quinta-feira, junho 08, 2023

a playlist dos 76

 


os velhos hábitos. não os consigo largar. este é um dos mais antigos e tem-me acompanhado desde que criei este blogue. é interessante observar que, ciclicamente, aqui venho colocar playlists reveladoras dos meus estados de espírito, plasmando aquilo que ouvia em determinado ciclo da minha vida e agrafando músicas a momentos marcantes. nos momentos mais felizes da minha vida, sempre procurei associar-lhes uma música. sempre foi assim. até em situações pontuais, como adormecer os meus filhos ao colo. com o pedro, a música que me ficou foi "thalheim", de david sylvian; já a da mariana foi a "lullaby 6000", dos the czars. 

o casamento do meu melhor amigo tem uma música agrafada, assim como a madrugada da relação sentimental mais forte que tive até hoje. aliás, neste último caso, são às dezenas as músicas que eu quis associar aos múltiplos momentos de felicidade e cumplicidade vividos. ainda hoje, quando as ouço sou imediatamente transportado para essas situações, para os locais onde estivemos, o que dissemos, como nos entregamos um ao outro, a intensidade que colocamos nos nossos gestos, nas palavras, nas atitudes. e fico nostálgico, melancólico, inerte, saudosista... entro em modo economizador de bateria, não quero funcionar, não quero produzir, não quero fazer mais nada. apenas ouvir as músicas e deixar-me levar pelas memórias. apenas isso. 

fui abençoado com uma memória bastante capaz, facilmente me lembro dos locais onde estivemos, o que fizemos, o que comemos, o que bebemos, das fotos que tirámos, das gargalhadas, das caminhadas, dos passeios de mãos dadas, das descobertas, das viagens, da forma como cantávamos em dueto no carro, como ensaiávamos a "we've got tonight" para um dia qualquer cantarmos num bar de karaoke, dos beijos que te roubava por não conseguir controlar os meus impulsos. nunca consegui. só te queria tocar, mexer, estar agarrado a ti. foi assim no dia do nosso primeiro beijo. foi assim sempre. nunca te quis deixar ir, quis sempre estar agarrado a ti. 

foi com este pensamento que decidi fazer esta playlist. dou muita importância às letras das músicas, como os meus 3 leitores já devem saber a esta hora, 17 anos depois, e foi a ouvir a "i would never", dos the blue nile, e de absorver e apropriar-me da sua letra, que decidi fazer esta playlist, porque, de facto, "i would never turn my back on your love". nunca o fiz. nunca o faria. como seria possível? que se lixem as previsões dos astros, as suposições e os enredos cinematográficos. de nada valem perante isto, esta convicção inabalável. eu nunca te deixaria. eu nunca acabaria contigo. nunca foi sequer uma opção. sei a quem pertence o meu coração, sei-o desde 2015, e hoje, 8 de junho de 2023, ele ainda pertence à mesma pessoa. 

hoje, em que se completam 76 dias sem te ver... creio que nunca estive tanto tempo sem te ver desde que te conheço. e por isso é que estas músicas se ajustam tão bem ao que sinto. é uma playlist de dor, sofrimento, saudade e nostalgia. adaptam-se lindamente ao farrapo humano em que me tornei, à dor lancinante provocada pelas saudades que tenho de ti, à amargura de te "ver" em todo o lado, mesmo sem seres tu, de ficar parado na rua a certificar-me se estarei ou não a ficar louco ou se és mesmo tu que estás a passar do outro lado da estrada... mas não, nunca és tu, na realidade. nem eu sei o que faria se fosses mesmo tu. mas sei bem qual é a minha vontade e eu, como já referi anteriormente, já não tenho idade para refrear os meus impulsos, para contrariar os ditames do meu organismo, ele que está tão fartinho de me aturar assim, sem vida, sem norte e sem aconchego emocional.

a minha companhia têm sido estas músicas e tem sido assim, desta forma, que eu tenho lidado com o excruciante desgosto em que estou mergulhado e com a dor de não te ter ou ver. vou deixar que elas falem por mim...


1. i would never - the blue nile

2. on fire on a tightrope - JBM (jesse marchant)

3. to wish impossible things - the cure

4. no widows - the antlers

5. adrift - jesse marchant

6. the same deep water as you - the cure

7. true love waits - radiohead

8. lost with you - patrick watson

9. damage - david sylvian

10. infinite arms - band of horses

11. here comes the river - patrick watson

12. from a late night train - the blue nile

Sem comentários: