quarta-feira, maio 12, 2010

sporting A, sporting B e sporting C

ah, como eu gosto de boas notícias quando chego ao trabalho.
entretanto, pela acumulação de nomes avançados pela imprensa, desportiva e não só, o sporting, na próxima época, terá 98 jogadores no seu plantel. todos os dias aparecem novos nomes. só hoje foram quatro: hugo viana e três jogadores da atalanta, recém-despromovido clube italiano: valdes, barreto e garics. segundo o record, costinha, que acabou a sua carreira futebolística naquele clube italiano, está atento a estes seus ex-companheiros de equipa. há dias o jornal "a bola" avançou com o nome de rafael, do hertha de berlin, outro clube que desceu de divisão (portanto, é só jogadores cheios de moral...). ainda esta semana, evaldo (sp. braga) e quaresma (inter de milão) foram insistentemente "colocados" em alvalade.
para além destes ainda há, a começar pela baliza, moreira (benfica), hilário (chelsea), benaglio (wolfsburgo) e nilson (v. guimarães); geromel (colónia), rodriguez (sp. braga), moisés (sp. braga), gustavo lazzareti (v. guimarães), zé castro (dep. corunha), diego ângelo (naval), duda (málaga), andrezinho (v. guimarães), daniel ansaldi (rubin kazan), silvio (rio ave), fábio silva (manchester united); diego souza (palmeiras), nuno assis (v. guimarães), danny (zenit), maycon (paços de ferreira), joão ribeiro (académica), luís aguiar (sp. braga), emir bajrami (elfsborg), nicólas lodeiro (nacional de montevideu), tiago (atlético de madrid), lulinha (estoril), manuel fernandes (valência), wanderson (gais de gotemburgo - que raio de nome para uma equipa de futebol), maurício pereya (nacional de montevideu), senturk (fenerbahce), diego castro (sporting de gijón), carlão (união de leiria), djalma (marítimo), desmarets (v. guimarães), arévalo rios (peñarol), lima (belenenses), cléber santana (são paulo), di santo (blackburn rovers) e valeri domovchiyski (hertha de berlim).
45 jogadores no total! mesmo assim, acredito que nos próximos dias surgirão, pelo menos, mais duas dezenas deles. o que é certo é que o sporting ainda não fez uma única contratação para a próxima época, ao contrário do benfica, por exemplo, que já vai em três... é só dinheiro para aqueles lados...
para além dos esperados reforços, o sporting terá que contar ainda com os regressos à "casa mãe" de jogadores como andré santos (foi totalista na união de leiria), wilson eduardo (muito importante na subida de divisão do portimonense), diogo rosado (rodou no real massamá), rabiu ibrahim (que toda a gente que já o viu jogar considera um prodígio) e andré marques (mas este pode ir embora novamente, nabos para lateral esquerdo já lá temos muitos).
de saída espero que estejam os seguintes jogadores: rui patrício, tiago, ricardo baptista, abel, pedro silva, caneira, mexer, anderson polga, pereirinha, adrien, vukcevic (devido essencialmente a problemas disciplinares), postiga e yannick (a sua intermitência exibicional não se coaduna com um clube com as aspirações do sporting).
jogadores como grimi (como segunda opção para defesa esquerdo), izmailov (se conseguir resolver de vez os seus problemas disciplinares com a direcção do clube) e saleiro (a este não lhe faria mal nenhum "rodar" mais um ano, para ganhar experiência), até poderão ficar no clube, mas se saírem, exceptuando o russo, não deixam saudades.
quanto a vendas, se saírem joão moutinho e miguel veloso, e até daniel carriço, espero que venham jogadores de melhor qualidade para os substituir e não mais "angulos", "farneruds" ou "caicedos".
desta forma, do actual plantel apenas considero vitais os seguintes jogadores: joão pereira, tonel, daniel carriço, pedro mendes, matias fernandez, joão moutinho, miguel veloso, liedson e pongolle (vou dar-lhe o benefício da dúvida, porque de janeiro até ao final desta época não teve oportunidade de mostrar o que vale, devido a lesões e a um complicado problema familiar).
resta saber se, dos 45 jogadores acima citados, vem algum...

Sem comentários: