domingo, fevereiro 08, 2009

a eterna "factura"

estava-se mesmo a ver quem é que iria pagar a "factura" dos apelidados "roubos de igreja" nos jogos do sp. braga contra benfica e fc porto... assim se vê, nestas "pequenas" coisas, o verdadeiro peso institucional do sporting, que é próximo de zero. hoje, sempre que houve um lance de dúvida, foi sempre tudo contra o sporting, incluindo o terceiro golo dos bracarenses e o penalty sobre vukcevic, quando havia 1-1 no marcador. algum árbitro, depois de tudo o que se falou após o benfica - sp. braga e o sp. braga - fc porto, em que a imprensa desportiva foi unânime em reconhecer que os bracarenses foram prejudicados, teria "estômago" para, no lance do terceiro golo do sp. braga, não validar o "golo"? coloco, obviamente, golo entre aspas porque, para mim, a bola não chegou a entrar, na totalidade, na baliza do sporting. lance decisivo para o resultado final, quanto a mim.
tanto se fartou de falar jorge jesus, que a sua equipa só poderia lutar pelo título na playstation, bem como o seu presidente, a falar em autênticos "roubos" nos jogos da luz e na em casa contra o fc porto, que só poderia descambar no que aconteceu hoje. o sp. braga tinha que ganhar hoje e, de modo algum, a equipa poderia voltar a ser prejudicada hoje, nem sequer num lançamento de linha lateral. nunca bateu tão forte o adágio popular "quem não chora não mama". e adivinhem lá quem é que voltou a sair prejudicado no meio disto tudo. sim, acertaram, o sporting. já não bastava estar privado do seu melhor jogador, liedson, ainda lhe acontecem estas coisas. alguém deve ter entendido que o golo em vila do conde para a taça da liga e os dois penaltys contra o fc porto já era demasiado favorecimento. hoje, contra o sp. braga, nem que derlei fosse apunhalhado pelas costas dentro da área, ou um defesa bracarense aplicasse um golpe de karate em vukcevic, nunca haveria um penalty a favor do sporting.
faz-me lembrar o episódio da época passada, em que também foi o sporting a pagar a "factura" do erro do árbitro no jogo da taça da liga entre estrela da amadora e benfica. nesse jogo, o auxiliar deu indicação, errada por sinal, de que um jogador do estrela tinha jogado a bola com a mão dentro da sua área. o árbitro, naturalmente, apoiou a decisão do seu companheiro de equipa e assinalou penalty. o árbitro do jogo defendeu-se, dizendo que tinha sempre que aceitar a indicação do seu auxiliar. o lance deu tanto que falar durante uma semana que, na semana seguinte, na visita do sporting ao benfica, aconteceu exactamente a mesma situação. e o que é aconteceu? pois, nesse caso o árbitro decidiu ignorar a indicação do seu auxiliar. ou seja, pagamos nós a "factura". tal como hoje...
a propósito, só espero que o árbitro do próximo jogo do sporting não seja pedro proença. é que o penalty que ele assinalou hoje contra o benfica vai dar tanto que falar esta semana que o árbitro tão cedo não vai assinalar penaltys... caramba, se o lance de lisandro com yebda é penalty, então o que haveremos de dizer do lance de vukcevic? e o montenegrino ainda viu um cartão amarelo...
enfim, ainda bem que fc porto e benfica empataram. ao menos isso, só perdemos um ponto para cada um. agora só espero que o sp. braga entre, mesmo, na corrida pelo título, que jogue sempre como jogou hoje em alvalade, que tenha também a "almofada" dos árbitros a ampará-lo e que, contra benfica e fc porto, na segunda volta, tenha a "sorte" que teve hoje...

2 comentários:

Nuno disse...

Viste um jogo diferente do meu, claramente. E do Paulo Bento também, que considerou a vitória do Braga justíssima. Não viste, pelos vistos, as simulações do Moutinho (aquela falta cravada, na 2ª parte, à entrada da área...); a falta do Rochemback sobre o João Pereira logo a seguir e que o árbitro, desta vez, decidiu não assinalar; as entradas às costas dos adversários do Derley (afinal parece que não é só o Bruno Alves), e muito, muito mais.
Enfim, hoje não posso falar muito porque o meu clube também sacou um penalty à la Moutinho. A diferença, obviamente, é que o do Sporting os nossos jornaleiros disseram que foi, mas o do Porto ainda não se cansaram de dizer que NÃO foi. E não foi mesmo - tal como o do Vuckevic não foi. Enfim, já temos conversa para o resto da época, caso os lampiões não ganhem o campeonato.

E siga a festa.

josé alberto lopes disse...

eu não disse, nunca, neste texto, que a vitória do sp. braga não foi justa. é importante esclarecer este ponto. eu falei foi de outros "pormenores" que, invariavelmente, acabam sempre por prejudicar o sporting.