segunda-feira, maio 10, 2010

convocatória

zé castro? what the fuck???
e serão necessários tantos centrais? ricardo carvalho, rolando, bruno alves, ricardo costa, zé castro e pepe (se bem que este seja utilizado por carlos queirós a trinco). de resto, confesso que não conheço daniel fernandes (mas admito, mesmo assim, que seja melhor que rui patrício e hilário). quanto a ricardo costa e zé castro, um deles certamente não vai à áfrica do sul, desde que pepe se apresente em condições físicas na covilhã. danny pode oferecer mais opções do que joão moutinho, nomeadamente no flanqueamento do jogo. assim, o jogador do zenit vai competir com cristiano ronaldo, nani e simão por um lugar nas alas. no meio campo vamos ter pedro mendes, pepe, raúl meireles, deco, tiago e miguel veloso. três deles serão titulares. assim, eduardo será titular, tendo como substitutos beto e daniel fernandes. no lado direito, aposto na titularidade de paulo ferreira, mais "certinho" do que o imprevisível miguel; no lado esquerdo acontecerá o mesmo: duda dá mais garantias a queirós, nomeadamente no rigor táctico, do que coentrão. em todo o caso, sempre que seja necessário apostar tudo, miguel e coentrão serão alternativas a ter em conta. na zona central, bruno alves e ricardo carvalho serão titulares, dado que pepe, pelos vistos, não entra nestas contas. mesmo assim, o luso-brasileiro estará sempre à frente de rolando, ricardo costa ou zé castro caso alves ou carvalho não possam jogar. no meio campo, a principal dúvida reside na utilização de pedro mendes ou pepe, havendo igualmente miguel veloso para essa posição. os restantes dois lugares serão, em princípio, para deco e raúl meireles (embora nenhum deles tenha feito uma época de "encher o olho"). as alternativas são tiago e miguel veloso. aqui, no meio campo, verifica-se uma lacuna de jogadores em relação à defesa, por exemplo. centrais a mais, médios ofensivos a menos, embora possamos sempre considerar que simão pode fazer a ala direita com paulo ferreira, se queirós optar por jogar em 4x4x2. na frente de ataque, dois jogadores para cada posição: liedson e hugo almeida para o lugar de ponta-de-lança; cristiano ronaldo e danny numa ala; e simão e nani noutra.

3 comentários:

tadeu disse...

deve ser muito chato fazer todos os jogos da qualificação e depois não ser convocado, vide moutinho.
quase lança uma nova moda, pelo menos, não recordo de algo assim. bueno, é o que temos.

uma pergunta: o nuno gomes faz sempre questão de levantar as taças e por duas vezes, notei o constragimento do luisão.
no jogo do título, ele virou as costas à cena vedeta do nuno gomes.
não deveria ser o luisão a levantar a taça? o capitão em jogo ou prevalece o capitão mais velho?

foi uma cena estranha, novamente...

josé alberto lopes disse...

o moutinho foi quase sempre convocado, é verdade, mas raramente, ou muito raramente, jogou. para mim, pela péssima época que o sporting fez, nem ele, nem patrício, nem tonel, nem joão pereira, nem djaló mereciam ir ao mundial. e mesmo quanto ao miguel veloso não fiquei muito convencido, mas pronto.

também reparei no "roubo do holofote" na atribuição da taça. nuno gomes até parecia que tinha sido o jogador mais importante na conquista do campeonato. luisão sentiu-se, como todos nós certamente, incomodado e ficou sempre para trás na festa, deixando nuno gomes atirar os foguetes, apanhar as canas, etc.. enfim, o tipo jogou cerca de 80 minutos em todo o campeonato, marcou um golo, deve ter pensado que foi crucial para o título. tal como mantorras, urreta, shaffer, moreira e keirrison...

tadeu disse...

fico mais tranquilo, não fui o único a reparar nesta posição egoísta do nuno gomes.

custa, mas é verdade o que contas sobre o sporting, mas moutinho fora, um dos jogadores mais esforçados de todo campeonato...enfim.
decisões.