sexta-feira, junho 11, 2010

mundial 2010


o mundial 2010 começa hoje.
à partida, os grandes candidatos, a meu ver, a vencer a competição são: brasil, espanha, argentina, itália, alemanha, holanda e inglaterra.
por quem vou torcer: inglaterra e holanda, com a espanha e argentina logo a seguir.
prefiro torcer, desde o início, por uma selecção que pode efectivamente vencer o mundial. torcer por portugal, que eu acredito que nem vai passar a primeira fase, é uma perda de tempo. ainda por cima agora, sem nani. uma selecção que tem jogadores como ricardo costa, daniel fernandes, ruben amorim, rolando, simão (que não joga nada desde que saiu do benfica...), miguel, tiago (que não dá uma para a caixa desde que saiu do lyon), um semi-lesionado pepe (que não joga há seis meses), já para não falar no seleccionador, que não me parece ser a pessoa mais indicada para ocupar aquele lugar. basta referir que o seu melhor trabalho, depois das conquistas dos sub-21, foi como número 2 do manchester united... ainda por cima, mesmo que cheguemos aos oitavos de final, ficando em segundo lugar no grupo, atrás do brasil, vamos apanhar... a espanha. no máximo, portugal pode aspirar a repetir o que fez no euro 2008, onde foi eliminado, logo a seguir à fase de grupos, pela alemanha.
aprecio, e de que maneira, o futebol rendilhado da espanha, alicerçado num meio campo de luxo: xavi, iniesta, fabregas e xavi alonso. para além disso, a espanha tem uma das melhores duplas de avançados deste mundial: torres e david villa. a selecção espanhola é, pois, sobretudo depois da vitória no euro 2008 e de uma qualificação para o mundial 100% vitoriosa, a principal candidata a vencer o mundial 2010. atrás da espanha surgem os crónicos candidatos, como o brasil, argentina, alemanha e itália. os actuais campeões do mundo não surgem tão fortes como em 2006, mas serão sempre uma equipa a ter em conta, tal como a alemanha, que ficou sem um dos seus melhores jogadores a poucas semanas do mundial, michael ballack. a prestação do brasil vai depender, e muito, daquilo que kaká fizer como construtor de jogo e até como finalizador, porque em termos de pontas de lança a selecção brasileira apresenta-se algo débil, sem um ronaldo, um romário ou um bebeto de outros mundiais. a argentina, quanto a mim, tem um grande "calcanhar de aquiles": o seu seleccionador. maradona parece um cozinheiro que tem à sua frente alguns dos melhores condimentos para fazer uma grande refeição. o problema é que não parece saber muito bem como a preparar. jogadores como messi, milito, mascherano, higuain, tevez, di maria, aguero e maxi rodriguez fazem da selecção argentina uma das mais poderosas do meio campo para a frente, a par da espanha. depois, há os "outsiders", selecções que toda a gente sabe que jogam bem mas que, historicamente, nunca chegam muito longe nas fases finais dos mundiais. neste caso estão inglaterra e holanda. os holandeses têm robben e sneijder, dois jogadores altamente moralizados pela época que agora findou. venceram campeonato e taça e foram à final da liga dos campeões, sorrindo a vitória ao jogador do inter de milão. isto depois de, no início da época, terem sido ambos "corridos" do real madrid. quem ri por último... mas a selecção da holanda tem outras "armas". na frente de ataque, kuyt e van persie, apoiados por robben, sneijder, van der vaart e de jong, podem constituir uma das duplas mais concretizadoras do mundial. o ponto fraco da holanda é o seu sector defensivo, um problema que os ingleses não têm. de facto, mesmo com a perda de rio ferdinand, a selecção de fabio capello apresenta nomes de peso em termos defensivos: glen johnson, john terry, jamie carragher e ashley cole. segue-se um meio campo de luxo, com frank lampard, steven gerrard, gareth barry e joe cole. na frente, wayne rooney e jermain defoe (ou peter crouch). esta inglaterra tem tudo para ser uma grande candidata à vitória no mundial 2010: bons jogadores e um dos melhores treinadores do mundo.
a frança, com sérios problemas de renovação da equipa, depois das saídas dos "monstros sagrados" responsáveis pelas vitórias em 1998 e 2000, não me parece que passe dos oitavos de final. será o mundial de despedida do irascível raymond domenech e espero que saia... pela porta pequena.
quanto às surpresas, desde logo as selecções africanas: costa do marfim, gana, camarões, nigéria e áfrica do sul, esta última com a vantagem psicológica de jogar em casa. numa segunda linha, podem aparecer surpresas como a sérvia e o chile, com a dinamarca e o paraguai numa terceira linha. deixo a quarta linha para o... maradona.
em relação aos grupos e às selecções que se apurarão para os oitavos de final da competição, no grupo A aposto na frança e áfrica do sul; no grupo B, argentina e nigéria; no grupo C, inglaterra e estados unidos; no grupo D, alemanha e sérvia; no grupo E, holanda e dinamarca; no grupo F, itália e paraguai; no grupo G, brasil e costa do marfim (ou portugal, vá); e no grupo H, espanha e chile.

Sem comentários: