segunda-feira, julho 27, 2009

"30 rock"


a partir de hoje, dia 27 de julho, e de segunda a sexta-feira, a rtp vai começar a passar a primeira temporada da série "30 rock", pelas 23h30. a multi-premiada série, criada por tina fey, recebeu recentemente 22 nomeações para a edição de 2009 dos emmys, incluindo melhor série, melhor actor e actriz em série cómica (alec baldwin e tina fey), prémios que a série arrecadou no ano passado. "30 rock" venceu igualmente cinco globos de ouro até hoje, desde que foi para o ar em outubro de 2006. nos estados unidos a série chegou em maio ao final da terceira temporada, prevendo-se que a quarta comece em setembro, em virtude das excelentes audiências que tem tido: a primeira temporada teve uma média de 5.8 milhões de espectadores; a segunda de 6.4 milhões e a terceira 7.7 milhões. portanto, sempre a subir.
do elenco constam, para além dos já citados alec baldwin e tina fey, os nomes de tracy morgan, jane krakowski, katrina bowden, frank rossitano, jack mcbrayer, scott adsit e keith powell. como convidados especiais, "30 rock" já contou com as presenças de jennifer aniston, alan alda, steve buscemi, matthew broderick, steve martin, salma hayek, jerry seinfeld, david schwimmer, conan o'brien, norah jones, sheryl crow, elvis costello, whoopi goldberg, moby e oprah winfrey, entre outros.
o enredo de "30 rock" é extremamente parecido com o da série "studio 60 on the sunset strip", cujo primeiro episódio foi para o ar um mês antes da série de tina fey. liz lemon (tina fey), a argumentista principal de um programa televisivo de sketches intitulado "tgs with tracy jordan", tem que lidar diariamente com o seu arrogante novo patrão (baldwin) e as loucuras da estrela principal do programa (tracy jordan), enquanto tenta dirigir um bem sucedido programa televisivo sem perder a sanidade mental. em "studio 60 on the sunset strip", matthew perry também era o argumentista principal de um programa televisivo de sketches... mas a série, embora recheada de momentos hilariantes, não era propriamente uma série cómica.
de qualquer forma, "30 rock", hoje, às 23h30, na rtp 2. a não perder...

2 comentários:

Anónimo disse...

olá z. como verás, o tracy jordan não faz parte do programa TGS no início.
não percas nenhum.
apesar da série levantar voo apenas na segunda temporada.
pedro

josé alberto lopes disse...

ok, não perderei.
abraço.