quarta-feira, setembro 05, 2007

robin williams


nascido a 21 de julho de 1951, robin williams é um dos poucos actores que me consegue fazer rir desalmadamente e fazer chorar com enorme facilidade. entrou em alguns dos meus filmes preferidos, tanto cómicos como dramáticos, e é um comediante nato, como provam os seus espectáculos de stand up ou as suas improvisadas aparições em programas como "tonight show with jay leno" ou "late night with conan o'brien", chegando a ser avassaladora a velocidade com que debita o seu material humorístico, sempre com inúmeras referências culturais, políticas, desportivas e televisivas.
fez o seu primeiro papel cinematográfico em "popeye", em 1980. com o fracasso do filme, voltou para a televisão, onde protagonizou, com sucesso, a série "mork & mindy". em 1982, no excelente filme "estranho mundo de garp", robin williams teve o seu primeiro papel dramático. mas foi apenas em 1987 que atingiu o reconhecimento mundial, com o filme "good morning vietnam", pelo qual foi nomeado para o óscar de melhor actor principal (perdeu para michael douglas, com "wall street"). dois anos depois, novo sucesso: "dead poets society", com uma notável interpretação que lhe valeu outra nomeação para os óscares (desta vez perdeu a estatueta para daniel day lewis, com "my left foot"). a década de 90 seria a da confirmação. o actor protagonizou grandes êxitos de bilheteira, ao ritmo de um por ano: "awakenings" (1990), ao lado de robert de niro; "hook" (1991), de steven spielberg; "aladdin" (1992), dando voz ao génio da lâmpada; "mrs. doubtfire" (1993), interpretando o papel de uma ama; "nine months" (1994), com hugh grant e julianne moore; "jumanji" (1995); "the birdcage" (1996), com nathan lane; "good will hunting" (1997), filme pelo qual recebeu a sua quarta nomeação para os óscares (depois de "good morning vietnam", "dead poets society" e "the fisher king"), vencendo naquela ocasião o óscar de melhor actor secundário; e "patch adams" (1998). 1999 foi um ano aziago para robin williams, com dois flops: "bicentennial man" e "jakob the liar". na década de 90, o actor trabalhou ainda com realizadores com woody allen ("deconstructing harry"), kenneth brannagh ("hamlet" e "dead again"), francis ford coppola ("jack"), barry levinson ("toys") e ivan reitman ("father's day").
na presente década, a carreira de robin williams tem sido muito menos profícua, embora mais diversificada em termos de registo de interpretação. desde logo, pelos papéis de "mau da fita" em filmes como "one hour photo" (2002) e "insomnia" (2002); depois pelos thrillers "the final cut" (2004), "the big white" (2005) e "the night listener" (2006). só em 2006 robin williams voltou à comédia, e logo com três filmes: "rv", "night at the museum" e "man of the year" (num papel verdadeiramente à sua medida, tanto em termos cómicos como dramáticos). já este ano, estreou em portugal o filme "license to wed", mais uma comédia, com mandy moore.
em termos de projectos futuros, robin williams faz parte do elenco de "august rush", que vai estrear em novembro nos estados unidos, ao lado de jonathan rhys meyers e keri russell. para 2008 estão previstas as estreias de "old dogs" e "the krazees". o primeiro filme é uma comédia, com um elenco de luxo: john travolta, robin williams, kelly preston, matt dillon, bernie mac e seth green. o segundo filme, uma comédia familiar, está ainda em pré-produção.

Sem comentários: