quinta-feira, junho 18, 2009

a primeira bicicleta nunca se esquece

a minha filha mariana, de quatro anos, teve hoje direito à sua primeira bicicleta. de ideias fixas, já nos vinha a recordar há algumas semanas que lhe tínhamos prometido a bicicleta. ontem, a minha mulher foi fazer uma espécie de prospecção, comparando preços e qualidade. à noite, depois de jantar, a mariana perguntou-nos se íamos à rua comprar a bicicleta. eu disse-lhe que já era tarde e que ainda teríamos de ir ver mais duas lojas para depois decidirmos. questionou-me então imediatamente se ainda iríamos ver as referidas duas lojas nessa noite (seriam umas nove e meia da noite). muito calmamente, tentando evitar uma tremenda birra, disse-lhe que estávamos muito cansados e que, para além disso, as tais lojas estavam fechadas de noite. acto contínuo: sentou, cruzou os braços, fez beicinho e disse: "mas isso é injusto!". eu e a minha mulher ficámos a olhar feitos parvos um para o outro, espantados com a sua súbita noção de justiça. após alguns minutos de uma conversa delico-doce com ela, em que prometemos que lhe compraríamos a bicicleta hoje, sem falta, ela lá ficou convencida. hoje, o grande dia, a minha mulher foi buscar o pedro e a mariana ao atl e combinamos encontrar-nos, depois de sair do trabalho, à porta da sportzone, no palácio do gelo. eu cheguei mais cedo e aproveitei para ir vendo as bicicletas que eles tinham para meninas. à primeira vista, fiquei claramente com a impressão de que a oferta era muito reduzida para a idade dela, que embora tendo apenas quatro anos tem altura de uma menina de seis. quando eles chegaram, eu disse à minha mulher que, tendo em conta o que tinha observado momentos antes, provavelmente teríamos que ir a outro local comprar a bicicleta, pensando eu que a mariana não ia engraçar com nenhuma das que tinham à venda. e aqui convém igualmente referir que quando passámos pelo mesmo processo com o pedro, quando lhe compramos a primeira bicicleta, mais ou menos com a mesma idade, ele demorou horas para se decidir. aliás, ele ainda hoje é assim, detesta ser pressionado para escolher algo rapidamente, porque tem sempre várias opções e só pode escolher uma delas. dito isto, nós estávamos então preparados para embarcar numa odisseia idêntica com a mariana. entrámos na loja e fomos directos à zona das bicicletas. eu, como já lá tinha estado, peguei naquela que julgava ser a melhor para a altura dela, com rodinhas, evidentemente, e coloquei-a à frente da mariana. ela arregalou os olhos, fitou-a de alto a baixo e disse, sem hesitar: "quero esta!". lembram-se de vos ter falado naquele olhar entre a minha mulher e eu, no dia anterior, quando ela disse "mas isso é injusto!"? pois, a cena repetiu-se. depois de experimentar a bicicleta e de dar as primeiras pedaladas em cima dela, não quis ver mais nenhuma. foi amor à primeira vista. depois só se deteve algum tempo junto do expositor das joelheiras, cotoveleiras e capacetes com imagens das winx, da barbie e das bratz. depois de alguns momentos a analisar convenientemente a bicicleta, tentando aferir se estávamos mesmo a fazer uma boa compra, olhamos para a mariana, que já tinha pegado em meia dúzia de embalagens, do referido expositor, dizendo que queria levar também aquilo tudo. era o kit completo: capacete, joelheiras, cotoveleiras, campainhas, fitas, tudo e mais alguma coisa. eu já vos tinha dito que ela era de ideias fixas? pois... mas depois de novas negociações com ela, levou apenas o capacete. o irmão, outro aficionado das bicicletas, aproveitou para comprar umas luvas e uns reflectores para a "bike" dele. quando chegamos a casa, era enorme o entusiasmo da mariana para ir experimentar a bicicleta no parque infantil aqui do bairro. calculo que não devam ter muita dificuldade em acertar na cor da bicicleta. sim, é cor de rosa, com uma fitinhas ao lado do volante (ou guiador). a primeira bicicleta nunca se esquece. eu ainda me lembro da minha. era verde e tinha um banco castanho comprido, com encosto. o meu pai ainda hoje se lembra bem das dificuldades que teve comigo, para eu aprender a andar correctamente de bicicleta. pois bem, quando chegar à idade dele, vou dizer à minha filha que ela, desde o primeiro dia, que foi hoje, parece que nasceu para andar de bicicleta.

1 comentário:

saltarica2002 disse...

These lovely moments...;)