quarta-feira, junho 24, 2009

mas vem ou não vem?

está visto que o chileno matias fernandez (na foto) vai ser o pablo aimar deste defeso. no ano passado, por esta altura, os nossos jornais desportivos, especialmente a "bola", faziam manchetes diariamente sobre a contratação do argentino, ora dizendo que a assinatura estava para breve, ou que o argentino vinha a portugal para assinar contrato, enaltecendo em todas as notícias (o chamado enche chouriços) as virtudes do jogador e como seria fantástico para a liga portuguesa poder contar com um jogador do calibre de aimar. o "folhetim" aimar durou algumas semanas mas o jogador sempre veio e, como todos sabem, foi "preponderante" para o benfica ter conseguido alcançar a terceira posição no campeonato. só espero que, se efectivamente se comprovar a vinda do chileno para o sporting, o seu rendimento não seja tão baixo como o de aimar.
agora, com matias fernandez, jogador chileno com inegáveis qualidades (pelo que vi dos vários vídeos seus no you tube), mas que nunca se impôs no villareal, está a passar-se o mesmo. todos os dias surgem manchetes como "está por horas a assinatura do contrato", ou "empresário do jogador está em lisboa", ou ainda "jogador encantado com a perspectiva de jogar no sporting". já há uns anos foi o mesmo com máxi lopez, lembram-se? aquele rapaz louro, de cabelo comprido, que chegou a jogar no barcelona. também esteve muito perto de assinar pelo sporting e as manchetes eram mais ou menos parecidas com estas. de resto, matias fernandez não é o único jogador nestas circunstâncias. também o equatoriano caicedo, do manchester city, tem sido apontado ao sporting, repetindo-se o cenário.
o que eu sei é que o sporting vai regressar ao trabalho na próxima sexta-feira e reforços... nem vê-los. o fc porto, tetra-campeão nacional, cujo plantel provou ser o mais forte dos três grandes na época passada, foi quem mais se movimentou no mercado até agora, comprando sempre... pela calada. ou seja, das contratações do fc porto nunca se fazem manchetes diárias com as incidências das tentativas de contratar jogadores. geralmente, quando aparece algo sobre um novo jogador para o fc porto é porque já foi tudo tratado e o jogador está garantido. foi assim com álvaro pereira e maicon, por exemplo. não há fugas de informação para a imprensa quando existem "alvos" no mercado que o clube quer comprar, como acontece sistematicamente no sporting e benfica.
espero que matias fernandez venha mesmo para o sporting, por vários motivos: pelo que vi, parece ser um jogador com uma qualidade técnica acima da média, excelente no um para um, uma característica rara no plantel do sporting na época passada, bom marcador de livres directos, bom remate fora da área e boa visão de jogo. o verdadeiro "número 10". e claro, seria igualmente bom porque, dessa forma, o romagnoli já pode ir à vidinha dele. quanto ao caicedo, confesso que não conheço muito bem, mas oito golos ao serviço do manchester city na época passada são um bom cartão de visita.
tenho confiança na administração de josé eduardo bettencourt e espero que o sporting não cometa os mesmos erros do passado em termos de contratações. e se falhar matias fernandez, virem-se, por favor, para o pedro mendes, que está na escócia. agora, por favor, só porque o rapaz elogiou paulo bento numa entrevista, não pensem sequer na possibilidade de contratar hugo viana. então é que ficaríamos mesmo com o meio campo mais lento da história do futebol (miguel veloso, rochemback, hugo viana e romagnoli).

Sem comentários: