quarta-feira, junho 24, 2009

eu é que devia ter ficado quieto


"the day the earth stood still" é um remake de um filme de ficção científica de 1951, com um elenco interessante: keanu reeves, jennifer connelly, john cleese e kathy bates. depois de ver o filme em dvd, uma questão surge imediatamente, enquanto ainda passam os créditos finais: como é que convenceram jennifer connelly e john cleese a entrar nesta banhada? basta atentarem neste diálogo para terem uma ideia do que é este filme:

"Klaatu: We'll undo the damage you've done and give the Earth a chance to begin again.
Helen Benson: Don't do this. Please, we can change. We can change.
Klaatu: The decision is made. The process has begun.
Helen Benson: Oh God".

klaatu é keanu reeves, um extraterrestre que é enviado ao planeta terra para o salvar, porque segundo ele "this planet is dying. the human race is killing it". este filme tem, certamente, a mensagem ambiental menos subtil da história do cinema. "we can change", diz jennifer connelly, com a sua expressão mais inocente, enquanto suplica pela vida humana no planeta. meu deus, ela até já venceu um óscar... é assim tão difícil arranjar papéis decentes em hollywood? e john cleese, o grande john cleese, parece que cai de pára-quedas neste filme, quando deveria querer cair num outro qualquer. a sua participação resume-se a dez minutos mas, mesmo assim, ele ainda representava a minha última esperança de o filme ter algum interesse. talvez uma piada, um gracejo, um trocadilho... mas nada. conseguiram pegar em john cleese, um dos melhores actores cómicos de sempre, e torná-lo chato e monótono como o filme. de bradar aos céus é o papel de kathy bates como secretária da defesa. não sei se outra actriz conseguiria ser ainda menos convincente e mais desenquadrada. bates parece totalmente fora do seu ambiente, com umas roupas que mais parecem ter sido compradas na feira da ladra, um penteado absolutamente ridículo e uma posse de estadista nula, totalmente nula. uma pessoa olha para ela e chega à conclusão de que ela ainda está a representar o seu papel em "fried green tomatoes".
enfim, depois de tudo somado... não resta nada. pura perda de tempo. e, já agora, de bons actores. parece incrível como este filme ainda fez 80 milhões nas bilheteiras nos estados unidos, que foi precisamente o orçamento do filme. portanto, nos e.u.a., foi ela por ela, sendo que, dos 80 milhões, 30 foram apenas no fim-de-semana de estreia, o que indica que as expectativas eram altas para ver o filme. com as receitas internacionais, o filme chegou aos 230 milhões de dólares. uma barbaridade para um filme tão mau.

Sem comentários: