segunda-feira, janeiro 09, 2012

apontamentos sobre a despedida da luta pelo título do sporting

1. mas que raio se anda a passar com jogadores como capel, wolfswinkel, elias e schaars? o jogo foi mau demais para ser verdade. foram incontáveis as vezes que os centrais leoninos tentaram o passe longo sem resultados, com a bola a não passar pelos médios. nem elias, nem schaars pegaram no jogo, carrillo e capel raramente tentaram criar desequilíbrios, renato neto foi mais uma má aposta para o lugar de trinco (e vão três, depois de carriço e andré santos). valeu insúa, a atacar, e onyewu, a defender. de resto, como é que se pode falhar aquele lance, a 5 minutos do fim, na jogada criada por matias? nem sei qual dos falhanços é mais gritante, se o de wolfswinkel ou o de izmailov (que parece que se voltou a lesionar, outra vez...). enfim, o sporting, nos jogos a doer, falha sempre. é o costume. resta-nos lutar, com o sp. braga, pelo terceiro lugar.
Se reparares, o Schaars tem subido cada vez mais no terreno. Não baixa para vir buscar a bola!
2. o schaars deve ser o jogador com mais minutos nas pernas. é natural. mas há ainda outros problemas neste sporting. domingos insiste em não colocar matias na sua posição natural, no miolo, atrás do trio atacante. desta forma, o chileno, que ...é o jogador com mais características de "nº 10" do plantel, nunca vai jogar no sporting como joga na selecção chilena (onde é titular indiscutível). depois, num plantel com carrillo, capel, jéffren, izmailov, rubio e bojinov, custa a compreender que domingos coloque insúa no lugar de capel, sacrificando o espanhol (em baixo de forma, claramente), gastando uma substituição e colocando em campo um dos piores jogadores do plantel (evaldo). se era preciso vencer o jogo, domingos apostou pouco, muito pouco. ah, e é bom que wolfswinkel não sinta que é uma vaca sagrada, porque tem jogado muito pouco, falhado situações de golo inacreditáveis, mas domingos nunca o tira. rubio conta para alguma coisa? e bojinov? o 4x3x3 funcionava com rinaudo. desde a lesão deste que domingos não consegue encontrar um meio campo funcional. se reparares, o sporting não faz um jogo decente desde a goleada ao gil vicente (6-1). mesmo os jogos que venceu, foi sempre com exibições muito fraquinhas...
Apenas não compreendo porque não dá uma oportunidade ao Rubio. O Capel tem que aprender a fazer gestão do esforço, porque a intensidade de jogo dele é diferente da da equipa!
3. se bem que, no sábado, o capel não tenha tido, sequer, intensidade alguma. foi o pior jogo que lhe vi esta época, nem uma finta, nem um rasgo, nem um cruzamento. sem capel a desequilibrar, schaars e elias a construírem (como já fizeram, tão... bem, esta época), ou mesmo a finalizarem na área, um trinco em condições (sporting sem rinaudo não é sporting) e um wolfswinkel matador torna-se complicado. e já vamos em 3 empates seguidos. seguem-se nacional e sp. braga e o panorama não parece ser muito bom nesta altura. é imperioso ganhar ao nacional e, pelo menos, empatar em braga. se vencermos a taça de portugal, se ficarmos em 3º e formos, pelo menos, à final da taça da liga (já nem falo na europa, porque teremos pela frente, depois dos polacos, o fc porto ou o manchester city), já será uma boa época. depois, já que tanto falam em equipa em construção, sempre quero ver se os bons jogadores que temos se vão manter no plantel na próxima época. caso não fiquem, lá voltamos nós ao discurso batido da "equipa em construção" novamente...
Eu fui ver o jogo ao estádio com a Académica e aí deu para ver claramente o fosso que existe entre os centrais e os avançados. Ninguém quer assumir o jogo no meio-campo. Esse é que é o maior problema. Acredito que isto só se resolve se Domingos apostar em ceder o lugar de médio defensivo ao Elias, porque este acrescenta a qualidade de passe e construção que está a faltar à frente dos centrais.
4. esse foi precisamente um dos aspectos que foquei no post. no sábado, tal como habitualmente, nem elias, nem schaars assumiram essa responsabilidade. matias, jogando a "10", creio que faria melhor essa função, mas também é um jogador muito intermitente, à imagem do seu antecessor no lugar, romagnoli. o sporting precisa de um "10" urgentemente, daqueles que não enganem, de classe reconhecida, experiente e maduro o suficiente para colocar alguma ordem naquele meio campo. pensei, sinceramente, que schaars e elias me iam entusiasmar mais, mas o brasileiro tem falhados golos atrás de golos e o holandês parece esconder-se do jogo durante largos minutos. não há passes de ruptura (até agora quem os fez foi quase sempre capel) e, dessa forma, o trio atacante é quem mais sofre, sobretudo, e aqui voltamos ao início do teu último comentário, quando são lançados, a 30/40 metros, pelos centrais.
E que grande exibição que fez o Onyewu! Secou o Hulk
sim, ele é lento, mas o luisão também é e não é por isso que deixa de ser um grande central. eu gosto do onyewu, disfarça a sua lentidão com um sentido posicional imaculado. e, lá está, não perde um lance de cabeça, coisa rara ultimamente em termos de centrais leoninos. ele e insúa foram claramente os melhores. pena não terem tido acompanhamento.
acredito que os próximos dois jogos serão decisivos para a época do sporting. ganhar ao nacional é importantíssimo, sem sofrer golos de preferência, para depois jogarmos a segunda mão sem sobressaltos, porque uma presença no jamor é fulcral..., sobretudo quando já não há benfica, fc porto nem sp. braga na competição. depois, o jogo em braga servirá para aferir se o sporting merece estar na corrida pelo título ou na corrida pelo terceiro lugar. será um jogo deveras importante, onde espero que já haja jeffrén (carrillo tem-se mostrado mais incisivo quando vem do banco), para podermos jogar desta forma: rui patrício; joão pereira, onyewu, polga (xandão?) e insúa; schaars, elias e matias; capel, jeffrén e wolfswinkel (ribas?).

2 comentários:

tadeu disse...

e pá...custou este empate.
nunca pensei ver o "cap américa" como o melhor do sporting. e está a sê-lo.
vamos lá ver se pelo menos, a diferença pontual entre primeiro e sporting, é menor que na temporada anterior...

josé alberto lopes disse...

acredito sinceramente que sim, que a diferença vai ser bastante menor, mas o sporting ainda tem que ir a braga, ao marítimo e ao porto. o benfica já fez praticamente os jogos mais complicados, resta-lhe ir a alvalade.