terça-feira, junho 28, 2022

pelas fragas de são simão

 
















































fotografias que documentam um belo e ansiado passeio às fragas de são simão, umas das maravilhas da serra da lousã, a cinco quilómetros de figueiró dos vinhos. dois miradouros com vistas deslumbrantes, uma aldeia de xisto (casal de são simão), imaculada, bem preservada e de encantos mil, e passadiços que ligam o miradouro à praia fluvial das fragas de são simão, com as águas límpidas e cristalinas da ribeira de alge. um percurso pedestre de quatro quilómetros tão puxado, devido aos grandes declives (descida íngreme para a praia fluvial, subida íngreme para a aldeia e para o segundo miradouro), quanto inesquecível! só não houve coragem para ir à água, mas a vontade estava lá...

um destino escolhido a dedo, pesquisado até à exaustão em termos logísticos e que não defraudou nenhuma das expectativas criadas. mais um desafio ultrapassado a dois, em total harmonia e em perfeita comunhão com a paisagem, com todos os recantos pitorescos da praia fluvial e com a ancestralidade imaculada da aldeia de xisto, perfeita, asseada e deslumbrante! por momentos, sentimo-nos no sistelo, a repetir o nosso inesquecível percurso pedestre de 22 quilómetros sempre com o rio vez e as suas águas cristalinas do nosso lado.

a sensação de superação não nos é desconhecida. felizmente, temo-la sentido amiúde nos últimos tempos. é com ela que queremos viver, é a ela que nos entregamos cegamente, porque nos queremos sentir vivos, porque queremos conhecer cada vez mais recantos deste menosprezado país e porque queremos enganar a idade que trazemos às costas. os "cinquentas" são os novos "vintes" e nós sentimo-nos cada vez mais jovens, mais ousados, mais ágeis e menos temorosos! o medo ficou na nossa primeira vivência; esta segunda oportunidade é para agarrar com unhas, mãos, dedos, pernas, dentes, tudo! porque quando estamos juntos, estamos em sintonia com tudo aquilo que sempre quisemos ser! juntos, somos o nós com que sempre sonhámos! juntos, somos harmonia, paz, serenidade, amor, amizade, companheirismo e, lá está, superação! necessitámos de muita coragem e muita força de vontade para chegarmos onde estamos hoje, mas conseguimos! agora, é seguir em frente, unidos, determinados e cada vez mais apaixonados, porque haverá sempre um novo desafio para vencer!

sábado, junho 04, 2022

um sorriso que se eternizou no rosto



o Diário de Viseu fez 25 anos na quinta-feira, dia 2 de junho, e promoveu uma conferência na escola superior de saúde subordinada ao tema "O Futuro é no Interior", com dois painéis de ilustres convidados. o evento foi um sucesso e merecerá, decerto, continuidade nos próximos anos, pelo debate saudável sobre a força dos territórios do interior e os seus fortes argumentos turísticos, gastronómicos e paisagísticos, trunfos poderosos de atração para o nicho de turismo de tranquilidade que está cada vez mais em voga.

como jornalista do Diário de Viseu, senti-me, obviamente, honrado por fazer parte do evento e da equipa redatorial que todos os dias coloca o jornal nas bancas, pelos parabéns que recebi de muita gente que entrevistei ao longo dos cinco anos de casa e com quem criei parcerias de cumplicidade, respeito e admiração, e muito satisfeito com a operação de charme que o jornal foi capaz de fazer nesta data tão especial!

mas senti-me especialmente honrado por ter contado neste dia com a presença da mulher que controla os meus batimentos cardíacos desde que tive o prazer de a conhecer! foi ela que colocou aquele brilho no meu olhar e aquele sorriso apatetado que ostento há alguns anos. é a minha inspiração diária, a motivação para fazer mais e melhor, em virtude da enorme cumplicidade que nos une, da amizade, ternura espontânea, da admiração e respeito mútuos! um amor assim, agarra-se para a vida!
sei que nunca deixarás de marcar presença nos meus momentos, e eu nos teus, para brindarmos a tudo de bom que vamos conquistando juntos! obrigado!