domingo, outubro 19, 2008

fim de semana futebolístico

- política e futebol continuam a manter uma estreita relação. tal como acredito que, com a oposição no estado débil, pouco credível e inconsequente em que está mergulhada, josé sócrates vai continuar a ser o nosso primeiro-ministro durante, pelo menos, mais quatro anos, acredito igualmente que, perante a inconsistência e fraca qualidade exibicional de benfica e sporting, o fc porto estará "condenado" a ser novamente campeão.
- no sábado vi 3 jogos da liga inglesa, um da liga espanhola e o união de leiria - sporting; no domingo vi um jogo da liga italiana e, por alto, o benfica - penafiel. pois bem, quem gosta realmente de futebol, como eu gosto, na altura de escolher a liga onde se pratica melhor esta modalidade, onde há espectáculo dentro das quatro linhas e nas bancadas, onde os árbitros deixam jogar e não querem ser os protagonistas do jogo, onde o nível da transmissão dos jogos é infinitamente superior a qualquer outro, a todos os níveis, onde há jogadores de classe mundial, que se entregam ao jogo do primeiro ao último minuto, só poderá escolher a liga inglesa. fica a anos luz das outras ligas europeias, mesmo da espanhola e da italiana, onde os jogadores se entregam a rígidos sistemas tácticos e, sobretudo em itália, hiper-defensivos. em inglaterra aposta-se tudo o que se tem, como ficou bem patente este fim de semana nos jogos do arsenal e do liverpool. ambos perdiam em casa ao intervalo e viraram o jogo na segunda parte. e as goleadas do chelsea e do manchester united? dá gosto ver futebol quando é praticado assim, com vontade, com determinação, com prazer! quem viu a segunda parte do arsenal, com aquele fabuloso meio campo composto por walcott, fabregas, nasri e denilson, com van persie (o novo van basten?) e adebayor na frente, teve o prazer de ver futebol a ser interpretado por excelentes executantes, sempre em movimento à procura do golo, sem "rodriguinhos", sem constantes passes para o lado e para trás. futebol com nexo, com um derradeiro objectivo: chegar ao golo. nada mais do que isso! e o liverpool, que acabou o jogo com o wigan com seis jogadores de cariz ofensivo? carlos queirós deveria ser obrigado a ver o video deste jogo. el zahr, benayoun, kuyt, keane, riera e pennant foram os homens que "asfixiaram" completamente o último reduto do wigan. rafael benitez apostou tudo, mas ganhou o jogo. e depois, quem tem steven gerrard tem tudo. é espantoso que se fale tanto de messi e de cristiano ronaldo e se negligencie nomes como gerrard, lampard, sneijder, xavi, van der vaart, fabregas e deco, só para dizer alguns jogadores que jogam na zona central do meio campo, que fazem jogar, que criam lances de perigo, que inventam espaços para os avançados. se são melhores ou piores no "um para um" é irrelevante. o futebol é um jogo de equipa. é isto que alguns jogadores da nossa selecção ainda não entenderam (quaresma, cristiano ronaldo, nani...), com os maus resultados que isso acarreta, como todos sabemos.
- com toda esta conversa sobre futebol, apetece-me apontar aquele que, para mim, é o melhor jogador da actualidade: wayne rooney. no sábado, marcou um golo e fez a assistência para outros dois. na selecção inglesa marcou quatro golos nos últimos dois jogos. está em grande forma e "carrega" o manchester united às costas, camuflando o sub-rendimento de jogadores como cristiano ronaldo, berbatov, nani e tevez.
- o sporting ganhou em leiria. cumpriu a sua obrigação, sem deslumbrar. único aspecto positivo do jogo: o regresso aos golos de liedson. o sporting precisa dos seus golos, avidamente.
- o benfica - penafiel fez-me lembrar o portugal - albânia. uma equipa "instalada" e desmotivada contra uma equipa esforçada e motivada.
- apesar de todos os elogios à liga inglesa, tenho que reconhecer que o atlético de madrid - real madrid deste fim-de-semana foi um grande jogo de futebol. e parabéns a josé mourinho. golear a roma em pleno estádio olímpico (0-4) não é para todos.

2 comentários:

tulipa_negra disse...

caramba, muito futebol vês tu rapaz!
antes também seguia avidamente os jogos do meu clube (não gostei dessa do "condenado", lol) e da selecção... agora, nem dá vontade de ligar a TV nos canais portugueses... salve o axn e fox!

bjs

josé alberto lopes disse...

nem vejo muito, apesar de ter sporttv. mas neste fim de semana fui até casa da minha irmã e, com os miúdos ocupados com as primas, tive mais tempo disponível. já tinha saudades também...