terça-feira, setembro 29, 2009

"i love you, man"


embora o tenha alugado, mais até pelos actores principais (paul rudd e jason segel, este da série "how i met your mother"), nunca pensei vir a gostar muito deste filme. afinal, acabei por me identificar, e muito, com o seu argumento. revi-me, em vários momentos do filme, na personagem interpretada por paul rudd, talvez a personagem mais parecida comigo que eu alguma vez vi num filme. não só por isso, evidentemente, como por muitos outros aspectos, nomeadamente os cómicos (a cargo do "desengonçado" jason segel), recomendo "i love you, man" a toda a gente que, tal como eu, se sente muitas vezes totalmente desintegrado socialmente.

desilusão

12:47. saio do jornal, entro no carro, ligo o rádio e ouço as seguintes palavras de dias da cunha, antigo presidente do sporting, na rádio renascença:
"ele faz gato sapato do sporting, achincalha e provoca o sporting. para mim, era motivo para correr com ele do clube. é um disparate tremendo o que ele fez. os sócios deviam correr com ele em assembleia geral".
fiquei todo contente, porque pensei que dias da cunha estava a falar de paulo bento. um antigo presidente do clube a colocar, finalmente, o dedo na ferida, a apontar o culpado pelo mau início de temporada do sporting. fiquei radiante porque, com o estatuto que dias da cunha ainda tem dentro do sporting, poderia ser o ponto de partida para o processo da saída de paulo bento do clube.

afinal... estava a falar de vítor pereira. bolas...

escolhas...

bastava um argumento para reduzir a pó a credibilidade da candidatura de manuela ferreira leite: quando durão barroso abandonou o governo para presidir à comissão europeia, em 2004, indicou santana lopes, na altura presidente da cm de lisboa, para o substituir, em detrimento do nº 2 do governo de então, que era... manuela ferreira leite. ser ultrapassada por santana lopes arruína qualquer carreira política. vejam o que aconteceu a joão soares...

segunda-feira, setembro 28, 2009

pensamentos - 6

ver os resultados de uma noite eleitoral é muito melhor do que ver um jogo de futebol, porque nas eleições, pelos vistos, ninguém perde e todos se declaram vencedores no final.
mais: terá havido, ontem, algum partido que não se tenha considerado responsável pela perda da maioria absoluta do ps?

domingo, setembro 27, 2009

coraline


a nova paixão da minha filha. curiosamente, até pensei que este não seria um género de filme para ela. afinal... desde sexta-feira, ela já viu o filme quatro vezes (aliás, está neste preciso momento a vê-lo novamente). mas atenção: faz sempre questão de ver o filme com a luz do quarto acesa, mesmo de dia. afinal, ela tem apenas quatro anos de idade...

sábado, setembro 26, 2009

fc porto - sporting XII

completamente ridículo o ataque de paulo bento a duarte gomes em virtude da expulsão de miguel veloso a um (um!!!!) minuto do final da partida. que importância é que isso tem? o sporting ainda ia ganhar o jogo se miguel veloso não tivesse sido expulso? sinceramente, parece-me que este ataque já estava "encomendado", caso o sporting perdesse. até aos 94 minutos, não tinha havido qualquer motivo para o apatetado treinador do sporting atacar o árbitro. com a expulsão de miguel veloso, paulo bento recebeu uma dádiva dos céus, tinha finalmente um motivo para justificar a derrota do sporting.
e está este clube, com tantos anos de glória no passado, o clube dos "cinco violinos", de peyroteo, de yazalde, de manuel fernandes, de jordão, de figo, de balakov e tantos outros, reduzido a isto... é triste, muito triste!...
neste momento, sinto vergonha de ser do sporting, "deste" sporting. há que haver mais sensatez quando se perde e hoje o sporting perdeu bem, apesar de ter lutado sempre pelo melhor resultado possível. agora, atribuir a derrota ao árbitro e à sua dualidade de critérios... enfim. sobretudo quando, na jornada anterior, ganhamos dois pontos frente ao olhanense em virtude de um erro de um árbitro (grande penalidade mal assinalada). memória curta a desta gente que, por estes dias, está "alapada" no sporting. até quando?

fc porto - sporting XI

pronto, paulo bento já arranjou "lenha" para a sua "fogueira": a expulsão de miguel veloso. era previsível que o fizesse. não tem argumentos para justificar a derrota da sua equipa, vai-se "atirar" ao árbitro, como é óbvio. o treinador do sporting parece uma criança mimada, que, quando acha que está a ser injustiçado, faz birrinha. agora, mais uma vez, temos o técnico castigado (lá vai voltar carlos pereira ao banco), polga e veloso castigados (no caso de polga, ainda bem, assim já poderá jogar, finalmente, tonel - atenção: não é que tonel seja muito bom; polga é que está em tão má forma que até o venâncio ou o morato, com a idade que têm, fariam melhor do que ele) e estamos a oito pontos do primeiro classificado. em agosto, quando previ que esta seria a pior época do sporting dos últimos dez anos, disse que no final de setembro estaríamos já a dez pontos do primeiro classificado. só errei por dois pontos (foi o penalty forjado contra o olhanense. se houvesse empate nesse jogo, seriam, na realidade, dez pontos de distância para o líder).
de resto, vitória simples e totalmente controlada do fc porto, sem precisar de jogar muito, apenas dominar e controlar a partida e as ténues acções ofensivas do sporting (na segunda parte). com dez jogadores, o sporting, com as indicações vindas do banco, não foi audaz, não apostou tudo para, pelo menos, empatar o jogo. paulo bento é fraco, é medroso, não é ambicioso, não é audacioso, e isso reflecte-se na equipa. tivesse ele metido caicedo quando polga foi expulso, isso sim seria um sinal de confiança na equipa e de audácia à procura de um resultado positivo. metendo tonel, passou a mensagem de que não queria sofrer uma goleada. quando a equipa espera algum sinal do treinador, de confiança e de ambição, paulo bento nunca corresponde. depois, meteu caicedo, a dez minutos do fim, mas tirou postiga... enfim, triste sina a nossa.
restam palavras de apreço para vukcevic e liedson, que nunca desistiram, carriço e patrício, pelo penalty que defendeu. de resto, alguém viu pereirinha tocar na bola?
estou a ouvir agora paulo bento... a dizer aquilo que se previa, apoiando-se nas suas teorias de conspiração. ninguém coloca um ponto final neste estado de coisas? não chega já de paulo bento? haverá alguém que ainda não viu as limitações do treinador? o sporting está a disputar a liga para ser campeão ou para lutar pela manutenção? é vergonhoso...

fc porto - sporting X

paulo bento, aquando da expulsão de polga, já estava a perder 1-0.
tirou matias fernandez, meteu tonel. ou seja, preferiu manter os 4 defesas e tirar um médio. e atenção: estava a perder 1-0.
a dez minutos do fim, ainda a perder 1-0, tirou hélder postiga e meteu caicedo. troca por troca na frente do ataque. e volta a frisar: a perder 1-0.
se paulo bento, no final da partida, referir que fez tudo para o sporting ganhar o jogo, dou um tiro na televisão...

fc porto - sporting VIII

era óbvio que anderson polga iria ser a figura deste jogo... a forma displicente e negligente como cometeu a grande penalidade é bem sintomática da forma em que se encontra o brasileiro. resignado, tristonho, nervoso e trapalhão. é este o polga que temos desde o início da época. nós, os adeptos, já conseguimos chegar a esta conclusão; paulo bento ainda não conseguiu vislumbrar nada disto e, por isso, continua a colocar polga a titular. pois muito bem, só hoje, nos 55 minutos em que esteve em campo, foi responsável pela falta de marcação a falcao no golo do fc porto e cometeu uma grande penalidade claríssima sobre hulk, quando já tinha um cartão amarelo. chega?

fc porto - sporting IX

expulsão de polga. acto contínuo: paulo bento mete tonel (que devia ter entrado de início, no lugar de polga) e tira matias fernandez, ou seja, metade da criatividade da equipa. está visto que paulo bento tem tanto de ousadia como de jeito para pentear o cabelo...

fc porto - sporting VII

uma bola à barra, uma defesa de helton em cima da linha de baliza, uma boa oportunidade de matias fernandez... um pecúlio nada mau, no dragão, para uma equipa como este sporting. o fc porto teve dois lances a papel químico, na sequência de livres: um deu golo, o outro deu uma boa oportunidade para bruno alves fazer o 2-0.
o árbitro, a meu ver, tem estado bem, embora tenha exagerado na amostragem de cartões amarelos. o jogo tem sido correcto, sem casos (se quisermos esmiúçar e procurar algo nestes 45 minutos, talvez encontremos motivos para a expulsão de raúl meireles, em dois lances exactamente iguais, o primeiro com liedson, que lhe valeu o amarelo, e o segundo com abel), portanto, não considero que haja justificação para tantos "amarelos". isto só vai condicionar a segunda parte, que se espera de igual qualidade em termos futebolísticos.

fc porto - sporting VI

32 minutos: hélder postiga, sozinho, sem marcação, a dois metros da baliza do fc porto, cabeceia... à barra. típico lance de hélder postiga... acredito que rodrigo tiuí, ou até mesmo saleiro, marcariam facilmente este golo. mas enfim... uns têm falcao, outros têm postiga. cada um tem o que merece.

fc porto - sporting V

22 minutos: lance a papel químico da jogada que deu o único golo até ao momento. só que, desta vez, bruno alves, completamente sem oposição, cabeceou à figura de rui patrício. parece não haver antídoto leonino para este tipo de lances, que são quase como penalty's contra a equipa de paulo bento. e tonel, o único central leonino que consegue vencer duelos pelo ar e cria perigo nos cantos a favor do sporting, está no "banco". fantástico...

fc porto - sporting IV

duas confirmação:
hulk no lado direito, frente a frente com grimi.
falcao ganha lance aéreo a anderson polga e faz o primeiro golo do jogo.
é tudo tão previsível... enfim...

fc porto - sporting III

o jogo ainda nem sequer começou, mas já toda a gente percebeu que hulk vai ser colocado a extremo direito, para apanhar pela frente... grimi, que já não joga oficialmente há largos meses. então na segunda parte, quando as pernas do argentino começarem a dar de si, vai ser lindo de ver. certamente que vamos ter a repetição daquela corrida a dois que teve lugar no ano passado em alvalade, entre hulk e rochemback.

fc porto - sporting II

ou muito me engano ou o falcao não vai ter problemas nenhuns em ganhar todos os lances de bola alta na área do sporting... sim, é isso, paulo bento continua a insistir em anderson polga a titular, o jogador que mais vezes esteve envolvido, pela negativa, nos golos sofridos pelo sporting este ano. tonel, esse, continua no banco...

fc porto - sporting

as hipóteses de o sporting vencer ou empatar no dragão são muito fracas... no entanto, o facto de caneira se ter lesionado durante a semana e, dessa forma, não poder dar o seu "contributo" à equipa de paulo bento, aumenta um bocadinho essas mesmas hipóteses... desta forma, vamos mesmo jogar com onze jogadores, o que é sempre um bom princípio.

sexta-feira, setembro 25, 2009

politiquices

reacção dos políticos quando as sondagens lhes são favoráveis:
- "é um sinal de que o eleitorado está a reagir positivamente ao nosso programa eleitoral e que esta campanha tem sido um sucesso, de norte a sul do país. são números incentivadores e promissores".

reacção dos mesmos políticos quando as sondagens lhes são desfavoráveis:
- "as sondagens têm vindo gradualmente a perder credibilidade e valem o que valem. nós não nos deixamos impressionar pelas sondagens".

quarta-feira, setembro 23, 2009

quem é esta celebridade?


já sabem: uma lata de frisumo de ananás e um queque dan cake de laranja para quem acertar...

pensamento - 6

sinto, por vezes, que domino perfeitamente tudo o que se passa na minha vida, na minha pequena redoma, sem necessidade de aventuras ou surpresas. uns chamar-lhe-iam conformação ou resignação. mas não é. acho que é mais uma plenitude, um estado de alma estacionário, que já percorreu várias estações de serviço ao longo da auto-estrada da vida e agora escolheu uma para ficar, controlando toda a sua área de jurisdição, incluindo as casas de banho e o refeitório.

terça-feira, setembro 22, 2009

pensamento - 5

comecem a preocupar-se seriamente com a qualidade da vossa vida social quando mais de metade dos vossos "qualquer dia temos que tomar um café" são proferidos para "despachar" o vosso interlocutor.

segunda-feira, setembro 21, 2009

emmys 2009 - vencedores


COMEDY SERIES

“Entourage”
“Family Guy
“Flight of the Conchords”
“How I Met Your Mother”
“The Office”
“30 Rock” — WINNER
“Weeds”

DRAMA SERIES
“Big Love”
“Breaking Bad”
“Damages”
“Dexter”
“House”
“Lost”
“Mad Men” — WINNER

MINISERIES
“Generation Kill” (HBO)
“Little Dorrit” (PBS) — WINNER

ACTOR IN A COMEDY
Alec Baldwin - “30 Rock” (NBC) — WINNER
Steve Carell - “The Office” (NBC)
Jemaine Clement - “Flight Of The Conchords” (HBO)
Jim Parsons - “The Big Bang Theory” (CBS)
Tony Shalhoub - “Monk” (USA)
Charlie Sheen - “Two And A Half Men” (CBS)

ACTOR IN A DRAMA
Simon Baker - “The Mentalist” (CBS)
Gabriel Byrne - “In Treatment” (HBO)
Bryan Cranston - “Breaking Bad” (AMC) — WINNER
Michael C. Hall - “Dexter” (Showtime)
Jon Hamm - “Mad Men” (AMC)
Hugh Laurie - “House” (Fox)

ACTRESS IN A COMEDY
Christina Applegate - “Samantha Who?” (ABC)
Toni Collette - “United States Of Tara” (Showtime) — WINNER
Tina Fey - “30 Rock” (NBC)
Julia Louis-Dreyfus - “The New Adventures Of Old Christine” (CBS)
Sarah Silverman - “The Sarah Silverman Program” (Comedy Central)
Mary-Louise Parker - “Weeds” (Showtime)

ACTRESS IN A DRAMA
Glenn Close as Patty Hewes - “Damages” (FX Networks) — WINNER
Sally Field - “Brothers & Sisters” (ABC)
Holly Hunter - “Saving Grace” (TNT)
Mariska Hargitay - “Law & Order: Special Victims Unit” (NBC)
Kyra Sedgwick - “The Closer” (TNT)
Elisabeth Moss - “Mad Men” (AMC)

MADE FOR TELEVISION MOVIE
“Coco Chanel” (Lifetime)
“Grey Gardens” (HBO) — WINNER
“Into The Storm” (HBO)
“Prayers For Bobby” (Lifetime)
“Taking Chance” (HBO)

REALITY HOST
Tom Bergeron - “Dancing With The Stars” (ABC)
Phil Keoghan - “The Amazing Race” (CBS)
Heidi Klum - “Project Runway” (Bravo)
Padma Lakshmi, Tom Colicchio - “Top Chef” (Bravo)
Jeff Probst - “Survivor” (CBS) — WINNER
Ryan Seacrest - “American Idol” (Fox)

REALITY COMPETITION PROGRAM
“The Amazing Race” (CBS) — WINNER
“American Idol” (Fox)
“Dancing With The Stars” (ABC)
“Project Runway” (Bravo)
“Top Chef” (Bravo)

ACTOR IN A MINISERIES OR MOVIE
Kevin Kline - “Cyrano de Bergerac” (”Great Performances”) (PBS)
Brendan Gleeson - “Into The Storm” (HBO) — WINNER
Sir Ian McKellen - “King Lear” (”Great Performances”) (PBS)
Kevin Bacon - “Taking Chance” (HBO)
Kiefer Sutherland - “24: Redemption” (Fox)
Kenneth Branagh - “Wallander: One Step Behind” (PBS)

ACTRESS IN A MINISERIES OR MOVIE
Drew Barrymore - “Grey Gardens” (HBO)
Jessica Lange - “Grey Gardens” (HBO) — WINNER
Shirley MacLaine - “Coco Chanel” (Lifetime)
Sigourney Weaver - “Prayers For Bobby” (Lifetime)
Chandra Wilson - “Accidental Friendship” (Hallmark Channel)

SUPPORTING ACTOR IN A COMEDY
Jon Cryer - “Two And A Half Men” (CBS) — WINNER
Kevin Dillon - “Entourage” (HBO)
Neil Patrick Harris - “How I Met Your Mother” (CBS)
Jack McBrayer - “30 Rock” (NBC)
Tracy Morgan - “30 Rock” (NBC)
Rainn Wilson - “The Office” (NBC)

SUPPORTING ACTOR IN A DRAMA
Christian Clemenson - “Boston Legal” (ABC)
Michael Emerson - “Lost” (ABC) — WINNER
William Hurt - “Damages” (FX Networks)
Aaron Paul - “Breaking Bad” (AMC)
William Shatner - “Boston Legal” (ABC)
John Slattery - “Mad Men” (AMC)

SUPPORTING ACTOR IN A MINISERIES OR MOVIE
Len Cariou - “Into The Storm” (HBO)
Tom Courtenay - “Little Dorrit” (PBS)
Ken Howard - “Grey Gardens” (HBO) — WINNER
Bob Newhart - “The Librarian: Curse of the Judas Chalice” (TNT)
Andy Serkis - “Little Dorrit” (PBS)

SUPPORTING ACTRESS IN A COMEDY
Kristin Chenoweth - “Pushing Daisies” (ABC) — WINNER
Jane Krakowski - “30 Rock” (NBC)
Elizabeth Perkins - “Weeds” (Showtime)
Amy Poehler - “Saturday Night Live” (NBC)
Kristen Wiig - “Saturday Night Live” (NBC)
Vanessa Williams - “Ugly Betty” (ABC)

SUPPORTING ACTRESS IN A DRAMA
Rose Byrne - “Damages” (FX Networks)
Hope Davis - “In Treatment” (HBO)
Cherry Jones - “24″ (Fox) — WINNER
Sandra Oh - “Grey’s Anatomy” (ABC)
Dianne Wiest - “In Treatment”
Chandra Wilson - “Grey’s Anatomy” (ABC)

SUPPORTING ACTRESS IN A MINISERIES OR MOVIE
Shohreh Aghdashloo - “House Of Saddam” (HBO) — WINNER
Marcia Gay Harden - “The Courageous Heart Of Irena Sendler” (Hallmark Hall Of Fame Presentation) (CBS)
Janet McTeer - “Into The Storm” (HBO)
Jeanne Tripplehorn - “Grey Gardens” (HBO)
Cicely Tyson - “Relative Stranger” (Hallmark Channel)

WRITING FOR A COMEDY
“Flight Of The Conchords” - “Prime Minister” (HBO) - James Bobin, Jemaine Clement, Bret McKenzie,
“30 Rock” - “Reunion” (NBC) - Matt Hubbard — WINNER
“30 Rock” - “Apollo, Apollo” (NBC) - Robert Carlock
“30 Rock” - “Mamma Mia” (NBC) Ron Weiner
“30 Rock” - “Kidney Now!” (NBC) - Jack Burditt, Robert Carlock

WRITING FOR A DRAMA
“Lost” - “The Incident” - (ABC) - Carlton Cuse, Damon Lindelof
“Mad Men - A Night To Remember” - (AMC) - Robin Veith, Matthew Weiner
“Mad Men - Six Month Leave” - (AMC) - Andre Jacquemetton, Maria Jacquemetton, Matthew Weiner
“Mad Men” - The Jet Set” - (AMC) - Matthew Weiner
“Mad Men” - “Meditations In An Emergency” - (AMC) - Kater Gordon, Matthew Weiner — WINNER

WRITING FOR A VARIETY, MUSIC OR COMEDY SERIES
“The Colbert Report” (Comedy Central) - Stephen Colbert, Allison Silverman, Richard Dahm, Michael Brumm, Rob Dubbin, Opus Moreschi, Peter Gwinn, Jay Katsir, Frank Lesser, Tom Purcell, Glenn Eichler, Peter Grosz, Barry Julien, Meredith Scardino
“The Daily Show With Jon Stewart” (Comedy Central) - Steve Bodow, Jon Stewart, David Javerbaum, Josh Lieb, Rory Albanese, Kevin Bleyer, Jason Ross, Tim Carvell, John Oliver, Sam Means, Rob Kutner, J.R. Havlan, Rich Blomquist, Wyatt Cenac, Elliott Kalan, Rachel Axler — WINNER
“Late Night With Conan O’Brien” (NBC) - Mike Sweeney, Chris Albers, Jose Arroyo, Dan Cronin, Kevin Dorff, Andres du Bouchet, Michael Gordon, Berkley Johson, Brian Kiley, Todd Levin, Brian McCann, Guy Nicolucci, Conan O’Brien, Matt O’Brien, Brian Stack, Andrew Weinberg
“Late Show With David Letterman” (CBS) - Eric Stangel, Justin Stangel, Michael Barrie, Jim Mulholland, Steve Young, Tom Ruprecht, Lee Ellenberg, Matt Roberts, Jeremy Weiner, Joe Grossman, Bill Scheft, Bob Borden, Frank Sebastiano, David Letterman
“Saturday Night Live” (NBC) - Seth Meyers, Doug Abeles, James Anderson, Alex Baze, Jessica Conrad, James Downey, Steve Higgins, Colin Jost, Erik Kenward, Rob Klein, John Lutz, Lorne Michaels, John Mulaney, Paula Pell, Simon Rich, Marika Sawyer, Akiva Schaffer, John Solomon, Emily Spivey, Kent Sublette, Jorma Taccone, Bryan Tucker

WRITING FOR A MINISERIES, MOVIE OR A DRAMATIC SPECIAL
“Generation Kill - Bomb In The Garden” (HBO)- David Simon
“Grey Gardens” (HBO) - Michael Sucsy, Patricia Rozema
“Into The Storm” (HBO)- Hugh Whitemore
“Little Dorrit” (PBS) - Andrew Davies — WINNER
“Taking Chance” (HBO) - Ross Katz

DIRECTING FOR A COMEDY SERIES
Julian Farino, “Entourage” (Tree Trippers)
James Bobin, “Flight of the Conchords” (The Tough Brets)
Jeff Blitz, “The Office” (Stress Relief) — WINNER
Millicent Shelton, “30 Rock” (Apollo, Apollo)
Beth McCarthy, “30 Rock” (Reunion)
Todd Holland, “30 Rock” (Generalissimo)

DIRECTING FOR A MINISERIES, MOVIE OR DRAMATIC SPECIAL
Susanna White, “Generation Kill” (Bomb in the Garden)
Michael Sucsy, “Grey Gardens”
Thaddeus O’Sullivan, “Into the Storm”
Dearbhla Walsh, “Little Dorrit” (Part 1) — WINNER
Ross Katz, “Taking Chance”
Philip Martin, “Wallander: One Step Behind”

DIRECTING FOR A VARIETY, MUSIC OR COMEDY SERIES
Bruce Gowers, “American Idol” (The Final Three) — WINNER
Jim Hoskinson, “The Colbert Report” (No. 4159)
Chuck O’Neil, “The Daily Show With Jon Stewart” (No. 13107)
Jerry Foley, “Late Show With David Letterman” (Episode 2932)
Hal Grant, “Real Time With Bill Maher” (No. 705), HBO, Bill Maher Prods. and Brad Grey Television in association with HBO Entertainment
Don Roy King, “Saturday Night Live” (Host: Justin Timberlake)

ORIGINAL MUSIC AND LYRICS
“81st Annual Academy Awards,” Song: “Hugh Jackman Opening Number” — WINNER
“A Colbert Christmas: The Greatest Gift of All,” Song: “Much Worse Things”
“The 2008 ESPYS,” Song: “I Love Sports”
“Flight of the Conchords” (Unnatural Love), Song: “Carol Brown”
“A Muppets Christmas: Letters to Santa,” Song: “I Wish I Could Be Santa Claus”
“Saturday Night Live” (Host: Justin Timberlake), Song: “Motherlover”

VARIETY, MUSIC OR COMEDY SERIES
“The Colbert Report,” Comedy Central, Hello Doggie with Busboy Prods. and Spartina Prods.
“The Daily Show With Jon Stewart,” Comedy Central, Central Prods. — WINNER
“Late Show With David Letterman,” CBS, Worldwide Pants
“Real Time With Bill Maher,” HBO, Bill Maher Prods. and Brad Grey Television in association with HBO Entertainment
“Saturday Night Live,” NBC, SNL Studios in association with NBC Studios and Broadway Video

DIRECTING FOR A DRAMA SERIES
Michael Rymer, “Battlestar Galactica” (Daybreak — Part 2), Syfy, R&D TV in association with Universal Cable Prods.
Bill D’Elia, “Boston Legal” (Made in China/Last Call)
Todd A. Kessler, “Damages” (Trust Me)
Rod Holcomb, “ER” (And in The End) — WINNER
Phil Abraham, “Mad Men” (The Jet Set)

sábado, setembro 19, 2009

pensamento - 4

na vida, não existem realmente amigos, sendo a noção de "melhor amigo" completamente lírica e demagógica. na vida real, existem apenas momentos e pessoas que nos proporcionaram esses mesmos momentos.

sexta-feira, setembro 18, 2009

reflexão

serei eu próprio alguma vez capaz de atingir os padrões, em termos de personalidade, que procuro nas outras pessoas?

"this love"



craig armstrong & elizabeth fraser

This love
This love is a strange love
In that it can lift a love
This love

This love
I think I'm gonna fall again
And ever when you held the hand
And turn 'em in your fingers, love

This love
Now rehearsed we stay, love
Doesn't know it is love
This love

This love
Doesn't have to feel love
Doesn't care to be love
It doesn't mean a thing
This love

This love loves love
It's a strange love, strange love

This love
This love
This love is a strange love, strange love
I'm gonna fall again love
Doesn't mean a thing
Think I'm gonna fall again
This Love

break your heart - natalie merchant



uma das minhas vozes femininas preferidas.

true - the frames



I find it so hard to be true
And all these lies I'm telling you
Are little anchors in my chest
That pull us down into this mess

I find it easy to distract
And just as soon as you turn your back
I'll be gone again

I find it so hard to be true
And all the secrets I keep from you
Are like a blackness in my heart
That only tears us both apart

I find it easy to pretend
That we're not heading for our end
That's why I'm telling you

I built a wall, I cut you off
Now there's now lies, that's gonna fix this up
I played the saint and a saint I ain´t
Now all the hurt is here again....here again

I find it so hard to be true
But I'm gonna try my best for you
And every distance that we've known
Will disappear before too long

And every line we've ever drawn
Will be erased before we're gone
And this I swear to you

I built a wall, I cut you off
No there's no lie that's gonna fix this hurt
I played the saint, I cursed your name
Now there's no one but myself to blame, that you're gone

wait.....

We had it down in the end to
You know I hate it this way
You keep on pushing on me
They say it's never too late
I'm afraid it is now for me

When every word that you say
I can't know how I can believe
And now you've pushed me away
Till I was way beyond me

I know I'll be lonely without you
But there's no fight left in me
I'm breaking down all the walls
You slowly built around me

Why do you ask for my trust?
When you're not worthy of it?
I find it hard to adjust
To the lines you're drawing for me.

here's where the story ends



the sundays (excelente banda!)

terça-feira, setembro 15, 2009

GF esmiúça os sufrágios


ricardo araújo pereira não é jon stewart, mas, em portugal, é o que temos de mais parecido. o programa segue exactamente a mesma linha orientadora de "the daily show", incluindo a entrevista na segunda parte do programa, ricardo araújo pereira e os restantes "gatos" foram igualmente apanhar alguns tiques ao programa de jon stewart, como os silêncios constrangedores e os ares incrédulos (seguidos dos tais silêncios) sempre que algo mais disparatado ou fora do contexto é dito. o programa de estreia foi melhor do que o de hoje, até pelo facto de o programa de ontem ter sido mais parecido com o "the daily show", de jon stewart. hoje, as rubricas estiveram mais próximas de um "diz que é uma espécie de magazine", sobretudo a participação de tiago dores, num segmento sobre o tempo de antena do ptp, a fazer lembrar, claramente, os "tesourinhos deprimentes". em relação às entrevistas, ricardo araújo pereira pareceu menos nervoso com josé sócrates do que com manuela ferreira leite e, não apenas por isso, mas também, a entrevista com o primeiro-ministro foi mais divertida, mais espontânea e mais informal. hoje, manuela ferreira leite parecia que pesava todas as palavras antes de as proferir, sempre com medo de proferir gaffes, contando com a conivência (reverência?) do entrevistador, que nunca ousou provocar em demasia a candidata do psd, como o fez, no dia anterior, com josé sócrates.
apesar da sua curta existência, em virtude de o programa acabar a 23 de outubro, acredito que o seu impacto vai ser maior, junto do eleitorado, do que os entediantes debates entre os líderes dos cinco maiores partidos nacionais. e, claro, sabe sempre bem ver regressar os "gato fedorento" ao terreno que eles melhor dominam, mesmo que seja num programa cujo conceito é "roubado", descaradamente, a "the daily show", de jon stewart. mas, lá está, a copiar... que se copiem os melhores.

lições de maturidade

por vezes, os nossos filhos dão-nos autênticas lições de maturidade, especialmente quando o panorama se apresenta com algumas nuvens negras. quis o destino que, este ano lectivo, os meus filhos mudassem ambos de escola. o pedro passou para o 5º ano e, consequentemente, mudou para outra escola, para iniciar o 2º ciclo. a mariana, que ainda não tem idade para frequentar a escola que o pedro deixou, por ter ainda apenas 4 anos, mudou de jardim-de-infância, neste caso de um particular para um municipal. os meus filhos têm seis anos de diferença, nasceram precisamente no mesmo dia, 27 de março, e, a partir de ontem, a mariana passou a frequentar o mesmo jardim-de-infância que o pedro frequentou, para onde entrou com a mesma idade que ela. ou seja, há seis anos atrás estávamos bastante preocupados com a reacção do pedro no seu primeiro dia de "escolinha". ontem, seis anos depois, foi a vez da mariana...
como seria de esperar, o nervosismo foi-se instalando em ambos conforme o início do ano escolar se ia aproximando. na última semana de férias era bem visível nas suas faces a ansiedade, misturada com uma pontinha de receio, natural e compreensível para quem vai passar a frequentar uma escola diferente, com colegas, professores e auxiliares diferentes.
ontem, chegou finalmente o dia! o pedro não teve aulas, mas sim uma apresentação oficial da directora de turma, da escola e das suas condições, regras e serviços. portanto, como teve durante toda a manhã a companhia da mãe, as coisas correram muito bem e ele mostrou-se bastante entusiasmado com a escola, especialmente com a biblioteca. hoje, já teve aulas, almoçou na escola e começou, enfim, a conhecer a fundo a escola que vai frequentar durante cinco anos. já conhece bem as suas responsabilidades, os cuidados a ter com o cartão da escola, com a marcação prévia das refeições, o cacifo, etc.. é um mundo novo para ele e, nós, como pais, conhecedores da sua personalidade, sempre pouco dado a mudanças, receávamos que o "impacto" fosse maior. afinal, hoje, quando a mãe lhe telefonou, a combinar a hora para o ir buscar, ele estava eufórico, radiante, dizendo que o dia tinha sido espectacular e que até tinha comprado uma garrafa de água no bar, "que só custou 10 cêntimos". obviamente, respiramos de alívio, porque o pedro sempre demonstrou menor capacidade de integração social do que a irmã (adivinhem lá a quem é que ele sairá?). por isso, este entusiasmo todo logo nos primeiros dias na escola nova não pode deixar de ser considerado um sinal divino. o rapaz está a crescer, está motivado, a ganhar maturidade e cada vez mais responsabilidades e está a encarar tudo de frente, com um sorriso enorme estampado na face. é sinal de que nós, pais, devemos ter feito alguma coisa bem... esperemos que continue sempre assim...
o caso da mariana é diferente. passou dois anos no atl da confraria santa eulália, em repeses, onde se entrosou perfeitamente, tão bem que as educadoras ainda hoje não nos perdoaram pelo facto de a tirarmos de lá. mas convenhamos, as diferenças no final do mês são muito grandes... em todo o caso, ainda tinhamos algum receio de que a mariana, como adorava o atl, os colegas e as educadoras, pudesse chegar à "escolinha" nova e sentir saudades da antiga, porque, basicamente, não conhecia quase ninguém, apenas um miúdo que foi colega seu no atl no ano passado (que ela repetidamente dizia que era o namorado dela). afinal, ontem, no seu primeiro dia, integrou-se perfeitamente, como se lá tivesse passado os dois anos anteriores. almoçou muito bem, brincou com os colegas novos e "portou-se lindamente", como me afirmou uma das auxiliares quando telefonei para lá, ao início da tarde de ontem, para saber como é que ela se estava a portar. hoje saiu de casa toda satisfeita, com a mochila às costas, a imitar o irmão, com real vontade de ir para a escola nova. é altura de conhecer novos amigos, de criar laços de amizade com os colegas e com a professora e as auxiliares. e isso, para a mariana, não é nada assustador, antes pelo contrário. certamente... não sai ao pai nesta matéria.
ontem, quando chegaram a casa, havia um misto de euforia e alívio nos seus rostos. afinal, ir para uma escola nova nem era assim uma experiência tão assustadora como poderia parecer no início. a euforia vinha, precisamente, desta conclusão.
tantas semanas de angústia e, afinal, foi tudo tão fácil e simples. tanto para eles, como para nós...

pensamentos - 4

enquanto solteiros, os homens avaliam os eventos sociais somente pela quantidade e qualidade das mulheres que estarão presentes; enquanto casados, perguntam se vão lá estar mais homens para poder conversar, minimizando assim a "seca". com o passar dos anos, o convívio social esboroa-se das nossas prioridades...

patrick swayze


(1952 - 2009)
o actor patrick swayze faleceu ontem à noite, aos 57 anos, depois de uma luta de quase dois anos contra o cancro no pâncreas. segundo a sua agente, annett wolf, "patrick swayze passed away peacefully today with family at his side after facing the challenges of his illness for the last 20 months.” o mundo ficou a saber da doença do actor em março de 2008, quando os relatórios médicos apontavam que swayze só teria, no máximo, três meses de vida. o actor, no início deste ano, afirmou-se optimista, no programa televisivo de barbara walters, no canal abc: "i'd say five years is pretty wishful thinking, two years seems likely if you're going to believe statistics. i want to last until they find a cure, which means i'd better get a fire under it." apesar da luta e da força de vontade do actor, a doença acabou por vencê-lo na noite de ontem. patrick swayze deixa uma obra cinematográfica de altos e baixos, cujos expoentes máximos foram os filmes "dirty dancing" (1987), "ghost" (1990) e "point break" (1991). no céu passará a brilhar mais uma estrela...

segunda-feira, setembro 14, 2009

pensamentos - 3

fazia-me bem conhecer pessoas novas, sobretudo daquele tipo de pessoas que não me irrita automaticamente quando abre a boca ou se mexe...

domingo, setembro 13, 2009

vitória adia mudanças necessárias

apesar da vitória e dos três pontos, é gritante a falta de mecanismos deste sporting, que até tem mais tempo de trabalho que os seus mais directos adversários, em comparação com o que se vê nos jogos do fc porto e do benfica. salta igualmente à vista o vasto leque de opções de jesualdo ferreira e jorge jesus, contrastando com a falta delas para os lados de alvalade. hoje, marco caneira esteve dez minutos em campo e, basicamente, só fez asneiras. passes sem nexo, má colocação no terreno, a bola parece que queima quando lhe chega aos pés. não adianta insistir, deixem lá o homem ir para a junta de freguesia de almargem do bispo, não insistam mais, por favor. e, por sorte, pereirinha estava lesionado, caso contrário teríamos a substituição do costume, saindo abel.
aos 75 minutos, ainda o marcador não tinha funcionado, dei por mim a preferir que o sporting perdesse o jogo do que o vencesse nos últimos minutos, sem merecer. mas lá apareceu liedson, o eterno salvador, num lance fortuito, totalmente caído do céu, a apontar o golo que valeu os três pontos. desta forma, nada se vai alterar e, como toda a gente já viu, as coisas têm que mudar. a equipa apresenta um jogo triste, sem rasgo, sem chama, sem motivação. não sei se este sentimento veio do treinador para a equipa ou vice-versa, porque não se vê paulo bento a corrigir ou a incentivar os seus jogadores durante o jogo, parece conformado, instalado confortavelmente na sua poltrona de treinador do sporting há quatro anos. é altura de dizer "basta". até o sporting de materazzi, waseige, jozic e fernando santos jogava melhor; o sporting de josé peseiro jogava muito melhor. a equipa tarda em amadurecer, há jogadores que se vê claramente que não evoluíram nestes anos de paulo bento, antes estagnaram, cristalizaram na sua mediania. abel não dá mais do que isto que se viu hoje; pereirinha idem; rui patrício não convence ninguém (ainda hoje ficou bem provado num lance da primeira parte); djaló é mais inconstante do que o preço dos combustíveis, capaz do melhor e do pior no mesmo lance; miguel veloso é o rei dos passes para o lado e para trás (sem esquecer as famosas rodopiadelas inconsequentes, mesmo que não tenha ninguém à sua volta num raio de 3 metros); adrien nunca mais "explode"; saleiro e andré marques parece que ainda jogam nos juniores; joão moutinho não evolui, antes pelo contrário, parece cada vez mais básico (remate sofrível, capacidade de passe longo abaixo da média, cada vez menor influência na manobra ofensiva da equipa). a juntar a tudo isto, reparem bem na diferença de arcaboiço entre o capitão do sporting e os do fc porto e do benfica... luisão e bruno alves são dois "armários" que impõem respeito e, aos olhos dos árbitros, são jogadores que até receiam confrontar. moutinho, ao lado deles, é apenas uma mosca. mas também, se formos a ver, no plantel do sporting não há nenhum "armário". tínhamos o rochemback, com corpanzil para trabalhar como porteiro da kremlin, mas esse já foi embora (e ainda bem!). que diabo, o luís vidigal está sem clube (esteve no estrela da amadora no ano passado) e ainda era capaz de dar algum jeito ao sporting. foram buscar o angulo, que não é muito mais novo...
vitórias como esta, de hoje, contra o paços de ferreira, apenas servem de remendo, é como arrumar uma casa e varrer todo o lixo para debaixo dos sofás e dos tapetes. parece que está tudo limpo mas, no fundo, a lixeira está lá toda...

quem havia de ser?

liedson, claro! quem mais?

diferenças...

quem viu, como eu, o fc porto, ontem, "cilindrar" o leixões na primeira parte, chegando aos 4-0; e viu, hoje, o benfica, com a maior da facilidades, golear o belenenses no restelo, não pode, ao ver hoje estes 55 minutos, até agora, do sporting contra o paços de ferreira, e pensar que a equipa de paulo bento terá alguma hipótese de lutar pelo título. é tudo muito mau. incrivelmente mau...
mas, lá está, "paulo bento forever"...

"olá, este é o angulo e vai jogar com vocês"

meio-campo do sporting, hoje, contra o paços de ferreira:
miguel veloso, vukcevic, joão moutinho e angulo.
angulo chegou ao sporting no início de setembro, precisamente quando os seus três colegas do meio-campo foram representar as suas selecções. assim sendo, e visto que os jogadores, depois de regressarem das respectivas selecções, só tiveram, no máximo, dois treinos antes do jogo de hoje, não seria de esperar o que sucedeu nesta insuportável primeira parte do jogo? notou-se claramente que angulo era "um peixe fora de água", sem rotinas, sem ritmo de jogo, sem ligação nenhuma com os seus colegas de equipa...
enfim... é mais um daqueles erros de palmatória de paulo bento, que, mais uma vez, voltou a deitar fora 45 minutos. a primeira parte do jogo contra o paços de ferreira chegou a roçar a "qualidade" de um jogo de futebol amador, de tão fraca que foi, sem oportunidades de golo, sem lances de perigo, sem que uma equipa fizesse três passes seguidos, a não ser para trás (e neste aspecto, miguel veloso é rei e senhor), repleto de perdas de tempo, de faltas que só um árbitro português assinala, de meia dúzia de cartões amarelos (o de vukcevic é hilariante)...
nem o hungria - portugal foi assim tão entediante...

pensamentos - 2

quanto maior for o grau de imprevisibilidade das pessoas, mais interessantes elas se tornam aos olhos de pessoas previsíveis...

pensamentos - 1

é mais fácil ser-se sempre fiel se ninguém quiser ir para a cama contigo...

sexta-feira, setembro 11, 2009

os discos dos "meus" anos 90

quando uma pessoa tem algum tempo para "queimar", e sendo um fanático por música, acaba por saber muito bem ir ouvir os discos antigos. a década de 90 ficará para sempre com o rótulo da década em que comprei mais discos (cd's), isto porque na década de 80 só comprei discos de vinil e na actual... bem... vocês sabem, já não é preciso comprar, vai-se buscar. desta forma, a minha prateleira dos cd's é composta maioritariamente por discos dos anos 90, em que efectivamente gastei dinheiro, fosse por gostar das bandas ou por ter gostado o suficiente de um single para me decidir a comprar, sem reservas, o disco. escolhi, por isso, alguns dos discos mais marcantes dos "meus" anos 90, aqueles em que "investi", para que, uma dezena de anos depois, ou mais, pudesse fazer este post. sem nenhuma ordem de importância ou de cronologia, eles aqui ficam:

the soft bulletin - the flaming lips
grace - jeff buckley
still life - perry blake
violator - depeche mode
blue bell knoll - cocteau twins
nowhere - ride
everybody else is doing it, so why can't we? - the cranberries
rage against the machine - rage agains the machine
disintegration - the cure
going blank again - ride
heaven or las vegas - cocteau twins
who can you trust? - morcheeba
the bends - radiohead
our time in eden - 10,000 maniacs
dead bees on a cake - david sylvian
fashion nugget - cake
down colorful hill - red house painters
the trinity session - cowboy junkies
sahara blue - hector zazou
everclear - american music club
milk & kisses - cocteau twins
parachutes - coldplay
this way out - idaho
the caution horses - cowboy junkies
yes - morphine
angel dust - faith no more
wish - the cure
mercury - american music club
mellon collie and the infinite sadness - the smashing pumpkins
california - mr. bungle
red house painters (rollercoaster) - red house painters
and she closed her eyes - stina nordenstam
ok computer - radiohead
copper blue - sugar
san francisco - american music club
static & silence - the sundays
four-calendar café - cocteau twins
when i look in your eyes - diana krall
among my swan - mazzy star
dummy - portishead
songs for a blue guitar - red house painters
60 watt silver lining - mark eitzel
a rush of blood to the head - coldplay
gentlemen - the afghan whigs
garbage - garbage
the sophtware slump - grandaddy
achtung baby - u2

dois dias de folga

ora deixa cá ver uma forma de iniciar isto... pode ser assim: está calor, muito calor, daquele tipo de calor em que uma pessoa nem está bem em casa nem na rua. as aulas só começam na segunda-feira e, nesta contagem decrescente, coube-me ficar com as crias ontem e hoje. o pior é arranjar programa quando, de um momento para o outro, o céu se enche de nuvens e surge uma trovoada vinda sabe-se lá de onde. está um calor abafado, daquele que torna mais complicada a tarefa de respirar, tendo trovejado, sempre por volta da mesma hora (16h/17h), nos últimos dias. a minha sorte é que os meus filhos não se importam minimamente de ficar por casa. assim, ontem fomos ao clube de vídeo alugar uns quantos filmes para eles e tanto ontem como hoje tiveram direito a uma matiné ao fim do almoço. hoje até pequeno-almoço na cama houve, enquanto víamos o filme das bratz. a mariana está, lentamente, a trocar as winx pelas bratz. enfim, estamos sempre a evoluir, não é? já o pedro, quando consegue dar algum descanso à playstation, está naquela fase em que já não se importa se o filme não for dobrado para português, o que é óptimo para uma melhor compreensão e apreensão do inglês. como ele, este ano, também vai ter espanhol, nós andamos a comprar os fascículos da série "verão azul", uma das gratas memórias da minha adolescência, juntamente com "os pequenos vagabundos".
como "quality time" para mim, ou seja, uma forma de fazer render estes dois dias de folga do trabalho, "desforro-me" à noite, ou melhor, de madrugada. ontem joguei playstation até às 3h e depois ainda fui ver episódios do "joey" até às 4h30.
agora que olho lá para fora, vejo que hoje a trovoada parece não querer aparecer. se eu soubesse isto ontem, hoje teria ido com eles às piscinas. enfim... é sempre assim. se tivessemos ido, havia trovoada, de certeza; como não fomos...

"everytime i'm with you" - jason lytle



everytime i'm with you
i am drunk
and you are too
well, what the hell
else are we
supposed to do

yea, everytime you come by
we get so trashed
stay up all night
well, it's all wrong
but it's all right
yea, it's alright

and everytime i'm with you
i'm fucked up
and you are too
well, what the hell
else are we
supposed to do

everytime everytime everytime everytime everytime everytime i'm with you
i guess it's true

domingo, setembro 06, 2009

dinamarca - portugal - X

as ténues esperanças de portugal se qualificar para o mundial 2010 dependem, fortemente, de um resultado negativo da suécia na dinamarca. ora, os dois países são vizinhos(e os escandinavos costumam olhar uns pelos outros nestas coisas do futebol) e, na altura em que se defrontarem, a dinarmarca já terá a qualificação "no bolso". portanto, será uma hipótese muito provável assistirmos a um jogo do género alemanha - áustria, do mundial de 1982, em que um empate qualificava as duas equipas para os oitavos-de-final da prova, vendo-se essencialmente passes para o lado e para trás e nenhuma tentativa de atingir a baliza do adversário. ou então, pura e simplesmente, a dinamarca deixa a suécia vencer, para esta ficar a salvo de qualquer surpresa. isto porque, em caso de igualdade pontual entre suecos e portugueses, ficará em segundo lugar a equipa com melhor goal-average e, neste momento, os suecos têm um golo de vantagem.
eis os jogos que faltam disputar:

dia 9 de setembro:
hungria - portugal (é imperativo ganhar, caso contrário "adeus mundial")
malta - suécia (rezemos para que a suécia marque poucos golos)
albânia - dinamarca (se vencer, a dinamarca fica praticamente apurada)

dia 10 de outubro:
portugal - hungria (caso tenha vencido na hungria, interessa ganhar e por muitos)
dinamarca - suécia (o tal jogo entre "vizinhos", que pode "tramar" portugal)

dia 14 de outubro:
suécia - albânia (era bom que a albânia fosse lá empatar, como empatou em portugal)
dinamarca - hungria (provável jogo da consagração dinamarquesa)
portugal - malta (ordem para marcar muitos golos, de preferência mais de trinta e quatro...)

sábado, setembro 05, 2009

dinamarca - portugal - IX

sempre detestei os chamados "jogadores-vedeta" e o facto de serem insubstituíveis, mesmo que não estejam a jogar absolutamente nada. detesto ainda mais os treinadores que pactuam com este estado de coisas. cristiano ronaldo, tirando dois lances na primeira parte, não jogou absolutamente nada que justificasse a sua presença no relvado durante os 90 minutos. mas lá está, ronaldo sabe que, jogue o que jogar, nunca será substituído, mesmo que falhe quinze golos de baliza aberta. o facto de a equipa técnica se "encostar" autenticamente ao suposto "melhor jogador do mundo", considerando-o intocável e titularíssimo, denuncia uma constrangedora falta de ideias e uma subserviência acéfala, que acaba por definir muito bem a integridade das pessoas que temos a liderar os destinos da nossa selecção nacional de futebol.
o tal jogador que estava engripado para jogar por portugal frente ao liechenstein (treinando no dia seguinte ao jogo junto dos seus colegas do real madrid), joga quando quer, como quer e onde quiser. hoje, decidiu jogar frente à dinamarca. na segunda parte, foi um dos piores portugueses em campo (o outro foi duda), mas faltou-lhe a mesma "honestidade" que o afastou do jogo contra o liechenstein, em que uma gripe poderia afectar o seu rendimento, para solicitar à equipa técnica a sua substituição. cristiano ronaldo deve entender que tem já um estatuto diferente dos seus colegas e que, por exemplo, quando passa uma bola a um colega não tem que correr logo a seguir para se desmarcar, não pode meter o pé num lance dividido porque se pode lesionar e, acima de tudo, nunca pode ser substituído. era assim com scolari, é assim com queirós. é este tipo de "vedetismo", aliado à subserviência dos seleccionadores nacionais, que nos vai custar muitas desilusões enquanto cristiano ronaldo não se reformar. com a idade que tem, já é capitão da selecção, apesar de não ser o jogador com mais internacionalizações, e é completamente intocável e inatacável. portanto, que motivação terá cristiano ronaldo para render o máximo pela selecção? se é sempre titular, jogue o que jogar...
para já, o jogador mais caro de sempre vai ficar de fora do mundial 2010, o que talvez até lhe dê jeito, porque assim tem muito mais tempo de férias...

dinamarca - portugal - VIII

liedson, claro! quem mais?

dinamarca - portugal - VII

última substituição de portugal:
saiu meireles, que até remata bem de longe, entrou nuno gomes.
os cinco jogadores defensivos ainda estão em campo...
será para perdermos por poucos?

dinamarca - portugal - VI

pepe, bruno alves, ricardo carvalho, duda e bosingwa. cinco jogadores de cariz defensivo.
faltam 15 minutos, portugal está a perder por 1-0, está a um quarto de hora de se despedir do mundial 2010 e estes jogadores ainda estão em campo. em onze jogadores, seis deles (com o guarda-redes) são jogadores defensivos. terá isto alguma lógica?...

dinamarca - portugal - V

curiosa ironia esta:
na primeira parte, portugal apresentou um meio campo capaz de levar jogo até à área da dinamarca e não tinha avançados para fazer o resto, ou seja, marcar golos;
na segunda parte tem precisamente o inverso.
e era tão simples queirós... bastava ter iniciado o jogo com liedson em vez de simão.
apenas isso...

dinamarca - portugal - IV

portugal nunca tem a mínima sorte com os árbitros. lá está outra grande semelhança entre carlos queirós e paulo bento... incrível como o árbitro de hoje nunca marca faltas sobre ronaldo ou qualquer jogador português junto à área dinamarquesa e não hesita em marcá-las quando são ao contrário.

dinamarca - portugal - III

se nani não é melhor, ou pelo menos está em muito melhor forma, do que simão, vou à áfrica do sul e já venho...

dinamarca - portugal - II

simão é, de longe, o jogador mais infeliz de sempre ao serviço da selecção nacional (duas oportunidades de golo claras na primeira parte). curiosamente, ou talvez não, é o jogador com mais internacionalizações... pessoalmente, nunca o vi fazer nada de jeito ao serviço da selecção. o mesmo acontece com... cristiano ronaldo.

dinamarca - portugal - I

como era de prever...
os quatro jogadores do sporting estão no banco de suplentes.

afinal o jogo é para ganhar, ou não?
tanta celeuma com a convocatória de liedson para, afinal, ficar no banco, num jogo em que é imperioso ganhar.

questões pertinentes:
tiago e raúl meireles de início? carlos queirós está a ficar cada vez mais parecido com paulo bento e o seu losango. se é preciso vencer o jogo, há que existir coragem para apostar num 4x3x3, de início. se estiver 0-0 ao intervalo, como parece vir a acontecer, pelo rumo do jogo, toda a gente vai chegar à conclusão que carlos queirós desperdiçou 45 minutos, porque na segunda parte vai apostar, seguramente, num 4x3x3, com a entrada de liedson e a saída de tiago ou meireles. mas volto a colocar a questão: se é necessário vencer o jogo, por que raio não se aposta logo tudo de início? caso portugal lograsse atingir a vantagem no marcador, na segunda parte reforçava-se o meio-campo ou a defesa. mas isto é típico, esta teimosia do "esperar para ver" em vez do "vamos para cima deles e vencer o jogo" já é habitual.

(entretanto, a dinamarca marcou...)
lá está... agora lá vai queirós rectificar tudo, ou seja, colocar a jogar a equipa que deveria iniciar o jogo. só que agora... tem menos 45 minutos para chegar à vitória. é típico...

boas notícias, finalmente...


"caneira avança para a política
o defesa do sporting candidata-se à presidência da junta de freguesia de almargem do bispo. fernando seara patrocinou nova carreira. marco caneira apresentou a candidatura pelo psd à presidência da junta de freguesia de almargem do bispo, em Sintra. ao lado de fernando seara, presidente da autarquia, e de ângelo correia, figura do partido, o jogador do sporting, cujo lema de campanha é «dedicação total a almargem do bispo», organizou um jantar no qual juntou mais de 600 apoiantes". - in abola.pt

gostei, particularmente, da parte em que caneira fala em "dedicação total a almargem do bispo". é uma pena que, dessa forma, se ganhar as eleições, não tenha disponibilidade para continuar a jogar no sporting. é, realmente, uma pena...
agora só falta convencer o pereirinha a candidatar-se à junta de freguesia de salvaterra de magos, rui patrício à junta de freguesia de carrazeda de ansiães, abel à junta de bobadela, andré marques à junta do carregado, hélder postiga à junta de canidelo e saleiro à junta de freguesia de baixa da banheira... será uma pena perder todos eles, mas certamente que serão melhores políticos do que futebolistas... também não é preciso muito...

sexta-feira, setembro 04, 2009

tvigate

manuela moura guedes, na redacção da tvi, na passada quarta-feira:
- pessoal, vamos para o ar na próxima sexta-feira e não temos nada palpável para atacar o sócrates. nem freeport, nem tgv, nem aeroporto... nada. que vamos fazer? as eleições estão aí à porta e é preciso atacar o mais rapidamente possível. não têm nada que possamos exacerbar e transformar num escândalo?
- ó manela, eu só aqui tenho uma multa de estacionamento do sócrates, de 2006, no parque das nações...
- eu tenho declarações de uma antiga namorada do sócrates, em que ela revela que ele sofria de ejaculação precoce...
- eu posso sempre ligar ao quique flores a perguntar-lhe como era o sócrates como vizinho, se fazia muito barulho à noite, se pagava o condomínio a tempo e horas, etc...
- bolas pá, isso não é nada!! nada!! eu quero tramar o homem. como é que vamos fazer isso?

no dia seguinte, a direcção de informação da tvi demitiu-se em bloco, depois de ter sido anunciado o fim do jornal nacional de sexta-feira apresentado por manuela moura guedes...

paciência e tolerância nos valores mínimos


à medida que vou ficando mais velho, a tendência natural será ficar cada vez mais parecido com a personagem william "d-fens" foster, interpretado por michael douglas no filme "falling down", em 1993. e não estou a falar em termos físicos...

terça-feira, setembro 01, 2009

"unintended" - muse



com dedicatória especial...

joey


doze anos da personagem joey tribbiani na televisão. de 1994 a 2004 na série "friends"; e de 2004 a 2006 na série "joey", que apenas teve direito a duas temporadas. nascido a 25 de julho de 1967, o actor matt le blanc é, assim, responsável por uma das personagens televisivas com mais anos de presença consecutiva na televisão.
embora "joey" seja um produto de menor qualidade, quando comparado com "friends", para mim era obrigatório ter as duas temporadas da sitcom que "deu" mais dois anos de vida a joey tribbiani, a única personagem de "friends" a ter esse privilégio. ficam assim completos, na minha dvdteca (se é que o termo existe), os doze anos de joey tribbiani.

liedson com um país às costas


bolas, o liedson agora está na selecção portuguesa de futebol. lá vou ter que torcer novamente por portugal (já não bastava as desilusões que o meu clube me dá...). já estava tão habituado a que os jogos da selecção nacional não aquecessem nem arrefecessem. agora, com o "levezinho", é outra coisa. só tenho pena que ele apareça assim, de pára-quedas, nos jogos mais difíceis desta qualificação. é demasiada pressão para ele. já não bastava o período de jejum no sporting, quebrado no fim de semana passada, agora terá um país inteiro à espera que ele marque golos e resolva um problema que jogadores como cristiano ronaldo, simão, nani, hugo almeida, danny e edinho não souberam resolver, para ver se ainda podemos sonhar com o mundial 2010.