segunda-feira, junho 12, 2023

12 de junho

 


estou habituado a dar-te os parabéns desde 2011. primeiro, através do facebook, em que aproveitava sempre para te dedicar uma música. fazias sempre questão de comentar e de tecer considerações sobre a música. sei que te dediquei músicas como "don't fade away", dos dead can dance, "riding for the feeling", de bill callahan, ou "for annabelle", dos band of horses (esta última com toda a sua lógica).

mais tarde, comecei a dar-te os parabéns frente a frente, a melhor forma, diga-se. e foram vários os anos em que tal aconteceu. no ano passado, neste mesmo dia, fomos comprar os bilhetes para o concerto da diana krall em cascais, no edp cool jazz. comprámos na fnac e os bilhetes foram a tua prenda de aniversário. era um sonho que ambos acalentávamos há anos, porque a cantora, mesmo sem o saber, claro, teve um papel preponderante na madrugada desta relação. as músicas (sempre a música!...) "the look of love", de diana krall, e "somewhere not here", dos alpha, falaram por nós naqueles momentos a sós em que ainda estávamos a absorver tudo o que tinha acontecido naquela hora e meia...

este ano, é tudo diferente. o nosso comboio descarrilou. aquele em que tantas vezes viajámos para lisboa, a falar incessantemente sobre as músicas dos anos 80 ou a ler os nossos livros, sempre juntinhos, com a tua inseparável manta sobre as nossas pernas. invariavelmente, adormecias e encostavas-te a mim. sabias que podias confiar em mim, o tipo que nunca na vida adormeceu em transportes públicos, mesmo com directas em cima. era sempre tudo tão pleno, tão afectuoso, tão cúmplice. a viagem passava a voar, nem dávamos por ela, de tão entretidos que íamos. mas acabou por descarrilar...

mas estamos vivos, ambos. apesar de não partilharmos os mesmos metros quadrados, sei que sentes o mesmo que eu. sei que temos ambos saudades do comboio ("from a late night train"...), de tudo o que vivemos dentro dele, mesmo aquela história hilariante do senhor que não parava de bater com os sapatos um no outro. fez isso durante vários quilómetros e era algo que já nos estava a incomodar, porque era mesmo ao nosso lado. mas quando eu disse "o homem vai deixar de bater com os sapatos um no outro", ele deixou mesmo. e até lisboa, não o voltou a fazer. ou daquela outra vez em que apanhamos um valente susto quando, em lisboa, o nosso comboio, com as nossas malas lá dentro, arrancou da estação de santa apolónia. felizmente, voltou logo a seguir, mas o nosso pânico foi gigantesco até ele voltar à estação. foi pena ter descarrilado...

hoje, é dia de festa! claramente! sei que não te vou ver, mas vou estar contigo em pensamento o dia todo. afinal, nesse aspecto, é um dia como os outros. já te dei os parabéns hoje! fiz questão de tos dar exactamente à meia-noite. quis ser o primeiro! mas provavelmente voltei a perder para a sara. mas isso não me preocupa. é tão bom sentir isso, que as pessoas que gostam de ti, gostam realmente de ti, pela mulher espantosa, a todos os níveis, que és! é também isso que me sossega hoje, saber que vais estar com pessoas que, tal como eu, também te amam e que não te vão deixar faltar nada no teu dia!

é o teu dia! 12 de junho. espero sinceramente que sejas muito feliz nestas, agora, 23 horas, que tenhas direito a tudo o que mereces, que sejas bem tratada, mimada, apaparicada e devidamente acarinhada! tens tudo para seguir em frente, confiante, segura e determinada, tens um grande apoio familiar, tens um rochedo seguro na tua filha, tens amigos preocupados, estás a ser seguida, tens admiração e reconhecimento de toda a gente a nível profissional, és presidente de um grupo de empresários, és requisitada para dezenas de eventos, és a líder de uma empresa que se mantém no mercado há quase 30 anos, criaste uma outra com igual ou mais sucesso ainda, geraste postos de emprego, reinventaste e reformulaste conteúdos, formas de interagir, não ficaste parada, não estagnaste, foste à luta, apostaste na criatividade, na multiplicidade de formas de chegar aos clientes, nunca vacilaste ou limitaste-te a ficar sentadinha à espera dos resultados. 

tens tudo isto, hoje, no dia dos teus anos. o comboio pode ter descarrilado, mas tu sobreviveste. novamente. reinventaste-te também, apesar de lutares contra uma diversidade de contrariedades a nível de saúde. admito que, por muito que te admire, por tudo aquilo atrás descrito, tenho a clara noção que não soube acompanhar-te nessa tua evolução. de certa forma, prendia-te, era o teu rochedo, mas pelos piores motivos. era um rochedo porque te impedia de avançares mais depressa ainda, em vez de ser o teu rochedo, a pessoa em quem poderias confiar. prendi-te. se calhar, por demasiado tempo. quis-te só para mim, sem te oferecer quase nada em troca. que tinha eu para te dar se o meu comboio já tinha descarrilado há muito?!... 

chego sempre à mesma conclusão: não te mereci. não fui digno de ti. merecias e mereces bem melhor. tu não deverias andar de comboio, apenas de avião. e tu sempre soubeste que eu nunca iria entrar num avião. por isso andava de comboio. mas e se tu tivesses vontade de viajar, como fazias antes?! vês? eu prendia-te. mantinha-te fechada numa cela para te ter só para mim, para fazermos aquilo que eu me sentia seguro ou confortável a fazer. prendi-te. e tu querias voar. o meu comboio já estava descarrilado, mas, mesmo assim, convenci-te a viajar comigo dentro dele. não te censuro, nem nunca o farei, pelos pontos finais. creio que mereci cada um deles. afinal, fui eu que descarrilei o meu comboio e levei-te para outro que também tive o infortúnio de descarrilar...

desejo com todas as minhas forças que sejas muito feliz hoje! hoje e sempre! ficarei, do lado de fora, a torcer por ti, pelas tuas realizações a todos os níveis! sei que vais conseguir!

parabéns!

um beijo enorme!


Sem comentários: