sábado, agosto 22, 2009

cair à primeira adversidade

daqui a uns anos, quando alguém me perguntar como era o sporting de paulo bento, mostro-lhe a primeira parte do jogo que a equipa disputa hoje contra o sp. braga, a contar para a 2ª jornada da liga sagres. está lá tudo. senão vejamos: bom início de jogo, com bom ritmo e domínio da partida; um penalty que o árbitro decidiu não marcar (uma imagem de marca do sporting de paulo bento); um golo sofrido completamente contra a corrente do jogo, na primeira vez que o adversário rematou à baliza; a descida abrupta dos níveis de confiança; a resignação total perante a mais pequena adversidade; a falta de ligação gritante entre os sectores, especialmente entre o meio campo e o ataque; a desinspiração total dos jogadores, cujos casos mais flagrantes são os de pedro silva (continuo sem entender a insistência neste "jogador", quando toda a gente sabe que, ao intervalo, vai ser substituído por pereirinha. se é assim, por que raio paulo bento não mete logo de início o pereirinha, não queimando depois uma substituição a corrigir, pela enésima vez, mais uma má opção do treinador?), de andré marques (que por vezes parece que não sabe muito bem onde está, o que está a fazer, como se chama, etc.) e anderson polga (outro caso de insistência num jogador em clara baixa de forma. tudo bem que caneira e tonel não são lá grandes alternativas, mas caramba, toda a gente vê que polga está sem confiança e mais inseguro do que nunca). mais: se não fosse a lesão (bendita lesão, digo eu) de hélder postiga, paulo bento não teria mexido na equipa até ao intervalo, ou seja, perante a "descida aos infernos" em termos anímicos da sua equipa, sem ponta de inspiração e de motivação, o treinador da equipa não dá um único sinal do banco (ou, neste caso, da bancada) de que quer alterar o rumo dos acontecimentos, o que também é típico em paulo bento, sempre muito mais preocupado em fazer sinais e a mandar bocas do banco para os árbitros.
portanto, esta primeira parte serve perfeitamente para definir o sporting de paulo bento.
aposto que, aos 55 minutos, vai sair andré marques, passando miguel veloso para defesa esquerdo, entrando djaló; depois sai pedro silva e entra pereirinha. portanto, o costume...
quanto ao resultado final, perante esta primeira parte, até me apetecia que o sporting perdesse mesmo o jogo. uns pequenos lampejos de raça e entrega no jogo contra a fiorentina não são suficientes para eu mudar a minha opinião sobre esta equipa e a forma como é orientada.

Sem comentários: