sábado, agosto 22, 2009

cair (também) à segunda adversidade

era de calcular. tudo demasiado ridículo para ser verdade... sinceramente, quem viu este jogo, apesar da boa prestação do sp. braga, não pode deixar de pensar que o sporting não tem equipa, nem treinador, para pensar em lutar pelo título. quanto muito, tem equipa para lutar pela europa, juntamente com este sp. braga, vitória de guimarães, marítimo e nacional.
a segunda parte começou tal e qual como terminou a primeira, ou seja, em 15 minutos de balneário, parece que nada foi dito aos jogadores, não se rectificando nada em relação à péssima primeira parte da equipa. depois, lá veio a tradicional substituição: pedro silva por pereirinha, uma alteração que qualquer treinador competente teria feito dez minutos depois do golo do sp. braga. com esta substituição, o sporting continuou a jogar precisamente o mesmo, tornando-se muito fácil para o sector defensivo do sp. braga anular as ténues e inconsequentes manobras ofensivas leoninas. aqui há que realçar a gritante falta de química entre liedson e caicedo, que pareciam dois corpos estranhos no meio das torres bracarenses. caicedo chegou tarde e o seu entrosamento na equipa parece, ainda, inexistente. o meio campo, hoje, não funcionou, claramente, não tendo, nenhum dos jogadores deste sector, realizado uma boa partida, sobretudo se compararmos com o jogo contra a fiorentina. à medida que o jogo ia avançando, era notório que só um golpe de sorte (tão habitual neste início de época, como os dois auto-golos) poderia recolocar o sporting no jogo. e ele lá veio, dos pés do jogador em que menos pessoas apostariam: djaló. o golo espevitou a equipa, mas o sporting esteve sempre muito longe de passar para a liderança do marcador. depois, lá veio o "calcanhar de aquiles" da equipa: os pontapés de canto (sejam a favor ou contra). rui patrício aos papéis, os centrais a perderem, constantemente, os lances aéreos e o inevitável golo do sp. braga. é que já nem sequer constitui qualquer surpresa. um canto contra o sporting é quase como um penalty. estava, então, consumada a segunda adversidade, portanto, adivinhava-se nova recaída psicológica dos jogadores leoninos. e ela surgiu, naturalmente. o terceiro golo, com os cumprimentos de andré marques, só não aconteceu por milagre e os jogadores do sp. braga terminaram o jogo... a jogar no meio campo do sporting. alan, mossoró, vandinho, joão pereira, hugo viana (quem diria?) e meyong deixaram bem evidente a superioridade bracarense, até em termos de equipa técnica.
interessante as declarações, ou a falta delas, de carlos pereira, no final do encontro, na flash interview da rtp 1. o jornalista pediu-lhe para explicar a insistência em pedro silva, que é sempre substituído por pereirinha quando joga de início, obrigando a equipa técnica a "queimar" uma substituição. carlos pereira recusou-se a explicar, afirmando que essa era uma questão para colocar a paulo bento... como??? importa-se de repetir?? então o homem não esteve no banco de suplentes hoje a dirigir a equipa, devido ao castigo aplicado a paulo bento? não tem nada a ver com o assunto? limitou-se a seguir as indicações, por telemóvel, de paulo bento? isto está lindo, sim senhor, quando o próprio adjunto do treinador principal "lava as mãos" e "sacode a água do capote" quando confrontado com uma questão mais complicada, borrifando-se para a natural solidariedade para com o seu chefe de equipa técnica. sim senhor, estamos muito bem entregues: paulo bento, carlos pereira, pedro barbosa e josé eduardo bettencourt.
o sporting, à segunda jornada, já está a cinco pontos do líder do campeonato. em posts anteriores, eu já tinha dito que esta iria ser a pior época do sporting dos últimos dez anos, prevendo inclusivamente que, no final de setembro, a equipa de paulo bento já estaria a quinze pontos do primeiro classificado. portanto, já só faltam dez pontos. se, em duas jornadas, o sporting perdeu cinco...
olhando para o futuro, recomendaria aos dirigentes do sporting que "inventassem" uma desculpa qualquer, do género "não conseguimos arranjar voo" ou "a itália é muito longe", para perderem o jogo da próxima quarta-feira, contra a fiorentina, por falta de comparência, o que daria um "simpático" score de 3-0. indo a jogo, o sporting arrisca-se a ser novamente humilhado como foi em munique. uma equipa que, na pré-época, apenas venceu um jogo (em quatro) e que, em jogos oficiais (cinco), apresenta um saldo de quatro empates e uma derrota, que não vence desde o ínicio de julho (num jogo-treino contra o atlético do cacém), que sofre golos de forma infantil resultantes da marcação de pontapés de canto, o que pode esperar do jogo da próxima quarta-feira? por favor, tenham juízo e poupem os adeptos a mais uma humilhação...

1 comentário:

A happy single mother disse...

Nesta vertente futebolística, tens taaaanto em comum com o Sr. Fifi Sénior! Mas é só aqui, não te preocupes, para descanso da Paula e dos dois menores aí de casa...ah, e dos vizinhos também! ;)