quarta-feira, julho 29, 2009

o sporting do costume

minuto 25: penalty a favor do sporting e expulsão do guarda-redes do twente. lembro-me de pensar, antes de moutinho correr para a bola na marcação do penalty, que aquele era o momento decisivo da eliminatória. se moutinho marcasse, o sporting, a jogar com mais um elemento, podia partir para uma vitória sem sobressaltos, tendo em conta que, a perder, o twente teria que subir mais no terreno. se moutinho falhasse, como viria a acontecer, o espectro da resignação e da fatalidade leonina, que há anos está impregnado nesta equipa, contagiaria os jogadores e já não seria de esperar nada de bom da equipa até ao final do jogo. infelizmente, foi o que aconteceu. começo a acreditar que o sporting deveria passar a recusar dois lances a seu favor: os pontapés de canto, onde nunca cria perigo, pelo contrário, porque permite ao adversário rápidos contra-ataques, com a defesa desguarnecida; e os penaltys, que são, há cinco anos a esta parte, a grande dor de cabeça dos jogadores leoninos. joão moutinho falhou o penalty (e como eu me lembrei do penalty que matias fernandez marcou no nou camp, no ano passado, frente ao barcelona) e a fatalidade voltou a ensombrar alvalade.
com mais um jogador durante 65 minutos, paulo bento não foi capaz de mudar o seu poeirento sistema táctico, que todas as equipas da europa já devem conhecer de cor e salteado, introduzindo, na segunda parte, três jogadores, pereirinha, djaló e rochemback (qual dos três em pior forma), fazendo recuar veloso para defesa esquerdo (que até estava a ser um dos melhores na sua posição original, trinco), trocando vukcevic (um dos poucos jogadores que cria desequilíbrios) por djaló, que mostrou, mais uma vez, aquilo que vale, ou seja, nada, e fazendo igualmente recuar pereirinha para defesa direito, quando meteu o "badocha" do rochemback. nestas deambulações todas, moutinho ia alternando o lugar de médio direito com o de trinco. o que ficou bem evidente na segunda parte foi a pobreza do "banco" do sporting. se juntarmos a este factor a "pobreza" de mentalidade de paulo bento, que manteve quatro defesas (QUATRO!) durante os noventa minutos, quando o twente apenas tinha um homem na frente de ataque, fica quase tudo dito. será que o homem já ouviu falar de um 3x4x3 ou de um 3x5x2? parece que, para paulo bento, só existe um sistema táctico e esse é válido para jogos contra o atlético do cacém ou contra o real madrid, porque ele não está para se chatear a "inventar" outra forma de jogar da sua equipa. por isso, de há uns quatro anos a esta parte, o sporting é, cada vez mais, a equipa mais previsível de todos os tempos. duvido que haja um treinador na europa que ainda não saiba como o sporting de paulo bento joga.
por último, os jogadores. é inevitável voltar a falar aqui de alguns jogadores que, francamente, já toda a gente viu que não têm qualidade para jogar no sporting. pedro silva fez um jogo pavoroso, errando passes atrás de passes. para além disso, parece quase tão pesado como o rochemback, outro jogador que, quer-me parecer, nem na equipa de futsal tinha lugar por estes dias. regressou a portugal porque na inglaterra se via à rasca para encontrar restaurantes com rodízio à brasileira. mal chegou, foi vê-lo engordar. o lance do golo, no ano passado, de hulk em alvalade, em que rochemback parecia um fiat 127 a tentar apanhar um ferrari, ainda não me saiu da cabeça... o jogador seguinte já é quase um "ódio de estimação" meu, mas é certo que ele tudo tem feito para o merecer: marco caneira. sinceramente, não entendo. a defender é banal, a atacar é um zero, andou totalmente às aranhas nos primeiros 25 minutos do jogo de hoje e, depois, quando tinha o corredor totalmente aberto à sua frente para apoiar o ataque, não conseguiu, nunca, servir os avançados em condições. aliás, miguel veloso, em 20 minutos, fez mais centros para a área do que caneira no restante tempo de jogo. pereirinha continua a ter oportunidades a mais, sem mostrar futebol suficiente para jogar no sporting; djaló e hélder postiga, a meu ver, formariam um boa dupla, mas no gil vicente... djaló chega a ser exasperante, falha em toda a linha: cruzamentos, fintas, adianta demais a bola, perde demasiadas vezes a bola, não acerta um passe. em suma, zero. já postiga é um caso diferente. nota-se que tem vontade de mostrar serviço (ao contrário do namorado de luciana abreu, que parece ter a cabeça noutro lado qualquer), mas ou se faz à falta quando podia seguir perfeitamente com a bola, barafusta demasiado com os colegas e o árbitro e perde a concentração muito facilmente, o que para um jogador mediano como ele é muito mau.
já aqui tinha falado, aquando do empate em guimarães, que o sporting falhou, e de que maneira, na sua política de aquisições para esta época. é certo que ainda tem um mês para rectificar o plantel, mas o que se vê é isto: os laterais estão ao nível de uma académica ou paços de ferreira; os centrais de qualidade são só dois (polga e carriço). desta forma, a defesa de papel do sporting, a tal que levou 12 golos do bayern na época passada, é precisamente a mesma, é que nem sequer um defesa central foi contratado, tal como não foi, ainda, contratado nenhum jogador para a "vaga" de izmailov, que vai ficar de baixa até outubro. veio caicedo, mas tarde de mais para jogar hoje contra o twente. tanto o equatoriano falou na "champions", que queria jogar na "champions" e que vinha para o sporting porque o clube está, tentem lá adivinhar, na... "champions", e, afinal, nem sequer vai jogar um minuto que seja na competição. caicedo só estará devidamente entrosado com a equipa daqui a um mês. reparem que matias fernandez, em portugal há várias semanas, ainda não parece devidamente encaixado na equipa. hoje teve alguns apontamento, vê-se que é "craque", mas ainda não criou automatismos suficientes com os colegas para ser o verdadeiro "número 10" que a equipa precisa. portanto, se o sporting iniciou a época muito mais cedo do que os seus rivais directos foi por causa da liga dos campeões. mas enquanto o benfica e o fc porto contratavam 20 jogadores (haja dinheiro...), o sporting, que já no ano passado tinha o plantel mais fraco dos três, adquiria apenas um jogador para tentar atingir a liga dos campeões. falta de ambição? confiança exacerbada num plantel e num treinador que está farto de dar "tiros nos pés"? nem com as eleições para a presidência se lançaram nomes para reforçar o plantel.
desta forma, e pelo que se viu hoje contra o twente, já sabemos muito bem com o que podemos contar na época que se avizinha: a mesma resignação, a mesma fatalidade nos momentos decisivos, a mesma ineficácia da defesa nos lances de bola parada, a mesma inofensividade nos pontapés de canto a favor, a mesma tremideira nos penaltys e a mesma falta de visão do treinador. tudo igual.
só espero que uma coisa seja diferente: vejam lá se deixam de pensar na liga dos campeões. é que mesmo que por milagre eliminem o twente (para mim, o sporting terá 20% de possibilidade de passar esta pré-eliminatória), reparem só nos clubes que os leões poderão defrontar na próxima pré-eliminatória: estugarda, atlético de madrid, fiorentina, arsenal e lyon. valerá a pena disputar dois jogos com qualquer uma destas equipas, quando não se consegue ganhar ao twente, em casa, com mais um jogador durante 65 minutos e beneficiando de um penalty? pois, eu também acho que não...

Sem comentários: