terça-feira, janeiro 10, 2012

6 anos de "nuvens da alma"


parece que foi ontem, por volta da hora de almoço, mas não foi. aconteceu em 2006, não sei precisar a que horas, mas se eu precisar peço a alguém. eram outros tempos, o país vivia em evidente ostentação, enriquecendo a olhos vistos à custa das especiarias vindas das colónias. esperem, esperem... sim, é isso, das colónias. índia, angola, brasil, vaticano, essas todas.
o espírito que presidiu à criação deste blogue já não está entre nós. poucos meses depois arranjaram-lhe, finalmente, uma vaga no céu. a sua eleição não tinha sido pacífica, porque patrick swayze impugnou por quatro vezes as eleições. de qualquer forma, o espírito cumpriu a sua missão e o "nuvens da alma" viu a luz do dia, pela primeira vez, no dia 10 de janeiro de 2006. a sua primeira reacção foi semelhante à de antónio guterres quando lhe pediram para quantificar o valor do pib nacional, mas rapidamente aprendeu o "abc"das lides blogosféricas e, seis meses depois, já ia na letra "p".
pode-se questionar a importância de um blogue, é evidente que se pode; mas aqui chegados detestaria que alguém o fizesse. afinal de contas, já nos conhecemos há tanto tempo e, sinceramente, não tenho pachorra nenhuma para essas merdas. um blogue é um diário, é um semanário, um mensário (como os livros do josé rodrigues dos santos), um amigo, um primo que já não vemos há muito tempo, uma ex-namorada que nos vem devolver a t'shirt dos marillion que deixámos em casa dela em 1987. é importante porque é nosso e porque não é preciso aspirar o chão todos os dias. está sempre limpo e imaculado, como a elsa raposo.

para os mais lamechas, aqui ficam os links para os aniversários anteriores. volto já de seguida para desenvolver aquela história da t'shirt dos marillion:

não são raras as vezes em que me apetece olhar para trás... mas vou deixar isso para outra altura, porque se o fizer agora vou verificar que me esqueci de levantar a mesa depois de jantar. foram muitos os bons momentos que aqui ficam tatuados, assim como uma espécie de raúl meireles dos blogues. o nuvens foi crescendo, devagarinho, compassadamente, ao ritmo de um discurso de vítor gaspar, e chega assim, hoje, nesta gélida noite, ao sexto aniversário. se fosse uma pessoa, estaria agora a ir para a escola, o que seria uma estupidez de todo o tamanho, porque é uma da manhã e a escola deve estar fechada. mas fica registada a sua impertinência e insubserviência perante as regras instaladas, a sua rebeldia e fúria contra a máquina, porque deveria haver aulas à uma da manhã. afinal, os pais também precisam da sua privacidade e de ter a casa só para eles durante a noite.
ter um blogue é como ter um familiar no hospital. sabemos que está lá internado, mas só lá vamos quando nos apetece. e depois é sempre uma confusão do catano para arranjar estacionamento, subir aquelas escadas todas, porque elevador nem pensar. enfim... nem queiram saber. de certa forma, acho que cilíndrica, acaba por ser libertador, porque não há prazos, obrigações, deadlines, patrões ou salários em atraso. há poucas coisas mais dolorosas do que escrever por obrigação. bem, talvez andar de patins numa loja da vista alegre. ou mergulhar numa piscina de arame farpado. mas fora isso...
neste sexto aniversário queria aproveitar para vos convidar (era disto que certamente estariam à espera, depois deste paleio todo, de um convite para copos e tal, uma bruta festança, com bar aberto, música ao vivo, festa de espuma, miss t'shirt molhada, touro mecânico, máquina de tetris, torneios de cubo mágico, strip poker, jogo da malha, quarto escuro)... para o sétimo aniversário. será daqui a um ano, precisamente, portanto podem já marcar na vossa agenda: 10 de janeiro de 2013. nem vos passa pela cabeça a quantidade de surpresas reservadas para daqui a um ano. provavelmente passará um pouco mais abaixo, mas não vos vai acertar.
o dia ainda agora nasceu, mas a noite já vai longa. e ainda tenho a mesa para levantar... espero que continuem a passar por cá, por este singelo cantinho, e que tragam alguma coisa. vinho, por exemplo. alentejano. não sejam forretas, vá. monte velho, borba, esporão...

p.s. - para os que leram isto tudo até aqui, o meu respeito e admiração.
p.s. 2 - para os que estavam à espera do desenvolvimento daquela história da t'shirt dos marillion, ele aqui está: era vermelha.
p.s. 3 - quem me dera... a minha velhinha playstation 2 já está a dar o berro.
p.s. 4 - não, ainda não levantei a mesa...
p.s. 5 - pronto, já que chegaram até aqui, o meu muito obrigado, pela inspiração, pela paciência, pelo estímulo, pelo sim, pelo não, a estas simpáticas e queridas pessoas: paula, pedro, mariana, ricardo, tadeu, sara, tânia, carla, anabela, augusta, cláudia, pedro henrique (que faz anos hoje), filipe, joaquim alexandre, alessandra, marco, ana, paulo, ana paula, susana e mais algumas que agora não me estou a lembrar. e sim, já vou levantar a mesa...

10 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns caro amigo!!! Sim porque no fundo somos quase familiares... Daqueles afastados que nunca se vêem ;) adorei o texto (as usual)

P.S. Levantaste a mesa?
T

josé alberto lopes disse...

bolas... o raio da mesa...
obrigado pelo comentário e pela paciência. és certamente uma das leitoras mais antigas deste estaminé e por isso já merecias um prémio qualquer. se preferires dinheiro, dá-me só meia hora para ir ao multibanco.
beijo e um caloroso obrigado, cara familiar afastada!

tadeu disse...

a idéia de que alguém pode ficar com uma t-shirt dos marillion tanto tempo e mais a devolver preocupa-me.
não quero mais ver aquela t-shirt dos scorpions... :)

quem escreve assim não é gago, não senhor.
a idéia de um blogue ser um doente internado a espera de visita é a frase do ano! :)
parabéns mas quem agradece sou eu ;)
abraço gigante :)

josé alberto lopes disse...

obrigado tadeu, pelas amáveis palavras. estás cá também desde o início e é sempre bom trocar referências e influências, musicais e audiovisuais, contigo. muitas dessas conversas vêm aqui parar, por isso tens neste blogue uma marca indelével e persistente. obrigado.
abraço.

Anónimo disse...

Parabéns, pá! E um post limpinho de aspas (tirando as que se impunham ;))

Ricardo a.k.a. gajo que nunca se aguenta no mesmo blog mais do que 6 meses, 1 ano

josé alberto lopes disse...

ao fim de seis anos teria de evidenciar alguma "evolução". mas, mesmo assim, considero que o texto até tem bastantes aspas. "asparei" até que a tecla 2 encrave. ou melhor, "encrave"...
abraço ricardo! ficamos à espera do novo blogue...

Susana disse...

Parabéns pelo blog e que continue por outros seis anos para todos nós o lermos.
Vá não partas a mesa, vai antes escrever um novo post!

josé alberto lopes disse...

mais seis anos então. onde é que eu assino?
obrigado susana!

A happy single mother disse...

Por aqui a opinião é só uma: contrato vitalício.
Mas não te quero roubar muito tempo, vai lá levantar a mesa, senão a comida resseca e custa mais lavar a loiça...

josé alberto lopes disse...

contrato vitalício it is then...
thanks happy single mother!