quinta-feira, junho 15, 2023

a breve vida das flores

 


"falta-nos um único ser e tudo se despovoa"

comecei hoje a ler e ainda não consegui colocar o livro de lado. vou na página 150 e parei porque os meus cansados olhos me pediram para parar, porque a fraca luz já os obriga a um esforço tremendo.

há tanto de ti na violette e na irène fayolle. tanto mesmo. tanto, que eu sinto que, de alguma forma, quero continuar agarrado ao livro porque me sinto quase ao teu lado, quase sentindo a tua presença. são múltiplos os pormenores em que te revejo, em duas personagens cativantes, apaixonadas, que prestam atenção aos mais ínfimos pormenores: os gestos, a voz, o caminhar ou os odores. são mulheres meticulosas, apaixonadas também pelo que fazem, pelo seu profissionalismo. a violette e a irène são o teu retrato, as personagens mais próximas de ti e da tua maneira de ser que já encontrei alguma vez num livro. e por isso estou tão agarrado a ele. como sempre estive agarrado a ti, desde o primeiro momento, desde o primeiro beijo...

vou continuar a ler avidamente, até porque não sei ainda o final da história entre a irène e o gabriel.

"- regressarei para lhe contar o fim. se lho contasse agora, deixaria de ter vontade de me ver".

"ao deitar-me, penso que não gostaria de morrer a meio da leitura de um romance de que goste".

Sem comentários: