sexta-feira, setembro 28, 2007
500 posts
quinta-feira, setembro 27, 2007
irritações
- pessoas que dizem, a toda a hora, "é assim". é mesmo irritante, parece que estou ainda a ver os cromos do big brother em directo no confessionário com a teresa guilherme a dizer isto de dez em dez segundos. chiça, já chega.
- pessoas que, nas filas, seja para o que for, cinema, pão, restaurante, se colam a nós. tanto que, ao falarem, quase nos conseguem despentear.
- "eu pessoalmente". são tantas as vezes que se ouve isto que já chateia.
- pessoas que insistem em fumar na mesma sala onde estão a comer outras pessoas. não sou fundamentalista neste aspecto, mas irrita-me estar a comer e levar com o fumo e o cheiro a tabaco, que acaba sempre por condicionar o meu apetite.
- pessoas que não sabem falar. "vistes", "ouvistes", "há-des", "há-dem", "quaisqueres" e, sobretudo, a eterna questão do "tenhamos" e "tenha-mos". então com futebolistas e treinadores é uma festa. já para não falar em presidentes de clubes. o lfv é um fartote: "comigo ou sem migo", "ambos os dois", "eles há-dem ver", etc..
- o barulho das motas. sim, isto enerva-me solenemente. das famel zundapp às moto 4, todas irritam da mesma forma. sobretudo quando a minha filha está a dormir, depois de ter estado uma hora a adormece-la e passa uma destas coisas barulhentas lá fora, acordando-a. vivam as bicicletas.
- vestir roupa nova. nunca gostei. parece que não consigo habituar-me. fico meia hora a tentar "adaptar" o meu corpo à roupa. e então experimentar calças ou qualquer outra peça de vestuário nas lojas é um autêntico drama.
- o cheiro a suor das outras pessoas. é repugnante. com o meu posso eu muito bem, até podia ser comercializado em frascos.
nota: rendi-me às evidências e comecei a cortar um pouco na hora de almoço para vir aqui escrever um pouco. hoje consegui arranjar 30 minutos. ena!... por hoje é tudo. amanhã volto.
quarta-feira, setembro 26, 2007
ainda exilado
entretanto, vou passando por aqui, pelo espaço internet da cm viseu, para ir vendo os blogues amigos e outros que não dispenso, de tão enraizados que já estão no meu dia-a-dia.
quanto à colocação de posts é que é mais difícil. não tenho músicas, não tenho fotos, não tenho matéria para desenvolver nos curtos 15 minutos de que disponho. e eu que estava tão entusiasmado por estar a chegar aos 500 posts (este é o 498º)...
por último, agradeço as visitas e os comentários efectuados. bem-hajam!
segunda-feira, setembro 17, 2007
outernet
já volto!
sexta-feira, setembro 14, 2007
quinta-feira, setembro 13, 2007
o escolhido
o comediante jon stewart foi o escolhido para apresentar a 80ª edição dos óscares da academia de artes e ciências cinematográficas, agendada para 24 de fevereiro de 2008, repetindo a experiência de 2006. depois de billy crystal, david letterman, whoopi goldberg, steve martin, chris rock e ellen de generes, a academia decidiu apostar novamente no apresentador do hilariante, e cada vez mais influente politicamente, programa "the daily show with jon stewart" (que pode ver-se na sic radical), onde habita o humor mais inteligente, subtil e corrosivo da televisão norte-americana.
pretextos
- entendi que era preciso fazer alguma coisa no sentido de evitar que os telejornais abrissem todos os dias com o caso maddie.
- acha que conseguiu o seu objectivo?
- sim, em parte, mas só ficarei descansado quando tiver a sandra felgueiras e o luís costa ribas à porta da minha residência 24 horas por dia.
- e o que achou do jogo?
- não vi. passei os 90 minutos a decidir que jogador da sérvia é que iria socar.
quarta-feira, setembro 12, 2007
o último beijo
terça-feira, setembro 11, 2007
the last kiss
segunda-feira, setembro 10, 2007
nip/tuck
mtv video music awards
rihanna foi a grande vencedora da edição de 2007 dos vma (video music awards) da mtv. venceu nas categorias de melhor vídeo do ano ("umbrella") e "monster single of the year", uma nova categoria, pela mesma música. perdeu, no entanto, para fergie (black eyed peas) o prémio de "female artist of the year". a noite de ontem marcou igualmente o regresso de britney spears. foi ela que abriu o espectáculo, com o seu mais recente single "gimme more". desta vez, porém, a sua actuação nada teve de polémico ou de arriscado, ao contrário de 2001, em que cantou com uma cobra de três metros à volta do pescoço, ou de 2003, em que beijou na boca madonna. de ousado apenas o guarda roupa da cantora, mas isso já seria de esperar... outro grande vencedor da noite foi justin timberlake, que venceu nas categorias "male artist of the year" e "quadruple threat of the year", mais uma nova categoria, que visa premiar aqueles que têm mais do que uma ocupação no ramo artístico e social (timberlake é cantor, dançarino, actor e lançou recentemente uma linha de roupa. bono e beyonce eram outros dos candidatos). beyonce e shakira venceram o prémio "most earthshattering collaboration", com o dueto "beautiful liar". outros prémios na noite da mtv: "best group", fallout boy; "best editing", ken mowe, por "smiley faces", dos gnarls barkley; "best choreography", marty kudelka, por "let me talk to you/my love", de justin timberlake; "best new artist", gym class heroes; "best director", samuel bayer, por "what goes around... comes around", de justin timberlake.
emmys 07
melhor série de comédia:
entourage; the office; 30 rock; two and a half men; ugly betty.
melhor série dramática:
boston legal; grey's anatomy; heroes; house; sopranos.
melhor actor (comédia):
ricky gervais (extras); tony shalhoub (monk); steve carell (the office); alec baldwin (30 rock); charlie sheen (two and a half men).
melhor actor (drama):
james spader (boston legal); hugh laurie (house); denis leary (rescue me); james gandolfini (sopranos); kiefer sutherland (24);
melhor actor (mini-série ou telefilme):
robert duvall (broken trail); tom selleck (jesse stone); jim broadbent (longford); william h. macy (nightmares & dreamscapes: from the stories of stephen king); matthew perry (the ron clark story).
melhor actriz (comédia):
felicity huffman (desperate housewifes); julia louis dreyfus (the new adventures of old christine); tina fey (30 rock); america ferrera (ugly betty); mary louise parker (weeds).
melhor actriz (drama):
sally field (brothers & sisters); kyra sedgwick (the closer); mariska hargitay (law & order); patricia arquette (medium); minnie driver (the riches); edie falco (sopranos).
melhor actriz (mini-série ou telefilme):
queen latifah (life support); helen mirren (prime suspect: the final act); mary louise parker (the robber bride); debra messing (the starter wife); gena rowlands (what if god were the sun).
melhor programa de variedades, musical ou comédia:
the colbert report; the daily show with jon stewart; late night with conan o'brien; late show with david letterman; real time with bill maher.
melhor reality show:
antiques roadshow; dog whisperer with cesar millan; extreme makeover: home edition; kathy griffin: my life on the d-list; penn & teller: bullshit!.
melhor série de animação:
the simpsons; avatar: the last airbender; robot chicken; south park; sponge bob.
melhor telefime:
bury my heart at wounded knee; inside the twin towers; longford; the ron clark story; why i wore lipstick to my mastectomy.
melhor mini-série televisiva:
broken trail; prime suspect: the final act; the starter wife.
sexta-feira, setembro 07, 2007
apareço, logo existo
aquela gente não tem mais que fazer? não têm emprego? filhos? compras? que género de pessoa é que se dispõem a ficar parado, inerte, a apanhar sol na mioleira, a cheirar o suor das pessoas à volta, para apenas ver de relance uma pessoa que foi prestar declarações? não há dúvida que o peso da televisão ainda é enorme (especialmente das antigas, que eram muitos mais pesadas. agora é só plasmas...). onde há uma carrinha de exteriores de algum canal de televisão, há, invariavelmente, uma multidão. mas qual será o fascínio desta gente por aparecer na televisão? quando os vejo, lá atrás na imagem, de telemóvel em riste, imagino logo a conversa que estarão a ter:
- ó manel, tens a televisão na tvi?
- não, tava a ver o futebol na sporttv.
- então põe na tvi e põe a gravar no vídeo, que eles estão a filmar.
- ó mulher, deixa-te lá disso.
- PÕE A GRAVAR. fiquei eu aqui três horas e nem sequer apareço na televisão?! anda lá, que é para eu mostrar depois aos primos no domingo. vão-se roer de inveja...
- está bem. ouve lá, não vens para casa? e o jantar?
- come qualquer coisa que eu já vou. depois ligo-te quando a sic e a rtp começarem a filmar, para pores a gravar também.
tenho quase a certeza de que não estaria ninguém à porta da PJ se não houvessem câmaras de televisão. o povo quer é aparecer, ser entrevistado, dar opinião. há três meses, eram só palavras de conforto e preocupação para os pais da maddie. todos queriam ajudar a encontrar a menina. agora, ficam horas à espera de verem as câmaras ligadas para chamarem nomes à mãe da criança, agora que correm rumores de que ela vai ser constituída arguida. já os estou a ouvir:
"eu sempre desconfiei dela, sempre"; "ela a mim nunca me enganou, sempre com aquela cara de caso"; "agora era fazer-lhe o mesmo que ela fez à pobre criança"; "assassina" (que é um termo muito popular em concentrações à porta de tribunais ou esquadras da polícia).
depois de terem aparecido na televisão... vão para casa, para as suas vazias vidinhas, com o sentimento de dever cumprido. caramba, não há "portuga" que se respeite se não chamar, pelo menos uma vez na vida, de "assassina" ou "assassino" a alguém em directo na televisão...
quinta-feira, setembro 06, 2007
filmes preferidos
o problema foi escolher um número de filmes preferidos. dez? cinquenta? cento e quarenta e três? decidi-me pelo 35 (quem lê este blog percebe perfeitamente porquê?). e saiu isto:
1. cyrano de bergerac, de jean-paul rappeneau
2. when harry met sally, de rob reiner
3. anniel hall, de woody allen
4. manhattan, de woody allen
5. a vida de brian, de terry jones
6. sideways, de alexander payne
7. the fisher king, de terry gilliam
8. os fabulosos irmãos baker, de steve kloves
9. quatro casamentos e um funeral, de mike newell
10. monty python e o cálice sagrado, de terry gilliam e terry jones
11. pulp fiction, de quentin tarantino
12. seven, de david fincher
13. the commitments, de alan parker
14. a residência espanhola, de cédric klapisch
15. quase famosos, de cameron crowe
16. alta fidelidade, de stephen frears
17. top secret, de jim abrahams e david zucker
18. naked gun, de david zucker
19. the bourne identity, de doug liman
20. the bourne supremacy, de paul greengrass
21. os intocáveis, de brian de palma
22. die hard, de john mc tiernan
23. sin city, de frank miller e robert rodriguez
24. match point, de woody allen
25. about a boy, de chris e paul weitz
26. lost in translation, de sofia coppola
27. ocean's eleven, de steven soderbergh
28. venus, de roger michell
29. a idade do gelo, de chris wedge e carlos saldanha
30. salteadores da arca perdida, de steven spielberg
31. notting hill, de roger michell
32. monstros e companhia, de pete docter
33. a mulher falcão, de richard donner
34. indiana jones e a grande cruzada, de steven spielberg
35. lucky number slevin, de paul mc guigan
o que se ouve por cá
quarta-feira, setembro 05, 2007
robin williams
tanto faz!
por esta altura, quem sabe alguma coisa de cinema ou até já viu o filme, que em português tem o título de "declaro-vos marido e marido", já reparou que ben stiller não entra no filme. o actor que teve a incrível sorte de apalpar os seios de jessica biel é adam sandler. ben stiller nem sequer entra no filme. o erro deve ser atribuído à revista, ou à actriz, que pode ter confundido o nome dos actores. mas inclino-me mais para erro da revista.
pois bem, mas agora perguntam vocês: mas então onde é que a nossa fabulosa imprensa escrita diária falhou? eu respondo. na edição de hoje do correio da manhã, na sempre interessante secção sobre a vida dos famosos, vem transcrito o que a actriz disse à revista "female first" sobre a tal cena com adam sandler. mas continua a vir lá o nome de ben stiller, em vez de adam sandler. o filme até já estreou em portugal! custava muito rectificarem o erro. ou darem conta dele? assim, limitaram-se a copiar algo que estava errado.
the fisher king
terça-feira, setembro 04, 2007
the pain, the pain
o meu sonho era ir ao dentista e este, através da persuasão e alguma diplomacia, convencer o dente a sair, pelos seus próprios meios.