terça-feira, junho 29, 2010

1 euro e 99 cêntimos


passei grande parte da minha juventude a gravar filmes. o processo era simples: juntar dois vídeos, ligá-los através de um cabo e enquanto um deles passava o filme, o outro gravava-o. foi desta forma, mais os filmes gravados da televisão e as compras directas, que cheguei a ultrapassar o meio milhar de filmes, que ainda hoje possuo, embora estejam por estes dias a ocupar cerca de 25% do meu sótão. com a chegada do dvd, as cassetes vhs tornaram-se obsoletas e, naturalmente, como apreciador de cinema, encetei uma nova colecção de filmes. o processo acabou por ser idêntico à transição dos discos de vinil para os cds.
em pouco mais de sete anos, os filmes em dvd já ultrapassaram os vhs, conseguindo em muitos casos encontrar a versão em dvd de um filme que já tinha em vhs. normalmente, estas "raridades", em especial filmes dos anos 80, encontram-se em promoções que os hipermercados costumam fazer. ontem, num dos frequentes périplos por um hipermercado da cidade, por sinal até com uma missão bastante específica, comprar um quilo de carne picada, aproveitei o tempo que tinha para "queimar" para ir visitar a área dos dvds. foi lá que encontrei, pela módica quantia de 1 euro e 99 cêntimos, os seis filmes que coloquei no topo deste post. cinco deles já os tinha em vhs, apenas não tinha o mais recente "hot fuzz", que nuno markl tanto elogiou e que estou com bastante expectativa para ver.
"the secret of my success", com michael j. fox, creio mesmo que foi o primeiro filme que vi em vídeo, em minha casa, depois de tanto massacrar os meus pais para comprarem o electrodoméstico. e caramba, é um filme com michael j. fox, bastava isso para comprar o filme.
"field of dreams" foi um filme que me deixou estarrecido quando o vi pela primeira vez. o final é um daqueles em que se torna extremamente difícil não verter uma lagrimazita.
"the breakfast club", escrito e realizado por john hughes, é um filme "padrão" dos anos 80. creio que deve ter marcado todas as pessoas da minha idade que o viram nessa década. por isso, era um filme obrigatório na minha dvdteca.
mais recentes, "mystery men" e "bowfinger" são duas comédias com elencos fantásticos. o primeiro, sobre uma equipa de super-heróis totalmente inadaptados e inconsequentes, conta com as interpretações de ben stiller, william h. macy, janeane garofalo, geoffrey rush, lena olin, eddie izzard, hank azaria, claire forlani, tom waits, greg kinnear e wes studi. é uma comédia muito próxima dos terrenos do non-sense e, acima de tudo, muito bem interpretada. quanto a "bowfinger", como admirador há largos anos de steve martin, que também escreveu o argumento, sou um pouco suspeito para falar sobre o filme, que tem momentos hilariantes. para além de martin, no elenco de "bowfinger" aparecem ainda nomes como eddie murphy, heather graham, christine baranski, terence stamp e robert downey jr..
várias horas de prazer cinematográfico por apenas 11,94. compensa...

Sem comentários: