sábado, fevereiro 28, 2009

vetado

é oficial, vou começar a vetar os filmes do will ferrell. depois de tantas desilusões (exceptuando "stranger than fiction", "anchorman: the legend of ron burgundy" e "melinda e melinda"), nomeadamente nas suas últimas comédias ("bewitched", "talladega nights: the ballad of ricky bobby", "blades of glory", "semi-pro" e, mais recentemente, "step brothers", que vi ontem à noite), resolvi que nunca mais vou ver um filme em que o actor entre. "step brothers" tem um ou dois momentos aceitáveis, mas, na generalidade, o filme é completamente, como dizer... estúpido. chega a ser irritante a quantidade de cenas completamente desnecessárias e fúteis, tanto para a história como para "vestir" as personagens, que estão espalhadas pelo filme. juro que me apeteceu, e eu raramente faço isto, parar de ver o filme umas cinco ou seis vezes. mas, estoicamente, lá consegui ver o filme todo, a muito custo, desejando que ele acabasse o mais rapidamente possível. custa ver um actor como john c. reilly, que em tempos viu o seu estatuto subir em flecha com filmes como "magnolia", "chicago", "the perfect storm", "gangs of new york", "the hours" e "the aviator", reduzir-se desta forma em papéis verdadeiramente imbecis e cabotinos.
depois de "the love guru", com mike myers, este "step brothers" é, para já, o segundo pior filme que vi este ano. relembrando uma música dos proclaimers dos anos 80: "will ferrell no more, mike myers no more"... e por aí adiante, talvez até, digamos, faith no more, que se vão reunir, finalmente, para uma digressão em 2009. cá os esperamos em portugal.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

pablo aimar?

"dreams burn down" - ride



"dreams burn down", tocado ao vivo em londres, a 27 de março de 1992. reparem bem, aqueles que chegarem a ver o video, na excelência da bateria de loz colbert.

leave them all behind - ride



excelente música, mais uma, dos ride, em que o título não poderia adequar-se melhor ao massacre alemão de ontem. por momentos, lembrei-me do holocausto.

vapour trail - ride



uma das melhores bandas dos anos 90. ah, e com um dos melhores bateristas de todos os tempos.

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

isto não é para o sporting

já o tinha dito no final da fase de grupos da liga dos campeões: isto não é para nós. para além de jogar uma primeira mão da liga dos campeões com caneira e romagnoli de início (já para não falar de tiago), ao sporting bastaram dois ou três erros para se iniciar o derrocada. o primeiro de derlei, num mau passe a meio campo que permitiu um lance de contra-ataque mortífero de ribery. o segundo erro perteceu... ao auxiliar. klose marca o segundo golo em claro fora de jogo. o terceiro erro foi de rochemback, ao cometer um penalty tão escusado quanto estúpido. o quarto erro foi de paulo bento, para além do erro crasso de escalar romagnoli de início, porque demorou muito tempo a mexer na equipa (mais uma vez), devia ter mexido ao intervalo, tirando romagnoli e rochemback (que hoje esteve francamente mal) e metendo pereirinha e vukcevic.
depois do 0-3, e apenas aos 18 minutos da segunda parte, o sporting "saiu" do jogo. acabou. parece que nem estava mais em campo. é certo que o próximo jogo é contra o fc porto, no dragão, importantíssimo para a decisão da liga sagres, mas caramba, dar, mais uma vez, uma péssima imagem na europa, com nova goleada sofrida em casa, depois dos 5-2 com o barcelona, é um pouco demais. a diferença entre as duas equipas é abissal, toda a gente sabe, mas o sporting até começou bem e polga esteve perto de abrir o marcador (lahm salvou em cima da linha). estes 0-5 vão levar à europa a imagem de uma equipa imatura e inconsequente, que venceu quatro jogos na fase de grupos, que concluiu com 12 pontos, mais do que muitas outras equipas, candidatas a vencer a prova, mas que, contra equipas "de outro campeonato", como são bayern e barcelona, parece sempre inofensiva e subserviente. nesta altura, quase que seria preferível ter ficado em terceiro lugar no grupo e transitar para a taça uefa, onde claramente teríamos mais hipóteses e onde realizaríamos mais jogos do que estes dois que vamos fazer nos oitavos de final. ao menos, com este resultado, o sporting tira a liga dos campeões do seu sistema, encarando de forma decisiva o campeonato. à segunda mão, na alemanha, até nem precisávamos de ir, perdíamos por 3-0, por falta de comparência, o que até nem seria mau. se eles nos "espetam" cinco em alvalade, imaginem quantos não vão marcar em munique. enfim, eu tinha dito, hoje de tarde, aos meus colegas de trabalho, que preferia perder hoje e ganhar no sábado, nem me importando de ser goleado hoje em casa se isso significasse uma vitória frente ao fc porto. alvitrei na altura um resultado de 0-4. errei por um. mas eu já devia saber que a "chapa 5" costuma ser o habitual esta época (sofremos 5 do real madrid, do barcelona e agora do bayern).
depois da vitória e da boa exibição contra o benfica, levar cinco em casa do bayern, é como levar um murro no estômago depois de uma saborosa refeição.
vamos ver que sporting se vai apresentar no dragão no sábado. e eu juro que se romagnoli jogar de início, não vejo o jogo.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

o momento da noite


jerry lewis foi justamente homenageado, com o prémio humanitário jean hersholt, na 81ª edição dos óscares. não se tratou, infelizmente, de um prémio de carreira, como ele bem merecia, mas, mesmo assim, foi um reconhecimento totalmente merecido, em virtude do trabalho do actor à frente da associação de distrofia muscular e do seu empenho de décadas nas famosas maratonas televisivas "telethon" de angariação de fundos monetários para combater aquela doença. depois de receber o óscar das mãos de eddie murphy, jerry lewis agradeceu à academia, num sentido e, talvez até demais, curto discurso. pareceu-me triste, ao mesmo tempo que parecia querer evidenciar uma alegria enorme pelo reconhecimento, ainda em vida, do seu trabalho.
bem sei que a comédia sempre foi negligenciada ao longo dos anos pelos óscares, e por isso jerry lewis nunca foi, sequer, nomeado ao longo da sua carreira (se bem que em "the king of comedy", de martin scorsese, e "arizona dream", de emir kusturica, tenha interpretado papéis dramáticos que mereciam uma nomeação), mas fazer rir milhões de pessoas durante décadas merecia, no mínimo, cinco minutos de "standing ovation" no kodak theatre, quinze minutos de discurso de jerry lewis e uma saída em apoteose. mas, mesmo assim, foi o momento alto da noite para mim. o homem que mais me fez rir na minha adolescência, em dezenas de filmes (e, mais recentemente, na sitcom "mad about you", num episódio hilariante onde também entrava steven wright), estava ali, de coração aberto e surpreendentemente algo reverente, à frente da nata da indústria cinematográfica, a agradecer a atenção que lhe estavam a dispensar. foi curta a sua intervenção. como grande admirador do seu trabalho, queria que ele ficasse mais tempo, falasse mais. e caramba, como ele me pareceu tão velho, tão cansado. no final, quando saiu do palco, ao lado de eddie murphy, senti que eu devia estar a sentir o mesmo que ele: estava feliz pela homenagem, mas triste por ter sido tão efémera e por não ter sentido o "calor" da plateia. devia estar triste por não ter conseguido fazer rir a plateia, triste porque foi algo que ele sempre fez ao longo da carreira, triste porque a estatueta que ele segurava nas mãos devia ser uma que premiasse a sua carreira cinematográfica, triste porque, porventura, este foi o seu último "tempo de antena" num programa à escala mundial. mesmo assim, jerry lewis tentou ser engraçado, mas não conseguiu vencer a angústia de uma despedida precoce do estrelato, agora "remendada" com este prémio humanitário. quando o vi sair do palco, senti que tinha sido a última vez que iria ver jerry lewis ao vivo e que aquele momento poderia ter tido outro simbolismo. mas a vida de "palhaço" é assim: mesmo quando estão tristes têm que fazer rir o público; podem estar amargurados por dentro mas têm que mostrar sempre um sorriso rasgado e resplandecente, porque "the show must go on"!
da minha parte, obrigado jerry lewis, por tudo o que me proporcionaste durante vários anos. recebe, da minha parte, uma ovação em pé de quinze minutos, de respeito e admiração pelo teu trabalho, e incontáveis horas de gargalhadas ao ver filmes como "the bellboy", "cinderfella", "the nutty professor", "the patsy", "the family jewels", "wich way to the front?" e tantos outros...

óscares: os vencedores

foram estas as minhas previsões na sexta-feira, nas oito principais categorias dos óscares. acertei seis em oito, só errando o melhor filme e melhor realizador, estatuetas que foram ganhas por "slumdog millionaire" e danny boyle.

melhor filme:
"the curious case of benjamin button" - venceu "slumdog millionaire"
melhor realizador:
"the curious case of benjamin button" - david fincher - venceu danny boyle - "slumdog millionaire"
melhor actor em papel principal:
sean penn - "milk"
melhor actor em papel secundário:
heath ledger - "the dark knight"
melhor actriz em papel principal:
kate winslet - "the reader"
melhor actriz em papel secundário:
penelope cruz - "vicky cristina barcelona"
melhor argumento adaptado:
"slumdog millionaire" - simon beaufoy
melhor argumento original:
"milk" - dustin lance black

aqui ficam as outras categorias:
best animated feature film - wall-e

best animated short film - la maison des petits

best art direction - donald graham burt, victor j. zolfo (the curious case of benjamin button)

best costume design - michael o'connor (the duchess)

best makeup - greg cannom (the curious case of benjamin button)

best cinematography - anthony dod mantle (slumdog millionaire)

best live action short film - toyland

best achievement in editing - chris dickens (slumdog millionaire)
original score - a. r. rahman (slumdog milionaire)
original song - a. r. rahman (slumdog milionaire)
best achievement in sound mixing - ian tapp, richard pryke, resul pookutty (slumdog millionaire)
Best achievement in sound editing - richard king (the dark knight)
best achievement in visual effects - eric barba, steve preeg, burt dalton, craig barron (the curious case of benjamin button)
best foreign language film of the year - departures (japão)
best documentary - man on wire
best documentary, short subjects - smile pinki


em resumo:

oito óscares para "slumdog millionaire" (em dez nomeações);

três óscares para "the curious case of benjamin button" (em treze nomeações);

dois óscares para "milk" (em oito nomeações);

dois óscares para "the dark knight" (em oito nomeações).

um óscar para "wall-e" (em cinco nomeações).

domingo, fevereiro 22, 2009

"in bruges"


colin farrell e brendan gleeson são dois criminosos "presos", devido a um "trabalho" que correu mal, numa cidade que é a quarta personagem principal deste filme despretensioso e minimalista, que é metade filme, metade roteiro turístico. ambos têm que ficar à espera de indicações do patrão (ralph fiennes) e aproveitam de forma diferente o tempo: glesson aproveita para conhecer melhor o património histórico da cidade e farrell, nada disposto a seguir as indicações culturais do seu colega, envolve-se com uma mulher (clémence poésy), que lhe vai criar uma série de problemas. a espera forçada de ambos em bruges, à imagem de um quadro que ambos admiram numa das capelas da cidade, simboliza o purgatório na luta pela absolvição dos dois assassinos, não sabendo se o futuro lhes reservará uma nova oportunidade ou a condenação. apesar das enormes diferenças de personalidade, vamos assistindo a uma crescente cumplicidade entre os dois homens, em diálogos por vezes hilariantes. quando ralph fiennes entra em cena, essa cumplicidade será decisiva para o futuro de ambos.
escrito e realizado por martin mc donagh, "in bruges" é um filme onde a comédia e a sátira se misturam com a complexidade moral e as lutas interiores das personagens principais. o argumento é particularmente delicioso, em que todas as personagens, por mais insignificantes (ou pequenas...) que aparentem ser, acabam por ser preciosas no desenrolar do filme. e bruges tem uma participação verdadeiramente brilhante no filme. de tal forma que, no final, nos apetece visitar a cidade belga.

sábado, fevereiro 21, 2009

goleada gorada


que resultado tão injusto, meu deus. um resultado de 3-2 dá sempre a entender que a equipa que venceu fê-lo com alguma dificuldade e que teve grandes problemas para levar de vencida o jogo. para mim, o resultado mais certo deste sporting - benfica seria de 7-2. o benfica, na primeira parte, mandou uma bola ao poste, por yebda, e marcou um golo de penalty (bem assinalado, depois de uma falha clamorosa de polga). na segunda parte, tirando o golo de cardozo, já em fase de descompressão do sporting, o benfica não fez rigorosamente nada, foi zero. o sporting foi prejudicado na primeira parte, houve um penalty claro de maxi pereira, ao desviar a bola com o cotovelo, dominou claramente os primeiros 45 minutos, foi sempre superior e, se não fosse a tal falha de polga, que deu o penalty, chegaria ao intervalo a vencer por 1-0, fruto do grande golo desse fabuloso jogador chamado liedson.
na segunda parte o domínio do sporting foi, como dizer, sufocante. depois de chegar ao segundo golo, por derlei, a equipa de paulo bento ficou a dever a si mesma uma mão cheia de golos. por várias vezes saltei do sofá para festejar o terceiro golo (que daria alguma tranquilidade) e a bola nunca entrou. liedson, derlei, vukcevic, pereirinha e moutinho estiveram perto de fazer o 3-1, mas ou a bola ia à trave, ou era salva em cima da linha por sidnei, ou batia, no último momento, num jogador encarnado e não entrava na baliza de moreira. a superioridade do sporting foi tão grande na segunda parte, encostando totalmente o benfica à sua grande área, que o 2-1 era curto demais. noutro lance fortuito como o da primeira parte o benfica poderia chegar, imerecidamente, ao empate e, pessimista como sou e habituado a sofrer até ao fim pelas vitórias do meu clube, cheguei a acreditar que o sporting não venceria o jogo, pela quantidade de oportunidade de golos que estava a desperdiçar. mas, finalmente, e com justiça, chegou o terceiro golo, numa magnífica jogada de pereirinha (quem diria!) que liedson concluiu como só ele sabe. cabeceou a bola bem longe da baliza, mas ela saiu da sua cabeça com tanta velocidade e tão bem colocada que era impossível moreira lá chegar. aí sim, saltei do sofá, gritei "golo" a plenos pulmões, sabendo que a vitória já não escaparia, na melhor exibição da época do sporting até ao momento. depois disto, fiquei a ansiar por um quarto golo, que colocaria o sporting à frente do benfica em termos de confronto directo. mas, ao invés, e como os sportinguistas têm sempre de sofrer até ao apito final (deve estar escrito em algum lado), foi o benfica que marcou, na única vez, e repito, única vez, que foi à baliza do sporting na segunda parte. e lá voltei a assustar-me com nova perspectiva de empate (e se em vez de nuno gomes tivesse entrado mantorras, ainda acreditaria mais que o benfica ainda iria empatar o jogo). nós, sportinguistas, estamos habituados a sofrer por cada vitória, até ao final. até num jogo como o de hoje, em que demonstramos tanta superioridade em relação ao nosso adversário, tivemos que acabar o jogo a sofrer. daí eu ter começado este post a realçar a injustiça deste resultado. foi uma vitória na mesma, vencemos três pontos na mesma, mas daqui a uns anos, quando se falar no sporting - benfica da época 2008/09 e se verificar que ficou 3-2, toda a gente vai pensar que o sporting ganhou "à rasca" e que o benfica vendeu cara a derrota, quando não foi nada disto que se passou. o sporting reduziu o benfica a uma insignificância tal que eu, sinceramente, só me lembro de ver jogar, no benfica, o quarteto defensivo. o meio campo encarnado foi "engolido" na segunda parte, o ataque não existiu, nem com suazo, nem com cardozo e nuno gomes (tirando o golo do paraguaio); aimar foi quase sempre um peixe fora de água; reyes não passou uma única vez por pedro silva e só apareceu quando marcou o penalty; e ruben amorim, katsouranis e yebda não conseguiram evitar o carrossel leonino no meio campo, com constantes trocas de posição e deambulações sucessivas pelo meio do terreno. paulo bento apostou bem em pereirinha, só pecando um pouco por tardia a entrada do médio em campo. david luiz teve uma noite negra, estando ligado aos dois primeiros golos do sporting, e reyes nunca apoiou devidamente, como lhe competia, o brasileiro no lado esquerdo. pereirinha entrou e usufruiu quase sempre de enormes avenidas pelo lado direito do ataque leonino, sempre apoiado por pedro silva (que deve ter feito o melhor jogo pelo sporting desde que chegou a alvalade), canalizando a maior parte dos ataques do sporting por essa ala. o lance do terceiro golo é bem exemplo disso: reyes ficou para trás, david luiz foi ultrapassado em velocidade por pereirinha, sidnei teve que se deslocar ao lado esquerdo, para dobrar david luiz, enquanto luisão marcava derlei e maxi pereira fazia o mesmo a liedson. pereirinha fez um verdadeiro "nó cego" a sidnei e procurou liedson na área, que, no duelo com maxi pereira, levou a melhor, cabeceando de forma irrepreensível para o fundo da baliza de moreira. um lance de inteligência de pereirinha, que ultrapassou 50% da defesa encarnada e serviu na perfeição liedson. o brasileiro, com estes dois excelentes golos de hoje, aumentou para dez os golos apontados ao benfica em doze jogos. eu assino qualquer petição ou abaixo assinado para uma estátua ao brasileiro em alvalade, ou para que ele assine um contrato vitalício com o sporting. liedson é único! nos últimos anos, especialmente nos anos em que fomos campeões, tivemos acosta e jardel como grandes timoneiros do ataque leonino. seria uma injustiça enorme liedson não vencer pelo menos um campeonato pelo sporting, depois de tudo o que já deu ao clube. e não estou com isto a dizer que tem que ser este ano, até porque me parece que, se o sporting não vencer no estádio do dragão na próxima semana, o campeonato está entregue. mas se for para o ano ainda vai a tempo.
por último, uma palavra para paulo bento. finalmente percebeu, e quanto a mim já um pouco tarde demais, que não ia a lado nenhum com jogadores como romagnoli ou caneira. o meio campo parece finalmente estabilizado e liedson está obviamente mais bem acompanhado no ataque por derlei do que por postiga (desde que derlei controle os seus ímpetos violentos; hoje esteve, mais uma vez, à beira da expulsão, tal como rochemback). na defesa, não sei se carriço é mais seguro do que tonel, pedro silva parece-me estar bem melhor do que o nervoso abel, e na esquerda, se as outras opções são ronny e caneira, parece-me que grimi, apesar de não ser um virtuoso, é a melhor opção. se formos ao dragão com a mesma equipa de hoje (substituindo tiago por rui patrício), podemos, pelo menos, discutir o resultado. logo veremos para a semana.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

o normal, portanto

- olha, mais um penalty para o fc porto (já são 6 para a liga, pelo menos os apontados, não me recordo se falharam algum)...
- olha, mais um golo anulado a um adversário do fc porto...

adenda: afinal, as grandes penalidades a favor do fc porto na liga sagres são 7, em 19 jogos. obrigado joão gobern e programa "zona mista", da rtpn.

a época mais estúpida do ano


e pronto, ela aí está, a época mais estúpida do ano: o carnaval. nunca consegui entender muito bem o propósito do carnaval, para que serve e qual é a sua utilidade, especialmente em portugal, onde normalmente, por esta altura, está um frio de rachar e se colocam pessoas semi-nuas, em desfile, a tentar imitar o que se faz no brasil, onde o carnaval decorre em pleno verão. comparar o nosso carnaval com o do brasil é o mesmo que tentar comparar a vida sexual da odete santos com a da elsa raposo. por cá temos todos os santos anos a mesmíssima coisa: um desfile carnavalesco com tractores enfeitados, bonecos a imitar os nossos políticos ou dirigentes desportivos, frases ou versos a criticar o governo e meia centena de homens e mulheres, elas sempre com muita pouca roupa (mesmo que estejam temperaturas negativas) e eles, curiosamente, a vestirem-se de mulher. depois há umas bandas filarmónicas e, basicamente, muitas serpentinas e apitos. o povinho, pelos vistos, gosta destas coisas e vai sempre a correr ver passar o cortejo. então se houver alguém que apareça na televisão em cima de um tractor a acenar à multidão, ainda melhor. nem que seja o tino de rans ou o zé maria do big brother. ver ao vivo alguém que aparece na televisão é tema de conversa para meio ano. agora que as novelas brasileiras já não têm praticamente saída em portugal, deixaram de vir actores e actrizes daquele país, o que poderia indiciar um substancial corte orçamental no balúrdio que se gasta todos os anos nestas "macacadas". mas não é o que acontece. gente como diana chaves, rita pereira, josé carlos malato, joão baião, jorge gabriel, isabel figueira ou cláudia vieira cobra "rios de dinheiro" por percorrer alguns quilómetros em cima de um tractor a acenar e a sorrir para a assistência, como se fosse algo que exigisse muitos anos de formação e treino sistemático. quem é que paga isto tudo? os carros alegóricos, as roupas, os bonecos, as bandas filarmónicas, as vedetas da televisão... compensará, em termos financeiros, organizar um carnaval em portugal? quais são as contrapartidas económicas?
o carnaval está, para mim, como o fogo de artifício da passagem de ano. são futilidades onde se gastam milhares de euros, quando há tanta gente por esse país fora que ainda não tem luz, água potável, saneamento básico, infraestruturas básicas para uma vida humanamente digna. será um desfile carnavalesco de três horas que os vai afastar da pobreza em que vivem?
o que é realmente "carnavalesco" é ouvir sistematicamente os presidentes das câmaras municipais a queixarem-se da falta de verbas para tudo e mais alguma coisa, nomeadamente as tais infraestruturas básicas, pedindo apoios ao governo, mais subsídios e mais verbas para as autarquias, para depois assistirmos a isto todos os anos. juro que me arrepio todo quando ouço falar nos valores envolvidos na organização destes pretensos "carnavais". não estamos em crise? ainda ninguém ouviu falar nos cerca de mil novos desempregados por semana? da subida em flecha das taxas de desemprego? do fecho das principais fábricas empregadoras do nosso país? já andamos a ouvir falar em crise há muito tempo e, no entanto, por esta altura, mais uma vez, toda a gente parece querer seguir à risca a imbecilidade daquele adágio popular "é carnaval, ninguém leva a mal". não levarão a mal aqueles pais que se viram, de um momento para o outro, sem emprego, porque a fábrica onde trabalhavam fechou? não levarão a mal as mães e os pais deste país que têm de se governar com os seus respectivos ordenados mínimos? não levarão a mal os idosos, que continuam a receber reformas miseráveis? não levarão a mal aqueles miúdos que ainda têm que estudar à luz de uma vela? será um aceno do josé carlos malato, em cima de um tractor, que vai compensar toda esta gente?
não estou com isto tudo a querer ser fundamentalista ao ponto de exigir a abolição do carnaval enquanto houver pobreza, desemprego, fome e miséria em portugal, porque dessa forma também não haveria carnaval em nenhuma parte do mundo. pretendo apenas criticar, numa altura de recessão económica e de profundos cortes orçamentais, o despesismo exacerbado em algo tão fútil como o carnaval, uma tradição que parou no tempo no nosso país, que não inova, chega a ser deprimente (então quando está frio ou a chover ainda o é mais), sendo todos os anos a mesma coisa, pelo que vejo nas imagens televisivas, só mudando as vedetas em cima do tractor a acenar à multidão.

previsões para os óscares

há dois anos, nas oito categorias principais, acertei... em todas. no ano passado, acertei em metade. portanto, este ano, pela lógica, não vou acertar em nenhuma das minhas previsões. mesmo assim, com a mesma disposição com que joguei, há meia hora, no euromilhões, aqui ficam as minhas previsões para a noite dos óscares, marcada para a noite do próximo domingo.

melhor filme:
"the curious case of benjamin button"

melhor realizador:
"the curious case of benjamin button" - david fincher

melhor actor em papel principal:
sean penn - "milk"

melhor actor em papel secundário:
heath ledger - "the dark knight"

melhor actriz em papel principal:
kate winslet - "the reader"

melhor actriz em papel secundário:
penelope cruz - "vicky cristina barcelona"

melhor argumento adaptado:
"slumdog millionaire"

melhor argumento original:
"milk"

"we own the sky" - M83

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

"skin of the night" - M83

finalmente...


já tenho a primeira temporada em dvd de "californication", uma das séries mais viciantes e surpreendentes dos últimos tempos. 12 episódios para rever em puro deleite, seguindo as peripécias amorosas e profissionais de hank moody (david duchovny).
"californication", criada por tom kapinos, estreou no canal showtime no dia 13 de agosto de 2007. venceu um emmy, para peter levy (director de fotografia) e um globo de ouro, para david duchovny (melhor actor em série cómica). a segunda série, que estreou a 5 de outubro de 2008 nos estados unidos, começa a ser transmitida hoje, às 23h10, no canal fx, disponível por satélite no pacote "funtastic life" da tv cabo. do elenco, para além de duchovny, fazem ainda parte natascha mc elhone, madeleine martin, evan handler e madeline zima.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

grandes quartas-feiras


que mais pode um homem desejar: a seguir a uma "futebolada" entre amigos (o ideal para desanuviar depois de um dia de trabalho, aliando o prazer de jogar futebol a uma necessidade indómita de perder alguns quilitos), jantar com a família, ver o sp. braga "desancar" os belgas do standard de liége e, depois, como cereja em cima do bolo, ver, refastelado no sofá, mais um episódio de "24". ainda por cima, já temos de volta a chloe, o bill buchanan e, on top of that, o tony almeida, afinal, não é mau. o antigo ctu está outra vez reunido, ready to kick some ass...
para a semana, repete-se tudo, com a vantagem da troca do jogo do sp. braga pelo sporting - bayern de munique, a primeira mão dos oitavos de final da liga dos campeões.

sporting de braga


fantástica vitória do sp. braga hoje para a taça uefa, frente ao standard de liége, treinado pelo último técnico campeão pelo sporting, lazlo boloni. o terceiro golo é de antologia. aquele meio campo do sp. braga é qualquer coisa de espectacular. já é a segunda época que luís aguiar está em portugal. o jogador pertence ao fc porto e custa-me a crer que não tenha lugar no onze dos tri-campeões nacionais. tal como alan, outro jogador que eu sempre gostei. o sp. braga, treinado por jorge jesus, está a ter uma excelente prestação na edição deste ano da taça uefa. se eliminar o standard de liége, o que não será muito difícil depois destes 3-0 de hoje, os bracarenses vão jogar com o vencedor da eliminatória entre psg e wolfsburgo. a meu ver, qualquer um deles está ao alcance do sp. braga, que pratica, por vezes, futebol de ataque de altíssimo nível. aqui fica um mais do que merecido destaque deste "cantinho" a uma das melhores equipas do nosso campeonato.

lucidez

"There's an old joke - two elderly women are at a Catskill mountain resort, and one of 'em says, "Boy, the food at this place is really terrible." The other one says, "Yeah, I know; and such small portions." Well, that's essentially how I feel about life - full of loneliness, and misery, and suffering, and unhappiness, and it's all over much too quickly. The other important joke, for me, is one that's usually attributed to Groucho Marx; but, I think it appears originally in Freud's "Wit and Its Relation to the Unconscious," and it goes like this - I'm paraphrasing -, "I would never want to belong to any club that would have someone like me for a member." That's the key joke of my adult life, in terms of my relationships with women". - alvy singer (woody allen), em "annie hall"

o que se ouve por cá


M83 - "saturdays = youth"

special guest stars de "friends"


antes de mais, informo que a foto que anexo a este post foi retirada, com a devida vénia, do blogue "jerri dias", do cronista, roteirista, realizador e escritor brasileiro com o mesmo nome.
posto isto, embarco agora numa verdadeira odisseia sobre os actores convidados da série "friends" ao longo das dez temporadas (1994-2004) em que esteve no ar. admirador confesso da série, aqui fica uma espécie de homenagem, ficando a "torcer" para um regresso do elenco, seja em filme ou mesmo numa nova temporada (sonhar não custa...).

primeira série:
jill goodacre (top model); hanz azaria; morgan fairchild (mãe de chandler bing, que vai aparecendo esporadicamente durante a série); elliot gould (pai de ross e monica, uma presença habitual em todas as séries); jon lovitz; helen hunt (encarnando a personagem que interpreta na série "mad about you"); george clooney; noah wyle; jennifer grey; harry shearer e leah remini.
segunda série:
steve zahn; catherine bell; lea thompson; giovanni ribisi (o irmão de phoebe); chrissie hynde (pretenders); michael mc kean; julia roberts; jean-claude van damme; brooke shields; chris isaak; fred willard; dan castellaneta (a voz de homer simpson, entre outros); tom selleck (que entrou em vários episódios, como namorado de monica); adam goldberg e charlie sheen.
terceira série:
david arquette (que mais tarde se casaria com courteney cox); isabella rossellini; sherilyn fenn; jon favreau; dina meyer; ben stiller; billy crystal; robin williams e teri garr (a mão de phoebe).
quarta série:
rebecca romijn; michael vartan; tate donovan; charlton heston; tom conti; sarah ferguson; hugh laurie; jennifer saunders e olivia williams.
quinta série:
soleil moon frye e michael rapaport.
sexta série:
elle mac pherson; ralph lauren; reese witherspoon e bruce willis.
sétima série:
kristin davis; hanz azaria (regresso); jason alexander (o eterno george costanza); susan sarandon; eva amurri; gabrielle union; denise richards (que é a responsável por uma das cenas mais hilariantes de ross em toda a série); winona ryder; kathleen turner (curiosamente, o "pai" de chandler bing) e gary oldman.
oitava série:
sean penn; bonnie somerville; brad pitt; trudie styler (mulher de sting); alec baldwin; sasha alexander e rena sofer.
nona série:
paul rudd; freddy prinze jr.; christina applegate; selma blair; dermot mulroney; mellisa george; jon lovitz; jeff goldblum; aisha tyler e john stamos.
décima série:
jennifer coolidge (que depois transitou para o spin-off "joey", fazendo de agente de joey tribbiani); greg kinnear; maria pitillo; anna faris; danny de vito; donny osmond e dakota fanning.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

compilações musicais de fevereiro

a contemporânea:

1. walking for two hours - the twilight sad
2. leviathan bound - shearwater
3. cold desert - kings of leon
4. my life - bonnie prince billy
5. mapped by what surrounded them - the twilight sad
6. kim and jessie - M83
7. closer - kings of leon
8. send in the clowns - mark kozelek
9. everglade - antony and the johnsons
10. and she would darken the memory - the twilight sad
11. manhattan - kings of leon
12. day after yesterday - agua de annique
13. one dove - antony and the johnsons
14. underneath the stars - the cure
15. that summer, at home i had become the invisible boy - the twilight sad
16. i'm taking the train home - the twilight sad

e a saudosista:

1. tomorrow started - talk talk
2. some kind of fool - david sylvian
3. holes - mercury rev
4. save - idaho
5. the warming sun - grandaddy
6. the white trash period of my life - josh rouse
7. dream brother - jeff buckley
8. from a late night train - the blue nile
9. they died for beauty - ilya
10. transatlanticism - death cab for cutie
11. let's go out tonight - the blue nile
12. ox4 - ride
13. stand in the world - marjorie fair
14. here to go - idaho
15. anticipation - blonde redhead
16. true - the frames

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

lembrete


ricardo nicholson: vê lá se não te esqueces de ver hoje o "house", às 21h30, no fox. não quero que as nossas "discussões" futebolísticas te privem dessa excelente série. já agora, em quantos penaltys já vai o fc porto este ano para o campeonato? escusas de ficar com esse ar pensativo. são muitos mesmo.

quem é esta actriz?

M83



a banda francesa M83, com o tema "kim and jessie", no "late night with conan o'brien", no final de janeiro (programa que foi transmitido ontem na sic radical). a música soa a tanta coisa familiar (slowdive, cocteau twins, blonde redhead, archive, beach house...) que acaba por ficar no ouvido. foi o que me aconteceu ontem, quando a ouvi pela primeira vez. tenho que "investigar" estes m83...

domingo, fevereiro 15, 2009

fc porto - rio ave

espantoso como elmano santos conseguiu ver uma carga pelas costas de gaspar sobre farías e assinalar penalty e não conseguiu ver uma outra carga pelas costas do mesmo farías sobre edson, que deu o segundo golo ao fc porto, a 3 minutos do tempo regulamentar. o que também não é menos espantoso é o fc porto ter sempre jogadores seus a jogar pela equipa adversária. foi assim com o vitória de setúbal, trofense, académica, sp. braga e hoje contra o rio ave. miguel lopes, candeias e edson são jogadores do fc porto emprestados ao rio ave.

quem é este actor?

dúvida

o novo single dos U2, "get on your boots", do disco "no line on the horizon", lançado há dias, será a pior música de todos os tempos da banda? é que ainda consegue ser pior que a "elevation"...

facto adaptado


"my one regret in life is that I am not someone else" - woody allen

quem é este actor?

sábado, fevereiro 14, 2009

ele sempre quis um nenuco...


o rapaz da foto tem 13 anos (quando na realidade até parece ter sete ou oito); a rapariga da foto tem 15 anos (sinceramente, parece ter uns 30). a bebé no meio dos dois é... filha de ambos. aconteceu na inglaterra. alfie patten é pai aos 13 anos de idade, desde o passado dia 9 de fevereiro, quando a sua namorada, chantelle steadman, deu à luz uma menina, maisie roxanne. a bebé foi concebida quando chantelle e alfie, que na altura tinha 12 anos, tiveram uma noite de sexo sem protecção. mas estas crianças têm pais? por falar em pais, refira-se ainda que o pais de alfie tiveram 9 filhos e estão divorciados; e os pais de chantelle tiveram 5 filhos. são muitas noites de "sexo sem protecção"...
todavia, o caso não é "virgem" na inglaterra. em 1998, sean stewart foi pai aos 12 anos, quando emma webster, também de 15 anos, deu à luz o filho de ambos, em sharnbrook, bedford. se tudo correr dentro da "normalidade", sean vai ser avô... para o ano, quando tiver 24 anos.

belenenses - sporting II

"inacreditável!", pensei eu quando o belenenses marcou o seu único golo. depois de uma primeira parte de domínio total, em que o clube orientado por jaime pacheco não criou uma única oportunidade de golo, ao contrário da meia dezena por parte do sporting, foi mesmo o belenenses a inaugurar o marcador. são situações típicas "à sporting" (especialmente do sporting desta época). paulo bento demorou uma eternidade a mexer na equipa e, nesse espaço de tempo, o belenenses poderia ter chegado ao 2-0, por saulo (bom jogador) e diakité, e rochemback deveria ter visto o cartão vermelho directo. ou seja, poderia ter ficado tudo resolvido antes mesmo de paulo bento alterar o seu "onze", que, como se verificava, não estava a ser eficiente. adrien e rochemback ocuparam inúmeras vezes o mesmo espaço, quase se atropelando, miguel veloso abria "avenidas" do lado esquerdo e nunca subiu o suficiente para apoiar o ataque. na frente, as quatro peças mais adiantadas (liedson, derlei, vukcevic e izmailov) tinham desperdiçado oportunidades de golo. apesar de tardiamente, paulo bento mexeu bem na equipa, tirando um "nervoso" rochemback e derlei, colocando yannick (que teve uma daquelas perdidas inacreditáveis) atrás de liedson e postiga ao lado do brasileiro. em dois lances, o sporting resolveu o assunto: primeiro com postiga a servir vukcevic e, depois, com o montenegrino a servir, primorosamente, postiga para o segundo golo. é inquestionável a grande influência que vukcevic tem vindo a conquistar no seio da equipa, marcando golos e fazendo assistências preciosas. quando não é liedson que resolve... aparece vukcevic, hoje titular indiscutível no sporting (como deveria ter sido desde o ínicio da época, se a divergência com paulo bento não se arrastasse durante tantos meses). o sporting venceu, quanto a mim meritoriamente (apesar da boa resposta do belenenses, muito longe daquelas equipas "caceteiras" de outrora treinadas por jaime pacheco), como seria fundamental, mantendo a diferença pontual para os seus mais directos adversários antes dos "clássicos" que aí vêm. isto porque não me passa pela cabeça que, amanhã, fc porto e benfica percam pontos em casa contra duas equipas do fundo da tabela.
destaque ainda para o facto de nenhum dos jogadores com quatro amarelos na liga ter sido "amarelado" neste jogo, podendo defrontar o benfica na próxima jornada, em mais um jogo crucial para o sporting.

belenenses - sporting

o sporting já teve cinco grandes oportunidades de inaugurar o marcador, mas não marcou. ao intervalo, o resultado está em branco, com o sporting a dominar claramente os primeiros 45 minutos mas, mais uma vez, a falhar nos momentos cruciais. liedson, derlei, izmailov, carriço e vukcevic já estiveram muito perto de marcar, mas falharam, como tem sido hábito nos últimos jogos, em que os "leões", em nove pontos possíveis, apenas conquistaram dois.
com a vitória do nacional, do leixões (em braga) e as mais do que previsíveis vitórias de benfica e fc porto amanhã, em casa contra paços de ferreira e rio ave, este jogo contra o belenenses é de uma importância vital, sobretudo se pensarmos que o sporting vai entrar, a seguir, num ciclo terrível: benfica, bayern de munique e fc porto.
a questão é muito simples: se o sporting não vencer este jogo, despede-se da luta pelo título. tão simples quanto isso...

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

"pai à força"


pronto, é oficial: estou a ficar lamechas. este estado tem vindo a manifestar-se há algum tempo a esta parte (aliás, acho que sempre esteve dentro de mim, se bem que devidamente controlado e, por que não dizê-lo, camuflado), mas agora torna-se difícil contrariar esta importante faceta da minha vida. vamos por partes: sempre desconsiderei o produto nacional em termos artísticos, sejam eles musicais, cinematográficos ou televisivos. tirando os programas de humor, com herman josé (nos gloriosos tempos do "tal canal" ou, mais recentemente, "herman enciclopédia"), gato fedorento, "os contemporâneos", "conta-me como foi" ou "contra-informação"; algumas músicas dos gnr, clã e carlos do carmo (sim, carlos do carmo, é verdade. "estrela da tarde" e "no teu poema" são duas fabulosas canções em qualquer parte do mundo), sempre fui preconceituoso em relação a produtos "made in portugal". ainda hoje não esqueci os valentes desgostos que apanhei quando fui ver ao cinema o "non ou a vã glória de mandar" ou o "corte de cabelo". jurei que nunca mais ia ver um filme português ao cinema. e nunca mais fui, é verdade. em termos televisivos, as desilusões têm sido tão grandes que nem vale a pena perder tempo a referir todos os programas que me decepcionaram até hoje. e podem acreditar que foram muitos mesmo. até que me afastei também do produto nacional televisivo. até que surgiu, há um ano, o "conta-me como foi", que me restituiu alguma confiança nos actores, realizadores e produtores portugueses. gostei, e gosto, tanto da série, nomeadamente dos protagonistas miguel guilherme e rita blanco, simplesmente exemplares nos seus papéis, que decidi dar uma segunda oportunidade aos programas "made in portugal". mais uma vez, apanhei valentes desgostos com as verdadeiras "estopadas" que a sic e a tvi decidiram produzir, como o inenarrável "vip manicure" e todos os outros programas que fazem gastar a cassete dos risos gravados, ou o "equador" e as suas discrepâncias linguísticas. até que, na semana passada, a rtp (sempre a rtp!) estreou a série "pai à força". resolvi assistir à estreia, com o chamado "pé atrás", programado inclusivamente para "desancar" a série. aos poucos, apesar de algumas cenas verdadeiramente amadoras, fui perdendo os preconceitos, que me deixaram desarmado a assistir a uma série dominada na perfeição por esse actor chamado pepê rapazote (que eu, aliás, nunca gostei, basta para isso lembrar-me daquela novela pseudo-erótica da sic chamada "jura"). em "pai à força" ele, nota-se bem, vai "beber" algumas particularidades ao dr. gregory house, como o sarcasmo, a total desconsideração pelo próximo e o desprendimento em termos de sentimentos. no primeiro episódio, o cirurgião plástico (rapazote) fica com três crianças à sua guarda, em virtude do falecimento dos pais das mesmas num acidente de viação. reconheço que a forma como se desenrolou este processo não foi das mais brilhantes em termos televisivos, ou seja, notou-se muita falta de "coração" e de compaixão por aquelas crianças, que tinham acabado de perder os pais e estavam, portanto, sozinhas no mundo. mas depois entra no "terreno" pepê rapazote. a sua presença contagia tudo à sua volta, inclusivamente os miúdos, que chegam a ser convincentes quando estão ao lado dele no ecrã. a maneira como ele as "desconsidera", sendo um solteirão inveterado, algo irresponsável e irreverente, cheio de vícios e de mulheres na sua vida, habituado a viver sozinho e a não abdicar de nenhum dos seus luxos e paixões, chega a ser hilariante, provando cabalmente que ele seria a última pessoa do mundo com aptidões para ficar com três crianças orfãos nas mãos. o segundo episódio, que acabou de passar na rtp1, comprovou tudo aquilo de bom que tinha ficado do primeiro. a série é, ao mesmo tempo, comovente, ternurenta (aqui está a lamechice a vir ao de cima), hilariante e, acima de tudo, bem interpretada. quando soube que seria pepê rapazote a interpretar o papel principal de "pai à força" quase coloquei de lado a hipótese de algum dia chegar a ver um episódio da série. a sua interpretação veio comprovar que não posso ser tão preconceituoso em relação aos actores portugueses. é verdade que ele continua com aquele ar de engatatão da novela "jura" e de outras novelas em que já entrou, mas nesta série consegue ser desarmante de tão irresponsável, imaturo e interesseiro que é. a cena em que percorre, no seu telemóvel, uma longa lista de mulheres, tentando convencê-las a ficar com as crianças enquanto ele ia trabalhar, é bem exemplo disso. sinceramente, gostei dos dois primeiros episódios e vou "seguir" a série.

os 20 actores mais valiosos


a revista forbes publicou recentemente a lista dos 20 actores mais valiosos de hollywood, de acordo com os números de box-office dos seus filmes e do seu estatuto dentro da meca cinematográfica (capacidade para protagonizar um filme e "arrastar" público aos cinemas; disponibilidade para promover o produto e atrair financiamento para os seus projectos cinematográficos). a forbes enviou, entre setembro e novembro de 2008, a vários membros da indústria (distribuidores, consultores, produtores exectutivos, investidores, analistas de mercado, produtores, etc.) uma lista de mais de 1400 actores para avaliar, tendo em conta a variedade de atributos relacionados com a participação dos actores em filmes que tenham protagonizado ou tenham tido papéis significantes, não incluindo "cameos" ou vozes em filmes de animação.
a lista ficou assim definida:

1. will smith. os seus filmes mais rentáveis são "independence day", "hancock" e "men in black";
2. johnny depp. os seus filmes mais rentáveis são a trilogia "piratas das caraíbas";
3. leonardo di caprio. os seus filmes mais rentáveis são "titanic", "catch me if you can" e "the departed";
4. angelina jolie. os seus filmes mais rentáveis são "mr. and mrs. smith", "wanted" e "lara croft: tomb raider";
5. brad pitt. os seus filmes mais rentáveis são "troy", "mr. and mrs. smith" e "ocean's eleven".
6. tom hanks. "da vinci code", "forrest gump" e "saving private ryan";
7. george clooney. "ocean's eleven", "ocean's twelve" e "the perfect storm";
8. denzel washington. "american gangster", "philadelphia" e "the pelican brief";
9. matt damon. "saving private ryan", "ocean's eleven" e "the bourne ultimatum";
10. jack nicholson. "batman", "as good as it gets" e "the departed";
11. julia roberts. "pretty woman", "ocean's eleven" e "notting hill";
12. adam sandler. "click", "big daddy" e "you don't mess with the zohan";
13. tom cruise. "war of the worlds", "mission impossible II" e "mission impossible";
14. russell crowe. "gladiator", "a beautiful mind" e "american gangster";
15. will ferrell. "elf", "talladega nights: the story of ricky bobby" e "blades of glory";
16. meryl streep. "mamma mia", "the devil wears prada" e "the bridges of madison county";
17. robert de niro. "meet the fockers", "meet the parents" e "heat";
18. ben stiller. "night at the museum", "meet the fockers" e "there's something about mary";
19. jim carrey. "bruce almighty", "the mask" e "dr. seuss' how the grinch stole christmas";
20. clint eastwood. "million dollar baby", "the bridges of madison county" e "in the line of fire".

from scotland with love


o disco "fourteen autumns & fifteen winters", dos escoceses the twilight sad, é uma verdadeira pérola musical que vai crescendo, em termos de admiração, dentro de nós, desde a primeira audição. não é um daqueles discos imediatos, de que se gosta logo à primeira, mas conforme se vai ouvindo, e o disco merece essa disponibilidade, conseguimos vislumbrar, no meio de tantas referências e influências musicais díspares (pixies, my bloody valentine, slowdive, ride, interpol), um travo dramático e pungente que "embrulha" todas as músicas do disco, criando uma atmosfera intimista e, apesar da panóplia de instrumentos utilizados, extremamente melodiosa. o site all music guide termina a crítica a este disco com esta frase, com a qual concordo inteiramente: "the density of the twilight sad's sound evokes wide open spaces, yet the louder they are, the more intimate they sound - these kinds of paradoxes make this album a powerful debut".
estará aqui um daqueles discos épicos, que vai servir de termo de comparação a tudo o que ouvirmos a partir daqui? eu acho que sim.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

the warming sun - grandaddy



the warming sun - grandaddy

In a dream
You were sitting there waiting by the door for me
And I got the opportunity
To experience the experience once again
How it could have maybe been

But in real life
You're in another world
You're with another guy
Who doesn't have to cheat
And never has to lie
And all that stuff I didn't get
Comes so easy to him
He doesn't even have to try

But do you ever ask yourself
How it could have maybe been

I haven't been that bad
But I haven't been that good
Overmisunderstood
Oh I wish I really could
Enjoy the warming sun
Enjoy a warm someone
And end the need to hide
Away alone inside

No I haven't been that bad
But I haven't been that good
Overmisunderstood
Oh I wish I really could
Enjoy the warming sun
Enjoy a warm someone
And end the need to hide
Away alone inside

In a dream
You were sitting there waiting by the door for me
I said hey you, get out of my fog
I said hey you, get out of my fog...

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

novo visual

como já devem ter reparado, este blogue foi vítima de uma revolução estética. três anos depois, impunha-se uma mudança de visual, algo que se afastasse completamente do passado "acastanhado", que, sinceramente, cheirava já um bocado a mofo (ou a bafio, tanto faz). quem me conhece sabe que não sou apologista de mudanças, gosto de manter tudo aquilo que gosto exactamente no mesmo sítio, com a mesma disposição e aspecto, mas neste caso abri uma excepção, queria arejar este espaço, dar-lhe mais cores, um outro estímulo visual. tudo isto por dois motivos: o primeiro e o segundo.
"nuvens da alma" parte agora rumo... ao mesmo de sempre. não esperem que, com esta mudança visual, os textos ganhem, de um momento para o outro, alguma eloquência ou sentido. não esperem nenhuma mudança, portanto, nesse departamento. já marquei a minha lobotomia, é certo, mas enquanto ela não é realizada e este "cérebro" ainda continuar a debitar opiniões e sensações, sempre de mão dada com as emoções e a imbecilidade pura, vou continuar a teclar. o meu principal objectivo é conseguir apagar a tinta das restantes letras do meu teclado. por agora, apenas o "a", o "z", o "c", o "s" e um bocadinho do "l", do "d" e do "m" estão sem tinta. o "z", sinceramente, não entendo muito bem... é espantoso como as duas primeiras filas, a dos números e a que vai do "q" ao "p" ainda se mantêm incólumes, englobando letras tão importantes como um "e", um "r", um "t", um "o" e um "p". não entendo. para já, a minha principal resolução, com este novo visual, é escrever em todos os posts a palavra "perto", ou "porte", para ver se gasto estas cinco letras. é que, assim, até parece mal...

domingo, fevereiro 08, 2009

playstation: o "escape"

quando o sporting me dá estes valentes dissabores, "vingo-me" na playstation. estou a fazer um campeonato inglês (só para verem até que ponto vai a minha imaturidade) com o chelsea, no fifa 2008. o jogo permite negociar jogadores, partindo o treinador (que sou eu) com um orçamento "x". eu vendi muitos jogadores do actual plantel do chelsea (os que gosto menos) e comprei vários jogadores. mesmo assim, ainda fiquei com um "plafond" jeitoso. mas agora, e já que estamos nisto de ser imaturo, vejam lá o meu "onze": petr cech; maicon, john terry, ashley cole; michael owen; frank lampard; steven gerrard, deco; lionel messi, zlatan ibrahimovic e thierry henry. como suplentes tenho cudicini, ricardo carvalho, bosingwa, anderson polga, xavi, joe cole, drogba e liedson. ao menos na playstation... a minha equipa ganha (quase) sempre!

adenda ao post anterior

não referi, nunca, no post anterior, que o sp. braga não mereceu ganhar hoje ao sporting. desculpem-me todos os bracarenses pela omissão. aliás, as exibições que vi, ultimamente, do sp. braga, com os três "grandes", deixaram-me a pensar que, tal como está este campeonato, a equipa de jorge jesus merecia estar a disputar o título. digo mais: gostei mais de ver o sp. braga nestes três jogos, como gostei de ver na taça uefa, nomeadamente em milão, onde perdeu de forma injusta e inglória, do que gostei de ver o sporting em algum jogo desta época. por isso, sr. jorge jesus, faça lá o favor de arrumar a playstation e ponha a equipa a jogar sempre assim, como fez contra os "grandes", que o seu sp. braga ainda poderá ter uma palavra a dizer quanto ao título.
aqui fica a "rectificação". o sp. braga mereceu vencer, porque jogou melhor e foi muito mais esclarecido do que o sporting (que perdeu sete pontos (SETE) nos últimos nove pontos possíveis). o post anterior foi mais uma reflexão sobre outros pormenores, alheios ao jogo dentro das quatro linhas.

a eterna "factura"

estava-se mesmo a ver quem é que iria pagar a "factura" dos apelidados "roubos de igreja" nos jogos do sp. braga contra benfica e fc porto... assim se vê, nestas "pequenas" coisas, o verdadeiro peso institucional do sporting, que é próximo de zero. hoje, sempre que houve um lance de dúvida, foi sempre tudo contra o sporting, incluindo o terceiro golo dos bracarenses e o penalty sobre vukcevic, quando havia 1-1 no marcador. algum árbitro, depois de tudo o que se falou após o benfica - sp. braga e o sp. braga - fc porto, em que a imprensa desportiva foi unânime em reconhecer que os bracarenses foram prejudicados, teria "estômago" para, no lance do terceiro golo do sp. braga, não validar o "golo"? coloco, obviamente, golo entre aspas porque, para mim, a bola não chegou a entrar, na totalidade, na baliza do sporting. lance decisivo para o resultado final, quanto a mim.
tanto se fartou de falar jorge jesus, que a sua equipa só poderia lutar pelo título na playstation, bem como o seu presidente, a falar em autênticos "roubos" nos jogos da luz e na em casa contra o fc porto, que só poderia descambar no que aconteceu hoje. o sp. braga tinha que ganhar hoje e, de modo algum, a equipa poderia voltar a ser prejudicada hoje, nem sequer num lançamento de linha lateral. nunca bateu tão forte o adágio popular "quem não chora não mama". e adivinhem lá quem é que voltou a sair prejudicado no meio disto tudo. sim, acertaram, o sporting. já não bastava estar privado do seu melhor jogador, liedson, ainda lhe acontecem estas coisas. alguém deve ter entendido que o golo em vila do conde para a taça da liga e os dois penaltys contra o fc porto já era demasiado favorecimento. hoje, contra o sp. braga, nem que derlei fosse apunhalhado pelas costas dentro da área, ou um defesa bracarense aplicasse um golpe de karate em vukcevic, nunca haveria um penalty a favor do sporting.
faz-me lembrar o episódio da época passada, em que também foi o sporting a pagar a "factura" do erro do árbitro no jogo da taça da liga entre estrela da amadora e benfica. nesse jogo, o auxiliar deu indicação, errada por sinal, de que um jogador do estrela tinha jogado a bola com a mão dentro da sua área. o árbitro, naturalmente, apoiou a decisão do seu companheiro de equipa e assinalou penalty. o árbitro do jogo defendeu-se, dizendo que tinha sempre que aceitar a indicação do seu auxiliar. o lance deu tanto que falar durante uma semana que, na semana seguinte, na visita do sporting ao benfica, aconteceu exactamente a mesma situação. e o que é aconteceu? pois, nesse caso o árbitro decidiu ignorar a indicação do seu auxiliar. ou seja, pagamos nós a "factura". tal como hoje...
a propósito, só espero que o árbitro do próximo jogo do sporting não seja pedro proença. é que o penalty que ele assinalou hoje contra o benfica vai dar tanto que falar esta semana que o árbitro tão cedo não vai assinalar penaltys... caramba, se o lance de lisandro com yebda é penalty, então o que haveremos de dizer do lance de vukcevic? e o montenegrino ainda viu um cartão amarelo...
enfim, ainda bem que fc porto e benfica empataram. ao menos isso, só perdemos um ponto para cada um. agora só espero que o sp. braga entre, mesmo, na corrida pelo título, que jogue sempre como jogou hoje em alvalade, que tenha também a "almofada" dos árbitros a ampará-lo e que, contra benfica e fc porto, na segunda volta, tenha a "sorte" que teve hoje...

sábados à noite

alguém me explica por que raio nunca dá nada de jeito na televisão, quando não há jogos de futebol dos "grandes", aos sábados à noite? é para "obrigar" as pessoas a sair de casa? para ajudar os empresários da noite? nem uma série de jeito, nem um filme, nada... "não há crise" (na sic), "novelas da tvi" (what else?) e um programa para eleger a melhor música dos festivais da rtp da canção... ainda por cima com a sílvia alberto. muito mau... longe vão os tempos em que para os sábados à noite eram seleccionados programas e produções de qualidade ou as grandes apostas dos vários canais televisivos, como noite privilegiada de televisão que sempre constituiu. agora, se uma pessoa não alugar filmes no fim-de-semana (como foi o meu caso) e já tiver "despachado" as séries de televisão em dvd que comprou nos últimos tempos, resta-lhe... uma noitada a jogar buzz com a família, na playstation.
e vejam lá a diferença, em termos televisivos, de ontem para hoje: 19h00 - sporting - sp. braga; 19h45 - fc porto - benfica; 21h30 - conta-me como foi; 22h15 - contemporâneos.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

central perk



jennifer aniston revisita, com ellen degeneres, o cenário de "friends", nomeadamente o café "central perk". quando questionada sobre uma reunião do elenco, aniston respondeu: “Maybe. Like one (episode)… Not a movie, I just think what would they do?”. jennifer aniston fará 40 anos no próximo dia 11 de fevereiro.

música que nunca cansa



"no one's gonna love you (more than i do)" - band of horses
e o teledisco chega a ser hilariante...

listas de preferências

cá estão elas, as minhas preferências (um tanto ou quanto aleatoriamente, como poderão reparar). em alguns casos, e porque sou eu que estipulo as regras, posso citar mais do que uma preferência, apenas e só porque me apetece. esta lista serve para ficar a salvo daqueles posts que desafiam os bloguers a citar as suas preferências e que circulam pela blogosfera como camiões TIR na A25.

filmes: cyrano de bergerac; when harry met sally; manhattan; sideways; quatro casamentos e um funeral; a vida de brian; the fisher king; little miss sunshine; pulp fiction; out of sight; seven; twelve monkeys;
discos: i'm a bird now - antony and the johnsons; 60 watt silver lining - mark eitzel; red house painters (rollercoaster) - red house painters; the ugly people vs. the beautiful people - the czars; nowhere - ride; 23 - blonde redhead; souvlaki - slowdive; hats - the blue nile; ok computer - radiohead; dummy - portishead; april - sun kil moon; desintegration - the cure; antics - interpol; grace - jeff buckley; year after year - idaho; three sheets at the wind - idaho
músicas: from a late night train - the blue nile; bird gerhl - antony and the johnsons; rollercoaster - red house painters; machine gun - slowdive; my sun is setting under her magic - marjorie fair; blue and grey shir - american music club; saved - mark eitzel; autumn - the czars; lost verses - sun kil moon; street spirit (fade out) - radiohead; fake plastic trees - radiohead; roads - portishead; anticipation - blonde redhead; ox4 - ride; svo hljott - sigur ros; what sarah said - death cab for cutie; listen - lambchop; trust - the cure; the warming sun - grandaddy; dream brother - jeff buckley; i will sing you songs - my morning jacket; save - idaho; levitate - idaho; to be the one - idaho
jogos de playstation: fifa 2006; fifa 2008.
actores: robin williams; jeff bridges; woody allen; robert de niro; john cleese; matthew perry; jim carrey; sean connery; john cusack; hugh grant; morgan freeman; tim robbins; paul giamatti; steve carell
actrizes: julianne moore; natalie portman; michelle pfeiffer; amanda peet; meg ryan (até 2000, sensivelmente); juliette binoche; abigail breslin.
animais: sinceramente, nenhum. detesto-os quase todos. sou capaz, vá lá, de sentir alguma simpatia pelos koalas, mas se calhar porque nunca vi um ao vivo.
árvores: aquelas que não caem quando há rajadas de 120 km/h.
queijos: queijo amanteigado da serra da estrela e gorgonzola.
sumos de laranja: natural, se faz favor. e de preferência que não custe 4 euros ou mais. devem pensar que espremer uma laranja numa máquina dá uma trabalheira incrível...
países: portugal e espanha, porque são os únicos onde estive até agora. se a pergunta for antes que países gostaria de visitar (sim, pode ser...), então respondo itália e inglaterra.
objectos: comando da playstation, tesoura, telemóvel, caneta, bloco de apontamentos.
cidades: viseu, évora, guimarães, faro. se a pergunta for antes que cidades gostaria de visitar (apre, vá lá, pode ser então... irra!), respondo londres, milão, florença e atenas.
cores: preto e cinzento.
plantas: só se for de um novo apartamento, com vista para o mar, garagem, piscina, campo de ténis, farmácia e padaria/pastelaria.
nomes: pedro e mariana.
cervejas: sagres bohemia e heineken.
sofás: os que tenho. não sei a marca e não me apetece deslocar uma ou duas costelas a levantar os sofás para ver a marca.
transportes públicos: comboio. e apenas e só comboio. detesto todos os outros. tolero, um bocadinho vá, o táxi, mas é carote como um sumo natural de laranja.
cortinas: aquelas que, na sua infinita utilidade, impeçam as pessoas de ver o que se passa em minha casa.
desodorizantes: roll on, sempre.
lâminas de barbear: gillette, sempre.
electrodomésticos: máquina de café krups "dolce gusto"; dvd; hi-fi; televisão; torradeira; despertador. a playstation conta como electrodoméstico? (sim, pode contar).
livros: os meus problemas - miguel esteves cardoso; a causa das coisas - miguel esteves cardoso; sem penas - woody allen; para acabar de vez com a cultura - woody allen; pura anarquia - woody allen; linguagem seinfeld - jerry seinfeld
apresentadores de televisão: jon stewart, conan o'brien e jay leno. se fosse "apresentadoras de televisão"... (mas não é, só estás à espera de uma oportunidade para citares a catarina furtado nesta tua parvoíce de lista, não é verdade?). sim, reconheço, desculpa. (desculpo o tanas. acaba mas é lá com isto, que já estás a incomodar os senhores lá em casa). ok, pronto, escusas de te chatear. como é que termino isto? (carrega naquele rectângulozinho alaranjado que diz "publicar mensagem". chiça, tenho que te ensinar tudo...).

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

sapunaru, o melhor defesa direito do sporting


é oficial: hélder postiga é o pior jogador de futebol de todos os tempos. pior que o purovic, pior que o missé missé, pior que o krpan. o que nos valeu neste jogo foi a presença em campo, para compensar, do sapunaru. postiga teve três flagrantes oportunidades para marcar. mas flagrantes mesmo, incluindo aquele lance do golo anulado, em que o avançado tinha a baliza à mercê, só lhe bastando empurrar a bola para o fundo da baliza, e acaba por se enrolar de tal forma que só conseguiu meter a bola dentro da baliza de nuno com o braço. em contrapartida, em 40 minutos apenas, o fc porto rematou uma única vez à baliza do sporting e... marcou golo, com o devido beneplácito de tiago. ou seja, contra o fc porto b, o sporting só conseguiu chegar ao golo, depois de 24 ataques contra 4 do fc porto, 10 remates contra 2, 4 cantos contra zero, através de um penalty. sinceramente, não me pareceu que tivesse sido lance para penalty, mas o árbitro lá entendeu que devia compensar o sporting pelo golo (bem!) anulado de postiga. eu, se fosse árbitro, anularia todos os golos do postiga, porque para ele conseguir esse desiderato teria, certamente, de fazer algo ilegal (postiga tem dois golos na liga e um deles foi em fora de jogo, contra o belenenses, em alvalade; no outro, marcado em braga, tinha o guarda-redes fora da baliza e um defesa do braga em cima da linha, ao centro da baliza, e, mesmo assim, quase conseguiu falhar o golo. rematou contra o defesa mas a bola lá entrou na mesma).
em resumo, numa primeira parte em que o sporting dominou claramente o jogo, contra o fc porto b (volto a frisar), o resultado ao intervalo era um empate, conseguido através de linhas tortas. mesmo assim, para mim o resultado era claramente injusto. estivesse liedson no lugar de postiga e o resultado ao intervalo seria de 3-1.
na segunda parte quem desequilibrou foi... sapunaru. no lance do segundo penalty era mais do que óbvio que postiga se posicionou à frente do romeno para lhe "arrancar" a falta dentro da área. sapunaru não se fez rogado e, por três vezes (3), tentou derrubar postiga. à terceira, postiga caiu. carlos xistra tinha duas hipóteses: mostrava o segundo cartão amarelo a postiga, por simulação (já que tinha visto amarelo no lance do golo anulado, na primeira parte), ou marcava penalty, como sapunaru parecia desejar, tal a ânsia em derrubar o dianteiro leonino. o romeno, que foi igualmente preponderante na vitória do sporting na supertaça, em agosto, é um dos mais sérios candidatos aos prémios stromp deste ano. é caso para dizer "ainda bem que o fucile forçou a expulsão no jogo contra o belenenses". com a entrada de pereirinha e de derlei, mas sobretudo com a saída de postiga, o sporting foi encostando cada vez mais o fc porto às cordas. o terceiro golo surgiu num daqueles lances que é habitual anularem ao sporting (em caso de dúvida, é norma assinalar-se fora de jogo ao ataque leonino). vukcevic continua a provar a toda a gente, menos a paulo bento, pelos vistos, que é muito mais útil a jogar atrás do ponta de lança, como no ano passado, quando marcou oito golos, do que encostado a uma das linhas. o montenegrino serviu na perfeição derlei, que teve calma suficiente para contornar nuno e marcar o golo. se fosse postiga enrolava-se com a bola, caía, reclamava penalty e ainda levava amarelo pelos protestos... que grande barrete que o fc porto nos enfiou com este postiga... preferia o adriano. ou até o farías. depois do 3-1, jesualdo meteu os "miúdos", que já tinham tido a sorte de andar de comboio nesse dia e de visitar a capital. a partir desse momento, o jogo passou a ser entre o sporting e o fc porto c. derlei voltou a marcar, por sinal um bonito golo, fazendo em oito minutos o que postiga não fez em 65. izmailov e rochemback ainda poderiam ter dilatado o marcador, porque, nos últimos dez minutos, o fc porto parecia já nem estar em alvalade. jesualdo ferreira já se tinha "borrifado" completamente para o jogo quando anunciou a convocatória, deixando dez titulares de fora já a pensar no jogo contra a benfica, mas a partir do 3-1, que aconteceu aos 66 minutos (ainda com cerca de meia hora para jogar), considerou o jogo perdido e decidiu dar uma oportunidade aos juniores que tinha levado a lisboa. era óbvio para todos que a equipa do fc porto era muito curta, os melhores jogadores da convocatória alinharam de início, no banco não havia, certamente, "milagres". por isso, a meu ver, jesualdo não se pode queixar muito (a não ser que considere que as duas grandes penalidades foram mal assinaladas. ninguém o pode censurar por isso). foi ele que traçou o destino da sua equipa nesta edição da taça da liga, que sempre pareceu ser um enorme "frete" para os portistas (até na edição do ano passado). veremos, no domingo, se valeu a pena fazer o "sacrifício" de hoje...
para o sporting será a segunda presença em duas edições da taça da liga. espero que este ano corra melhor, seja contra o benfica, seja contra o vitória de guimarães. a 22 de março já vai haver liedson. e, até lá, ainda vão haver muitos jogos para hélder postiga se poder lesionar...

terça-feira, fevereiro 03, 2009

lenço, logo existo


o que faz uma pessoa quando fica o dia inteiro em casa por causa da gripe? basicamente, colecciona lenços de papel usados, que estão espalhados por todas as divisões da casa. vou à cozinha, está lá um montinho deles; na sala, outro; no quarto, onde passei a maior parte do dia, a minha mesinha de cabeceira parece uma maquete da serra da estrela; na casa de banho, também há por lá uns poucos. e o mais estranho é que, mesmo estando prevenido para um qualquer ataque de espirros, a qualquer momento, quando precisamos realmente de um lenço de papel limpinho, nunca utilizado, ele está, invariavelmente, noutra divisão da casa. é espantoso como isto acontece. vou para o quarto, meto um dvd, normalmente do "friends", enfio-me na cama, todo aconchegado e quentinho e, quando sinto que vou espirrar pela 133.124ª vez, dou conta que o raio dos lenços de papel ficaram na sala. saio da cama, a tentar conter o espirro a toda a força (rir é um bom remédio, por sinal) para chegar aos lenços antes da "expulsão de ar de forma violenta pelo nariz" (como é descrito o espirro no wikipedia). já estou a imaginar-vos a tentar visualizar a cena: eu, a rir como um maluco, com uma manta às costas, em passo acelerado, à procura do primeiro lenço de papel limpo que encontrar, para poder espirrar descansado. os lenços, nestes dias, são mesmo os nossos melhores amigos. deve ser por isso que me custa tanto deitar os lenços sujos para o lixo, preferindo deixá-los amontoados pela casa. não se deita um amigo para o lixo...

descomprimir



svo hljott - sigur ros

domingo, fevereiro 01, 2009

prémios da jornada


melhor actor principal: fucile (e ainda há quem fale do joão moutinho...). fantástica a sua interpretação no lance em que "exige" a duarte gomes que o expulse. mais fantástica ainda a sua expressão quando vê o cartão vermelho, não se "desmanchando" nem mesmo quando rodriguez se ri descaradamente para ele. fucile, que é defesa direito, veio ao lado esquerdo efectuar um lançamento de linha lateral. na primeira parte tinha visto um cartão amarelo, o quinto de uma série, que implicaria um jogo de castigo para a liga. tudo normalíssimo, portanto...
melhor actor secundário: jesualdo ferreira: "não dei indicações nenhumas nesse sentido. ele às vezes perde-se um bocadinho e acontece isso.» - quando questionado se a expulsão "a pedido" de fucile era uma forma de o jogador poder cumprir o jogo de castigo contra o sporting, para a taça da liga, e desta forma defrontar o benfica na próxima jornada da liga. "ele às vezes perde-se um bocadinho" é uma das melhores frases de sempre ditas por um treinador em relação a um jogador, melhor do que as do quinito sobre pedro barbosa, há uns anos, em que afirmava que se o jogador comesse menos croissants seria um jogador de top. para jesualdo, fucile "perdeu-se um bocadinho". tudo normalíssimo, portanto...
melhor argumento original: o fc porto ameaça não jogar quarta-feira contra o sporting, em jogo a contar para as meias-finais da taça da liga, se o benfica não jogar também, em virtude do protesto do belenenses, que alega, à luz dos regulamentos da taça da liga, que tem melhor goal average que o vitória de guimarães. os portistas entendem que, dessa forma, o benfica sai beneficiado, por não ter de efectuar um jogo a meio da semana, em relação ao jogo do próximo fim de semana para a liga, que oporá fc porto e benfica. ou seja, isto é tudo uma granda cabala contra o fc porto: o estrangeirismo (goal average) no regulamento da taça da liga, a marcação dos jogos das meias finais 4 dias antes do fc porto - benfica, o protesto do belenenses, etc.. tudo normalíssimo, portanto...
e onde pára, no meio disto tudo, a verdade desportiva? e por que raio está com tanto medo o fc porto do jogo contra o benfica da próxima jornada? será a jornada 17 apenas. ainda faltarão muitos jogos depois desse para definir o campeão.