terça-feira, junho 28, 2022

pelas fragas de são simão

 
















































fotografias que documentam um belo e ansiado passeio às fragas de são simão, umas das maravilhas da serra da lousã, a cinco quilómetros de figueiró dos vinhos. dois miradouros com vistas deslumbrantes, uma aldeia de xisto (casal de são simão), imaculada, bem preservada e de encantos mil, e passadiços que ligam o miradouro à praia fluvial das fragas de são simão, com as águas límpidas e cristalinas da ribeira de alge. um percurso pedestre de quatro quilómetros tão puxado, devido aos grandes declives (descida íngreme para a praia fluvial, subida íngreme para a aldeia e para o segundo miradouro), quanto inesquecível! só não houve coragem para ir à água, mas a vontade estava lá...

um destino escolhido a dedo, pesquisado até à exaustão em termos logísticos e que não defraudou nenhuma das expectativas criadas. mais um desafio ultrapassado a dois, em total harmonia e em perfeita comunhão com a paisagem, com todos os recantos pitorescos da praia fluvial e com a ancestralidade imaculada da aldeia de xisto, perfeita, asseada e deslumbrante! por momentos, sentimo-nos no sistelo, a repetir o nosso inesquecível percurso pedestre de 22 quilómetros sempre com o rio vez e as suas águas cristalinas do nosso lado.

a sensação de superação não nos é desconhecida. felizmente, temo-la sentido amiúde nos últimos tempos. é com ela que queremos viver, é a ela que nos entregamos cegamente, porque nos queremos sentir vivos, porque queremos conhecer cada vez mais recantos deste menosprezado país e porque queremos enganar a idade que trazemos às costas. os "cinquentas" são os novos "vintes" e nós sentimo-nos cada vez mais jovens, mais ousados, mais ágeis e menos temorosos! o medo ficou na nossa primeira vivência; esta segunda oportunidade é para agarrar com unhas, mãos, dedos, pernas, dentes, tudo! porque quando estamos juntos, estamos em sintonia com tudo aquilo que sempre quisemos ser! juntos, somos o nós com que sempre sonhámos! juntos, somos harmonia, paz, serenidade, amor, amizade, companheirismo e, lá está, superação! necessitámos de muita coragem e muita força de vontade para chegarmos onde estamos hoje, mas conseguimos! agora, é seguir em frente, unidos, determinados e cada vez mais apaixonados, porque haverá sempre um novo desafio para vencer!

Sem comentários: