 18, 2009

a primeira bicicleta nunca se esquece

a minha filha mariana, de quatro anos, teve hoje direito à sua primeira bicicleta. de ideias fixas, já nos vinha a recordar há algumas semanas que lhe tínhamos prometido a bicicleta. ontem, a minha mulher foi fazer uma espécie de prospecção, comparando preços e qualidade. à noite, depois de jantar, a mariana perguntou-nos se íamos à rua comprar a bicicleta. eu disse-lhe que já era tarde e que ainda teríamos de ir ver mais duas lojas para depois decidirmos. questionou-me então imediatamente se ainda iríamos ver as referidas duas lojas nessa noite (seriam umas nove e meia da noite). muito calmamente, tentando evitar uma tremenda birra, disse-lhe que estávamos muito cansados e que, para além disso, as tais lojas estavam fechadas de noite. acto contínuo: sentou, cruzou os braços, fez beicinho e disse: "mas isso é injusto!". eu e a minha mulher ficámos a olhar feitos parvos um para o outro, espantados com a sua súbita noção de justiça. após alguns minutos de uma conversa delico-doce com ela, em que prometemos que lhe compraríamos a bicicleta hoje, sem falta, ela lá ficou convencida. hoje, o grande dia, a minha mulher foi buscar o pedro e a mariana ao atl e combinamos encontrar-nos, depois de sair do trabalho, à porta da sportzone, no palácio do gelo. eu cheguei mais cedo e aproveitei para ir vendo as bicicletas que eles tinham para meninas. à primeira vista, fiquei claramente com a impressão de que a oferta era muito reduzida para a idade dela, que embora tendo apenas quatro anos tem altura de uma menina de seis. quando eles chegaram, eu disse à minha mulher que, tendo em conta o que tinha observado momentos antes, provavelmente teríamos que ir a outro local comprar a bicicleta, pensando eu que a mariana não ia engraçar com nenhuma das que tinham à venda. e aqui convém igualmente referir que quando passámos pelo mesmo processo com o pedro, quando lhe compramos a primeira bicicleta, mais ou menos com a mesma idade, ele demorou horas para se decidir. aliás, ele ainda hoje é assim, detesta ser pressionado para escolher algo rapidamente, porque tem sempre várias opções e só pode escolher uma delas. dito isto, nós estávamos então preparados para embarcar numa odisseia idêntica com a mariana. entrámos na loja e fomos directos à zona das bicicletas. eu, como já lá tinha estado, peguei naquela que julgava ser a melhor para a altura dela, com rodinhas, evidentemente, e coloquei-a à frente da mariana. ela arregalou os olhos, fitou-a de alto a baixo e disse, sem hesitar: "quero esta!". lembram-se de vos ter falado naquele olhar entre a minha mulher e eu, no dia anterior, quando ela disse "mas isso é injusto!"? pois, a cena repetiu-se. depois de experimentar a bicicleta e de dar as primeiras pedaladas em cima dela, não quis ver mais nenhuma. foi amor à primeira vista. depois só se deteve algum tempo junto do expositor das joelheiras, cotoveleiras e capacetes com imagens das winx, da barbie e das bratz. depois de alguns momentos a analisar convenientemente a bicicleta, tentando aferir se estávamos mesmo a fazer uma boa compra, olhamos para a mariana, que já tinha pegado em meia dúzia de embalagens, do referido expositor, dizendo que queria levar também aquilo tudo. era o kit completo: capacete, joelheiras, cotoveleiras, campainhas, fitas, tudo e mais alguma coisa. eu já vos tinha dito que ela era de ideias fixas? pois... mas depois de novas negociações com ela, levou apenas o capacete. o irmão, outro aficionado das bicicletas, aproveitou para comprar umas luvas e uns reflectores para a "bike" dele. quando chegamos a casa, era enorme o entusiasmo da mariana para ir experimentar a bicicleta no parque infantil aqui do bairro. calculo que não devam ter muita dificuldade em acertar na cor da bicicleta. sim, é cor de rosa, com uma fitinhas ao lado do volante (ou guiador). a primeira bicicleta nunca se esquece. eu ainda me lembro da minha. era verde e tinha um banco castanho comprido, com encosto. o meu pai ainda hoje se lembra bem das dificuldades que teve comigo, para eu aprender a andar correctamente de bicicleta. pois bem, quando chegar à idade dele, vou dizer à minha filha que ela, desde o primeiro dia, que foi hoje, parece que nasceu para andar de bicicleta.

prémio pinóquio 2009

no vosso entender, caros leitores, quem mentiu mais: luís filipe vieira, ontem, no programa "contra-ataque", da rtpn; ou josé sócrates, hoje, na sic?

quarta-feira, junho 17, 2009

"splitter!"



"Brian: Excuse me. Are you the Judean People's Front?
Reg: Fuck off! We're the People's Front of Judea."
(...)
"Reg: If you want to join the People's Front of Judea, you have to really hate the Romans.
Brian: I do!
Reg: Oh yeah, how much?
Brian: A lot!
Reg: Right, you're in."
(...)
"whatever happened to the Popular Front of Judea?"
"he's over there"
"SPLITTER!"

"i want to have babies"



"it´s symbolic of his struggle against reality...".
uma das dezenas de cenas memoráveis de "a vida de brian", dos monty python. um filme que estreou em 17 de agosto de 1979, há praticamente 30 anos, portanto, uma comédia muito à frente do seu tempo, onde também pode ser encontrado este fabuloso diálogo:
"Reg: All right, but apart from the sanitation, medicine, education, wine, public order, irrigation, roads, the fresh water system and public health, what have the Romans ever done for us?
Attendee: Brought peace?
Reg: Oh, peace - shut up!
Reg: There is not one of us who would not gladly suffer death to rid this country of the Romans once and for all.
Dissenter: Uh, well, one.
Reg: Oh, yeah, yeah, there's one. But otherwise, we're solid".

a raposa cruel


a cena ocorreu esta semana em londres, aquando da premiere de "transformers: revenge of the fallen", a sequela de "transformers". a actriz principal do filme é megan fox, que praticamente se tornou conhecida a nível mundial em virtude do primeiro filme da série, que foi um enorme êxito de bilheteira. antes disso, a actriz apenas tinha entrado em algumas séries televisivas, sendo "hope & faith" a mais sonante. no final do visionamento do filme, em londres, eram muitas as pessoas que esperavam a saída dos actores, que têm feito uma digressão pela europa e pela ásia para promover o filme. rodeada de seguranças, megan fox ignorou e desprezou, de uma forma cruel, uma criança que apenas lhe queria oferecer uma rosa amarela. pelas fotos, até parece incomodada pela oferta, não largando a mão do seu segurança, a quem parece dizer para andar mais depressa. excessos de vedetismo que toldam a mente de uma forma tão rápida e violenta, sobretudo por parte de alguém que, ainda há dois anos, se fosse vista na rua, nem seria reconhecida. porventura, megan fox já "foi" aquele rapaz, já esperou horas para ver passar numa qualquer passadeira vermelha os seus actores preferidos, sempre à espera de alguma atenção ou de um gesto simpático da parte deles. este miúdo, que não se limitou a ficar especado algumas horas para ver passar os seus ídolos, teve o cuidado e a atenção de colher uma flor para a entregar à actriz, deve ter aprendido uma grande lição nessa noite: as vedetas serão sempre vedetas e não gostam de se misturar com a ralé. se com apenas dois filmes de sucesso megan fox já é assim e se comporta desta forma, imaginem o que ela faria se tivesse a filmografia de meryl streep ou de jodie foster...

terça-feira, junho 16, 2009

arrested development


isto será mesmo verdade? quero acreditar que sim. seria fantástico! acabei recentemente de rever as duas temporadas de "arrested development" e a sensação que fica, no final, é que estamos perante um dos melhores produtos televisivos desta década. pegar em algo tão rico em termos de criatividade, enredo e personagens (algumas memoráveis, como gob, tobias, buster...) e adaptá-lo ao cinema não será tarefa fácil, mas acredito que o criador da série, mitchell hurwitz, que irá acumular as funções de realizador e argumentista, não irá deixar defraudados os admiradores da idiossincrática família bluth. por isso... bring it on!

irritações - VI

onde é que está escrito que todas as raparigas, entre os 18 e os 25 anos, têm que ter obrigatoriamente uma tatuagem ao fundo das costas?

irritações - V

pessoas que tentam, como se a vida delas dependesse disso, passar à frente de toda a gente nas filas, seja na farmácia, no hospital, na padaria, nos hipermercados, no cinema. aprecio imenso aquelas que se colocam ao meu lado, em vez de ficarem atrás de mim, porque eu já lá estava, tentando a todo o custo provocar um contacto visual qualquer, para aferirem se eu tenho cara de lorpa ou não. outra das tácticas é, quando temos apenas uma pessoa à nossa frente e estamos a chegar ao balcão de atendimento, colocarem uma das mãos no balcão, como que a marcar o território, tentando fazer passar a mensagem ao funcionário de que quem coloca primeiro a mão no balcão tem sempre prioridade em relação à pessoa que, por acaso, até estava à sua frente na fila. se eu recebesse uma nota de 50 euros por cada vez que isto já me aconteceu... nunca mais teria que me colocar em filas até ao fim dos meus dias. mandava entregar tudo em casa.

irritações - IV

esta é das mais primárias de todas e, ao mesmo tempo, das mais irritantes. é impossível contornar este flagelo, para qualquer sítio que olhe, na rua, nos cafés, no trabalho, está sempre alguém a fazê-lo. já em tempos escrevi aqui sobre isto, que me transtorna profundamente, pior ainda do que as constantes calinadas verbais, do género "ouvistes", "dissestes", "há-dem", "quaisqueres", etc.; é algo apenas comparável a esse nojento e repugnante acto de cuspir para o chão. meus amigos, estou a falar-vos do acto de mascar pastilhas com a boca aberta. é irritante porque tenho quase a certeza de que estas pessoas, às refeições, não mastigam com a boca aberta. está provado cientificamente que se consegue mascar pastilhas, sejam elas quais forem, com a boca fechada. até o jorge jesus sabe isto, só que ele tem desculpa, porque com aquele cabelo e com a sua maneira de se expressar (ainda há dois meses apelidou o standard de liège de "santander" de liège) só poderia mesmo mascar pastilhas com a boca aberta.

irritações - III

será completamente impossível, nos cafés e restaurantes, pedir um café curto e vermos inteiramente satisfeito o nosso pedido? se alguém pede um café cheio, eles acertam sempre; mas pedir-lhes um café curto é o mesmo que perguntar aos funcionários daqueles estabelecimentos qual é a raiz quadrada de 1839. e o pior ainda é quando fazem aquela carinha de inocentes quando, sabendo que o café está tudo menos curto, nos perguntam "está bom assim ou quer que lhe tire outro?".

irritações - II

por que raio é que quando as pessoas pretendem saber o número de telemóvel de alguém perguntam sempre "tens o telemóvel de fulano", em vez de "tens o número de telemóvel de beltrano"? é que existe uma grande diferença entre as duas questões.

irritações - I

quando é que os apresentadores de televisão e jornalistas vão deixar de dizer "voltar a repetir"?

segunda-feira, junho 15, 2009

ditaduras

é impressão minha ou o luís filipe vieira, a discursar, soa exactamente igual ao antónio salazar? o mesmo tom arrastado, baixo e monocórdico, como se estivesse a mandar mais um contingente de soldados portugueses para o ultramar. o demissionário e, ao mesmo tempo, futuro presidente do benfica, sem opositor que se veja (josé veiga só poderia concorrer às eleições a partir de agosto, quando faria cinco anos como sócio do benfica), LFV nunca mais se exaltou com as arbitragens, nem com apitos dourados, nem com pinto da costa. para o ano, com jesus a treinar, só faltará um "f" do triunvirato do antigo regime: a fátima (religião, não a felgueiras) e ao futebol (se a equipa chegar a praticá-lo, algo que não fez na época que terminou), só faltará juntar-se o fado (bem, talvez esse fado de voltar a terminar uma época sem um título relevante).

sábado, junho 13, 2009

narciso ronaldo


em casa dos aveiro, há duas semanas:
dolores aveiro: então cristiano, já decidiste onde vais passar as férias este ano?
cristiano ronaldo: este ano vou procurar um sítio mais calmo. no ano passado, na sardenha, fui muito incomodado pelos paparazzi. não me largaram, nem a mim nem à nereida, coitada da moça.
dolores aveiro: então, sendo assim, vai para a madeira rapaz. lá tens toda a calma e sossego para descansares. ah, e lá não há paparazzis...
cristiano ronaldo: não mãe, tenho outra ideia. também é um sítio calmo e sossegado, onde posso descansar, e lá também não há paparazzis.
dolores aveiro: então para onde vais?
cristiano ronaldo: los angeles.
dolores aveiro: sim, és capaz de ter razão. los angeles é muito calmo nesta altura do ano. olha lá, e vais sozinho? não levas nenhuma menina contigo desta vez? a luciana ainda ontem me ligou a dizer que tinha duas semanas livres...
cristiano ronaldo: ó mãe, estou farto de que me arranjem namoradas, ainda por cima conhecidas. já foi o que foi com a merche. no ano passado, falava-se mais da nereida do que de mim. este ano quero ver se arranjo alguma desconhecida, alguém de que ninguém fale, nem nos jornais, nem nas revistas, nem na internet. quero alguém que ninguém conheça, para variar.

os meus anos 80 - X



décimo e último post dedicado aos anos 80, com "hunting high and low", dos a-ha, música inserida no disco com o mesmo nome, de 1985, juntamente com temas bem conhecidos como "take on me", "the sun always shines on tv" e "train of thought". lembro-me bem do teledisco, em que morten harket, o vocalista, se transformava em leão, tubarão e em águia, caçando, lá está, "high and low", mas o raio do teledisco não se encontra no you tube, bem como outros que quis colocar aqui nesta rubrica, como "it's over", dos level 42, ou o teledisco original de "save a prayer", dos duran duran. mas voltando aos a-ha, estão certamente no top five das minhas bandas preferidas dos anos 80. os discos seguintes a "hunting high and low" também foram muito bem recebidos lá em casa. tanto "scoundrel days" (1986) como "stay on these roads" (1988) consolidaram o estatuto da banda norueguesa, se bem que neste último, embora com um single poderoso ("stay on theses roads", cujo teledisco também não consegui encontrar), o trio já indicasse alguns sinais de menor criatividade. voltando à música, "hunting high and low" transporta-me sempre para um programa da mtv apresentado por adam curry, que a nossa rtp 2 colocava no ar todas as tardes dos dias da semana. para além disso, faz-me lembrar os antigos verões, as idas ao rio e praias fluviais, os lanches nos sacos de plástico, as boleias para o rio, um vidro no meio das pedras numa praia fluvial que me cortou o pé direito (não todo, calma), a boleia de regresso, com o pé ensanguentado, para ir à farmácia fazer o curativo. enfim, isto já parece um argumento do quentin tarantino e aqui o que interessa é a música, que também me faz recordar os tempos em que frequentei uma escola de música e não descansei enquanto não consegui tocar o solo de piano mais ou menos a meio desta canção. o professor apanhava-me sempre e desligava-me os phones (porque todos os alunos os tinham colocados, como era óbvio, caso contrário ninguém se entendia), ouvindo tudo menos as músicas que tínhamos de tocar ("au clair de la lune" e essas tretas). bons tempos, não haja dúvida.

os meus anos 80 - IX



ah, a era dos sintetizadores! os alphaville eram um grupo alemão, liderado por marian gold (nome de mulher, mas, na realidade, um homem), e obtiveram o seu primeiro grande sucesso com a música "big in japan", do disco "forever yound", datado de 1984, que o all music guide descreve como "a classic synth pop album". para além de "big in japan" e de "forever young", uma balada bem ao jeito dos anos 80, o disco continha também este "sounds like a melody", que sempre foi a minha preferida dos alphaville, uma banda que ainda chegou à dezena de discos, o último dos quais em 2001, mas que nunca mais atingiu o protagonismo de 1984.

os meus anos 80 - VIII



as minhas primeiras "paixões", no meio musical, foram a nena (a dos 99 balões vermelhos) e tanita tikaram, que cheguei a ver ao vivo em 1991. comprei religiosamente os seus primeiros três discos, como se a minha vida dependesse disso. eu pensava honestamente que ela a mulher mais gira à superfície da terra... até que ela cortou o cabelo, que ficou bem curtinho, e eu aí decidi que não comprava mais discos dela. ela deve ter dado conta, porque as vendas em portugal caíram a pique (eu era o único que comprava os discos dela...). "ancient heart" foi o nome do seu primeiro disco, de onde foi retirado este belíssimo "cathedral song". mas o disco tinha outras "pérolas", como "good tradition" (a música que lhe deu notoriedade), "twist in my sobriety", "world outside your window" e a fabulosa mas nunca transformada em single "for all these years", talvez a sua melhor música de sempre.
tanita tikaram é uma figura incontornável dos meus anos 80 e eu gostava tanto dos discos dela como das fotos que vinham na capa, contra-capa e no invólucro com as letras das músicas. ah, e como homenagem à cantora, quando os meus pais arranjaram uma gata lá para casa, eu fiz questão de lhe colocar o nome de "tanita". tanita, tanita, por onde andarás tu agora? (a cantora. a gata, essa, já deve ter sido servida em algum restaurante chinês).

os meus anos 80 - VII



os cutting crew lançaram dois discos nos anos 80, um excelente, a meu ver, e outro pouco mais do que banal. o excelente chamava-se "broadcast" e foi lançado em 1986. lembro-me que mandei vir o disco pelo círculo de leitores e da sensação que foi abrir a encomenda e colocar pela primeira vez o disco no gira-discos. na altura conhecia os singles "i just died in your arms" e este "i've been in love before", para mim uma das grandes baladas dos anos 80, mas o disco impressionou-me mesmo e faz parte, certamente, do top ten dos discos que mais ouvi naquela década. temas como "sahara", "the broadcast", "any colour", "one for the mockingbird", "fear of falling" ou "life in a dangerous time" encheram-me as medidas. esta música, "i've been in love before" teria, indiscutivelmente, de fazer parte, dos "meus anos 80".

os meus anos 80 - VI



nik kershaw era uma figura simpática, ainda é, do panorama musical nos anos 80. os seus telediscos eram sempre interessantes e até inovadores. lembro-me bem de ter ficado espantado com o teledisco de "the riddle". esta música, "wouldn't it be good", do seu primeiro disco, "human racing", que também continha outro single bastante popular, "i won't let the sun go down on me", passou muitas vezes no meu gira-discos. o mais complicado era, para os meus concertos, tentar imitar o penteado do nik kershaw na altura. hoje em dia, que o homem está praticamente careca, seria bem mais fácil...

os meus anos 80 - V



podia ser "avalon", podia ser "slave to love", mas a minha relação com "more than this" foi sempre muito mais intensa, em termos de músicas dos roxy music. em 2003, sofia coppola prestou uma singela homenagem a esta balada cantada magistralmente por bryan ferry, ao colocar bill murray a cantá-la num karaoke, para impressionar scarlett johansson, no filme "lost in translation". se foi da música ou não, o que é certo é que murray impressionou, e de que maneira, a insinuante johansson. quando viu o filme, bryan ferry deve ter-se roído de inveja...
"more than this, you know there's nothing". grande música, nos anos 80 e ainda hoje!

os meus anos 80 - IV



uma das bandas mais subestimadas de sempre, responsáveis por um dos melhores discos de estreia dos anos 80, "keep your distance", que continha singles como "misfit", "free" e "down to earth", este último constituiu mesmo um dos últimos telediscos que andy warhol dirigiu). esta música, "red lights", sempre foi a minha preferida do disco. como não foi lançada em single, não teve direito a teledisco. o melhor que se arranjou foi este vídeo. de qualquer forma, a música merece o devido destaque e nos "meus" anos 80 ela tinha que estar presente. ao ouvir o refrão, estranha-se o facto de esta música nunca ter sido considerada para uma campanha de prevenção rodoviária...
refira-se, a título de curiosidade (que não mata o gato), que os curiosity killed the cat estiveram recentemente em portugal, a 29 de maio, integrados no festival here and now, juntamente com outros nomes dos anos 80, como kim wilde (hum... kim wilde), nik kershaw, rick astley, abc e belinda carlisle (hum... belinda carlisle).

os meus anos 80 - III



decididamente a música que mais vezes ouvi nos anos 80: "save a prayer", dos duran duran. infelizmente, não encontrei no you tube o teledisco original. fica, por isso, uma versão ao vivo desta verdadeira pérola musical, autêntico hino de uma das bandas mais marcantes dos anos 80. esta também era obrigatória nos "meus concertos", depois de uma breve pausa para ir à casa de banho molhar o cabelo e tentar penteá-lo como o simon le bon.

os meus anos 80 - II



"never again", dos classix nouveaux. outro "clássico", que termina de uma forma quase épica, com san solo, o vocalista, a evidenciar todo o seu potencial.

os meus anos 80



"it's you, only you (mein schmerz)", de lene lovich. não sei quantificar as vezes que ouvi esta música nos anos 80. fartei-me de fazer playbacks desta música, a simular um concerto, quando ainda pensava que era cantada por um homem. depois de saber que lene lovich era, afinal, uma mulher... continuei a fazer playbacks da música na mesma. era impossível retirá-la do alinhamento do "meu concerto". as fãs, aquelas que geralmente ficavam entre os vasos que a minha mãe tinha no parapeito da janela, mesmo na primeira fila portanto, deliravam com os meus movimentos nesta canção. o resto da "plateia" era a persiana, que dava sempre a sensação de ser uma imensidão de isqueiros acessos. na altura, era quase impossível arranjar bilhete para os meus concertos.
em todo o caso, resta referir que este "it's you, only you" ainda se ouve muito bem hoje em dia. muito bem mesmo!

sexta-feira, junho 12, 2009

junho de 1988



foi em 1988, mais ou menos a esta hora, na transição do dia 11 para o dia 12 de junho. 21 anos passaram desde então e muita coisa aconteceu, com a balança a pender claramente para os aspectos positivos, mas esta música continua a marcar o início de algo, o raiar de uma caminhada que já está quase a entrar na sua quarta década. o final dos anos 80 foram de descoberta, os 90 consolidaram e fortaleceram os laços e a década actual trouxe a vida adulta em todo o seu esplendor. "i don't want to talk about it", dos everything about the girl, foi a "nossa" música, aquela que ouvíamos vezes sem conta enquanto contávamos os dias para voltarmos a estar juntos ou enquanto escrevíamos cartas um ao outro (sim, ainda somos do tempo em que se escreviam cartas). 21 anos! e, no entanto, ao ouvir novamente esta música, parece que foi ontem que tudo começou. é o poder da música, essa capacidade de nos fazer regressar ao passado e reviver sensações, recordar momentos e voltar a sentir tudo outra vez. resta saber o que nos espera na próxima década, mas, com a "bagagem" que levamos, acredito que tudo vai correr muito bem.

terça-feira, junho 09, 2009

"monstros e companhia"


o site da revista empire revelou ontem que, para além de "toy story 3" e "cars 2", outro filme da pixar vai ter direito a uma sequela: "monstros e companhia", que estreou em 2001. com a estreia de "toy story 3" prevista para junho de 2010, acredita-se que "monstros" estreie apenas depois de "cars 2", o que provavelmente adiará a saída do filme para 2012. refira-se que a única sequela da pixar tinha sido "toy story 2" (1999), um filme que chegou a ultrapassar, em termos de qualidade e de sucesso de bilheteira, o original, portanto, as expectativas em relação a mais estas sequelas são bastante altas.
há ainda poucos detalhes sobre a sequela, para além do envolvimento do realizador do filme original, pete docter, que foi igualmente co-argumentista. o mais recente trabalho de docter para a pixar foi o filme "up", que está a corresponder em termos de bilheteira nos estados unidos, chegando perto dos 140 milhões de dólares em apenas duas semanas.
"monstros e companhia" fez 255 milhões de dólares em território americano e foi o quarto filme mais rentável de 2001, atrás de "shrek", "the lord of the rings: the fellowship of the ring" e "harry potter and the sorcerer's stone". billy crystal e john goodman deram voz às inesquecíveis personagens de mike wazowski e james p. "sulley" sullivan, mas outros actores estiveram igualmente envolvidos no filme: steve buscemi, james coburn, jennifer tilly, john ratzenberger, frank oz e bonnie hunt, entre outros.
quem vai ficar certamente radiante com esta notícia são os meus filhos, ambos adeptos incondicionais de "monstros e companhia". pois, venha ele...

domingo, junho 07, 2009

homenagem da autarquia ao académico de viseu



direcção, equipa técnica e jogadores do académico de viseu foram hoje recebidos na câmara municipal de viseu, que quis, desta forma, prestar homenagem à equipa pela subida de divisão, conquistada ontem, com a vitória sobre o anadia por 2-0. ao som da infantuna de viseu, o autocarro do académico entrou no rossio, tendo os jogadores sido recebidos pelo executivo camarário de viseu, liderado por fernando ruas. seguiu-se a cerimónia no salão nobre da câmara, onde a autarquia entregou ao presidente do académico de viseu, antónio albino, um troféu alusivo à subida de divisão. no final, e sempre com o fundo musical da infantuna, a comitiva do académico despediu-se do elenco camarário e da numerosa plateia que assistiu a esta homenagem da autarquia, certamente a pensar que seria notável regressar ao rossio, daqui a um ano, para voltar a ser homenageado pela subida à liga de honra...
(fotos: isaac davis)

sábado, junho 06, 2009

"slumdog millionaire"


pode-se ver "slumdog millionaire" de duas formas: como o filme que venceu o óscar de melhor filme, e mais sete galardões, na última edição dos óscares; ou como um filme passado na índia, sobre um concorrente ao concurso "quem quer ser milionário", dirigido por um realizador britânico e praticamente sem nenhum actor conhecido no elenco. são duas perspectivas diferentes, em que a primeira acaba por toldar o nosso discernimento e condicionar a nossa apreciação do filme, mesmo que esse mesmo filme tenha estado muito perto de ser lançado apenas no mercado de dvd e venda directa, sem passar pelas salas de cinema. a tendência, depois de um filme ter ganho dezenas de prémios por esse mundo fora, é "engraçar" com o filme e deixarmo-nos envolver na história do pequeno jamal que, depois de ter ficado órfão, é obrigado a viver numa favela com o irmão, sobrevivendo à custa de pequenos roubos e burlas. o "lost love" que o cartaz do filme revela é latika, a órfã que cresce com os dois irmãos mas que depois cai numa rede de prostituição infantil. jamal vai assumir como seu destino voltar a encontrar latika, nem que, para tal, tenha que enfrentar... o seu próprio irmão, que se transforma, entretanto, num criminoso de rua. sem se saber muito bem como, jamal consegue ser apurado para ir ao concurso "quem quer ser milionário". a sua intenção não é ficar extremamente rico ou conquistar uma popularidade meteórica, mas sim reencontrar latika, sabendo que ela seguia o concurso pela televisão. durante o filme, transportando a acção para a actualidade, ou seja, poucas horas antes da edição do concurso em que jamal vai responder à derradeira questão, a tal que o pode tornar efectivamente milionário, este é interrogado e torturado numa esquadra policial indiana por dois polícias, que procuram aferir se jamal fez batota durante o concurso.
visto o filme, sob as duas perspectivas, chega-se a uma rápida conclusão: o filme sabe a pouco. ou melhor, é banal de mais para ter ganho o óscar de melhor filme. o enredo é perfeitamente previsível, não há praticamente carga dramática e a história de amor que serve de pano de fundo a todo o filme é... do mais corriqueiro possível, sem que se veja ou sinta alguma química entre as duas personagens. como cúmulo da superficialidade deste filme, as perguntas que são colocadas a jamal no "quem quer ser milionário", especialmente a última (que até o meu filho de dez anos sabia a resposta), aquela que deixou milhares de indianos "colados" aos televisores no final do filme, são incrivelmente fáceis, e o facto de jamal ter uma história para cada uma das respostas que dá, tenha ele cinco ou quinze anos, é de uma sorte e de uma memória assinaláveis.
dos últimos vencedores do óscar de melhor filme, eu costumava dizer que o mais fraco tinha sido "shakespeare in love" (que venceu sete óscares na edição de 1999). agora, talvez tenha que rever esta opinião. são dois bons filmes, é um facto, mas não filmes para vencerem o óscar de melhor filme e serem colocados ao lado de filmes como "casablanca", "one flew over the cuckoo's nest", "the godfather", "annie hall", "amadeus", "out of africa", "ghandi", "schindler's list", "forrest gump", "gladiator", etc.. mas lá está, tal como tinha escrito no post "television killed the movie stars", se formos olhar para a lista de filmes que venceu nesta década o óscar de melhor filmes, constatamos que a qualidade tem caído vertiginosamente. aqui fica as "provas" desse declínio: 2001 - "a beautiful mind"; 2002 - "chicago"; 2003 - "the lord of the rings: the return of the king"; 2004 - "million dollar baby"; 2005 - "crash"; 2006 - "the departed"; 2007 - "no country for old men"; 2008 - "slumdog millionaire". ainda bem que as séries de televisão estão a ficar, essas sim, cada vez mais interessantes...

académico de viseu subiu de divisão


depois da "travessia no deserto", em que o clube mais representativo do distrito recomeçou do zero, o académico de viseu parece disposto a recuperar o seu lugar no futebol nacional, um lugar mais de acordo com os seus pergaminhos e historial. hoje, no estádio do fontelo, na última jornada da fase de subida da 3ª divisão nacional - série c, exigia-se uma vitória por dois golos de diferença frente ao anadia para o académico de viseu conseguir o objectivo principal no início da época: a subida à 2ª divisão nacional. a tarefa até nem se afigurava muito fácil, porque o anadia liderou sempre esta fase de subida e nos restantes nove jogos disputados apenas tinha sofrido dois golos. pois bem, hoje sofreu outros tantos e, não marcando nenhum, acabou por ficar em terceiro lugar na classificação final e, consequentemente, não subiu de divisão. coube ao tondela, outra equipa do distrito, acompanhar o académico de viseu na subida à 2ª divisão nacional. para tal, os tondelenses venceram por 4-2 o fiães, em casa, conseguindo acabar a fase de subida em primeiro lugar, com mais dois pontos que o académico de viseu. esta dupla subida de equipas do distrito de viseu acabou por compensar a descida, esta época, de outros dois emblemas da região: o penalva do castelo e o nelas, que desceram à 3ª divisão nacional.
o jogo de hoje à tarde proporcionou a maior enchente deste ano no estádio do fontelo, com milhares de viseenses a apoiar o académico neste jogo decisivo. o anadia, que apostou bastante na subida de divisão este ano, também conseguiu levar muita gente ao fontelo, num derradeiro apoio à equipa bairradina. a vitória por 2-0 foi o suficiente para o académico de viseu ultrapassar na tabela o anadia, embora tenham terminado com o mesmo número de pontos (40), dado que o resultado do jogo da primeira volta tinha sido de 1-0. desta forma, o académico venceu no confronto directo com o anadia, a primeira forma de desempate em caso de igualdade.
estão de parabéns os jogadores, a equipa técnica liderada por luís almeida e a direcção do clube, que tem realizado um trabalho notável na gerência dos destinos do clube, que ainda há poucos anos estava praticamente à beira da extinção. na próxima época, depois de devidamente reforçada a equipa, com uma espinha dorsal muito jovem, todos os sonhos serão permitidos. e sonhar não custa...

quarta-feira, junho 03, 2009

television killed the movie stars




segunda-feira. fox. 21h30. "house" - 5ª temporada
terça-feira. fox. 22h20. "lost" - 5ª temporada
quarta-feira. rtp 2. 22h40. "24" - 7ª temporada

começo a acreditar que se perder um episódio que seja, de qualquer uma destas séries, a minha vida deixa de fazer sentido. estes horários são praticamente sagrados às segundas, terças e quartas-feiras. lentamente, as séries televisivas vieram ocupar o espaço outrora preenchido pela sétima arte, ganhando terreno primeiro com as sitcoms (um formato que sempre me agradou, desde o saudoso "soap", passando pelo "alf", o "quem sai aos seus", o "allô, allô", até aos mais recentes "seinfeld", "friends", "mad about you" e "arrested development", entre dezenas e dezenas de séries) e depois com as séries dramáticas, como "the sopranos", que demorou um pouco a "entrar" mas que, quando "entrou", tinha religiosamente o seu lugar reservado às segundas-feiras à noite, na rtp 2, ou "nip/tuck", "lost", "24" e "house".
"house" é uma série que, à primeira vista, nunca me seduziria, por se passar num hospital, porque nunca fui fanático por séries como "e.r." ou "anatomia de grey", cujos termos médicos e técnicos nunca consegui acompanhar devidamente. no entanto, a personagem interpretada por hugh laurie faz toda a diferença, de tão viciante que é, com os seus métodos pouco ortodoxos, os jogos de palavras, os fascinantes diálogos (por vezes com referências totalmente inesperadas, como a dos duran duran na semana passada), a forma subversiva como consegue manipular praticamente toda a gente à sua volta de forma a ter sempre o que deseja, a amizade com wilson, o jogo do gato e do rato com cuddy, o amor platónico de cameron por ele, tudo isto aliado a uma constante agonia interior, de uma necessidade de se sentir constantemente infeliz e de nunca dar uma oportunidade a si mesmo de ser feliz. é, certamente, a personagem menos lamechas de sempre da televisão e, a meu ver, em termos de séries dramáticas, estará ao lado de tony soprano no ranking de personagens mais marcantes.
"lost" é um desafio, de inteligência, memória e dedução. quem começou a ver desde o início, não descansará enquanto não vir tudo e obter, finalmente, as respostas às dezenas de perguntas que são colocadas semanalmente. esta quinta temporada impressiona pela forma como os argumentistas conseguiram "renovar" a série, fazendo avançar e recuar o tempo, introduzindo ainda mais personagens (aliás, o vasto elenco e o facto de "lost" ser gravado "on location" na ilha de oahu, no hawai, fazem desta série uma das mais dispendiosas de sempre da televisão) e "explicando", de certa forma, o papel dos "outros" na ilha e a iniciativa dharma, bem como o regresso à ilha das personagens que conseguiram sair dela (jack, kate, sayid, hurley e sun). no entanto, só em 2010 saberemos como todo este mistério irá acabar, quando o último episódio de "lost" for para o ar, em maio, na sexta temporada, que irá ter 17 episódios. ao todo, a série totalizará 120 episódios. matthew fox é o único elemento do elenco que sabe como vai acabar a série, um final que os produtores definiram como "highly anticipated and shocking finale". por agora, na fox faltam ainda cinco episódios para acabar a quinta temporada e as dúvidas continuam a amontoar-se...
"24" é totalmente diferente das duas outras séries. é intensidade, adrenalina, emoção! cada segundo que passa no relógio digital que frequentemente aparece no ecrã faz aumentar o nervosismo e é sempre com alguma tristeza que vejo chegar o final do episódio. lá está, aqui reside a grande vantagem de seguir as séries em dvd e não pela televisão. se eu tivesse esta série do "24" já em casa era capaz de a "despachar" em três ou quatro noites. assim, tenho que me sujeitar a esta "ração" semanal. tal como "lost", também faltam cinco episódios para acabar a sétima série de "24". a oitava série já está a ser preparada e vai ser gravada, pela primeira vez, em nova iorque, sendo que a acção começará pouco tempo depois do final da sétima série, como já anunciou kiefer sutherland numa entrevista ao canal itn. em princípio, a oitava será a última temporada de "24", mas jack bauer será, certamente, imortalizado em filme posteriormente.

p.s. - para quando a transmissão da segunda série de "californication"?

"I would never" - the blue nile



as imagens pertencem ao filme "the sixth sense" (1999), com bruce willis, olivia williams e haley joel osment. a música, o que realmente interessa aqui, é dessa espantosa banda escocesa chamada the blue nile, formada em 1981 por paul buchanan (o dono do vozeirão que podem escutar neste post), robert bell e paul joseph moore. da longa lista de colaborações com outros músicos, destacam-se os nomes de david sylvian, texas, craig armstrong, peter gabriel, annie lennox, rickie lee jones e maire brennan (a voz dos clannad). a música que aqui podem ouvir chama-se "i would never" e pertence ao disco "high", de 2004. coloquem os phones, carreguem no play e fechem os olhos...

"wind in the wires" - patrick wolf



uma música que sabe sempre bem visitar...

segunda-feira, junho 01, 2009

o próximo presidente


josé eduardo bettencourt esteve hoje em directo no programa "o dia seguinte", da sic notícias. com uma postura irrepreensível, a medir bem as palavras, eloquência e inteligência q.b. a responder a todas as questões, bettencourt mostrou que está efectivamente preparado para abraçar esta nova fase da sua vida, com determinação, ambição e dedicação. a sondagem do programa, sobre quem seria o melhor presidente para o sporting (ele ou paulo pereira cristóvão), não deixa dúvidas: 79% para bettencourt contra 21% para cristóvão. a meu ver, só se "engasgou" na questão do pivot do programa sobre a sua afirmação ("um treinador de prestígio não assina pré-acordos com candidatos a presidente") e a consequente resposta de paulo pereira cristóvão ("nesse caso está a dizer que paulo bento não é um treinador de prestígio"). as suas alegações de que eriksson está na pré-reforma, muito mais rico do que nas suas anteriores passagens por portugal e, dessa forma, vinha para o nosso país gozar umas merecidas férias, não foram muito elegantes. em todo o caso, confesso que, das pessoas que fizeram parte das direcções do sporting nos últimos 10/15 anos, colocaria sempre nos dois primeiros lugares miguel ribeiro teles e josé eduardo bettencourt, grandes artífices do título de 2001/2002, com lazlo boloni, tal como tinham sido luís duque e manolo vidal na época 1999/2000, com augusto inácio. por isso, se na sexta-feira for eleito, como se espera, acredito que o sporting vai passar a ter, finalmente, um presidente capaz, sóbrio e, acima de tudo, muito mais próximo da equipa de futebol e do seu departamento técnico. josé roquete, dias da cunha e soares franco "cavaram" um fosso enorme entre a direcção e a equipa de futebol, deixando sempre os treinadores entregues a si próprios na defesa do clube.
o única aspecto negativo, para mim, da sua candidatura prende-se com o facto de bettencourt manter paulo bento à frente da equipa de futebol. parece-me contraproducente manter a aposta num técnico que já teve quatro oportunidades para ser campeão e falhou-as todas. quatro segundos lugares, com a consequente participação na liga dos campeões, não pode nunca ser suficiente para um clube como o sporting, nem para um candidato a presidente que se diz ambicioso e ávido de títulos. mais: para os sportinguistas será sempre muito complicado dissociar paulo bento daquela humilhação com o bayern de munique na liga dos campeões (12-2 no total), já para não falar nas outras goleadas, contra o barcelona e o real madrid... regressar à liga dos campeões (se chegarmos a entrar) com o mesmo treinador chega a ser masoquismo. para além disso, é evidente o gradual desgaste na relação do treinador com os adeptos e até com os próprios jogadores. só na última época, paulo bento incompatibilizou-se com stojkovic, miguel veloso, yannick djaló e vukcevic, para além de ter ostracizado tonel, que se lesionou ainda na primeira volta e perdeu o lugar para daniel carriço (numa altura em que o sporting, com tonel e polga a centrais, tinha a melhor defesa da liga), e de manter uma predilecção inexplicável, durante largos períodos da época, por jogadores como pereirinha, caneira e romagnoli. já para não falar em rui patrício... portanto, a meu ver, paulo bento deveria ter encerrado o seu ciclo como treinador do sporting no final desta época, como andou a apregoar praticamente durante toda a época, um facto que pode ter contribuído para a desmotivação do balneário, especialmente num plantel com tantos jogadores jovens, que ele lançou e amparou.
a solução ideal seria haver uma votação paralela na próxima sexta-feira, em que os sócios poderiam escolher, para além do novo presidente, o treinador para a próxima época. se eu votasse, a minha escolha seria josé eduardo bettencourt e... sven-goran eriksson.