domingo, novembro 08, 2009

os disparates de frank drebin


depois de mais uma valente desilusão hoje, é tempo de josé eduardo bettencourt deixar de atirar tiros para o ar, sem que alguém conheça os destinatários de tanto fel, numa linguagem brejeira e desbragada que nem sousa cintra, no seu tempo, utilizava, e assumir, de uma vez por todas, que o sporting não é candidato ao título, nem a coisa nenhuma, porque não teve meios financeiros para reforçar devidamente o plantel. tantas conferências de imprensa, tanto tempo de antena, sem que bettencourt reconheça que a equipa não joga bom futebol, que os sócios e adeptos têm razão para manifestarem o seu desagrado perante as medíocres exibições e resultados do sporting, sem que assuma, também ele, os seus erros de gestão, as suas declarações estapafúrdias (os "forever", os "never", os "terroristas"), a sua "zaragata" com um sócio do sporting, que quase levou a vias de facto... enfim, está cada vez mais parecido com o leslie nielsen, e já não é só por causa do cabelo. quando aparece na televisão, lembro-me invariavelmente do tenente frank drebin (da série "police squad" e da trilogia "naked gun", um dos verdadeiros ícones do "nonsense". já que bettencourt gosta tanto de utilizar termos e palavras estrangeiras, cá está uma que lhe assenta que nem uma luva: "nonsense")...
mas as asneiras de bettencourt não se ficam por aqui. depois de ter elevado paulo bento aos píncaros, de o ter colocado num pedestal de ouro a que mais nenhum outro mortal poderá almejar, assim que se soube da demissão de treinador, chegando ao cúmulo de afirmar que "há sportinguistas que não merecem um treinador como paulo bento", quem espera, agora, o tenente frank drebin aliciar e convencer para vir treinar a equipa? se, para ele, paulo bento é o melhor treinador do mundo e que até nunca teria coragem para o despedir, que tipo de relação terá agora com o próximo treinador? não estará, desde já, a colocar-lhe uma enorme pressão sobre os ombros? desta forma, não sei onde irá bettencourt encontrar um novo treinador para o sporting, talvez na indonésia ou na república dominicana, porque, se eu fosse treinador e trabalhasse em portugal, nunca na vida aceitaria treinar, nesta altura, o sporting. sobretudo depois do cenário "dantesco" que bettencourt, nos últimos dias, pintou da realidade leonina: actos terroristas, pessoas que lançam a confusão a mando de outras pessoas que estão referenciadas na polícia, um presidente que quase chega a vias de facto numa altercação com um sócio e que pretende expulsar sócios do clube (esta deve ser inédita...), demissões em bloco no departamento de futebol, com pedro barbosa a acusar "os notáveis" do clube (que ninguém sabe quem são), etc.. digamos que, por estes dias, o sporting é o psd do futebol.
agora, se bettencourt venceu as últimas eleições para a presidência com 92% dos votos, tem muitas mais responsabilidades do que aquelas que pretende, agora, escamotear. para ele, durante a campanha eleitoral, o sporting era um clube maravilhoso, diferente, com os melhores sócios do mundo... quatro meses e meio depois, é o que se vê. os adeptos não podem assobiar a equipa quando ela joga mal, não podem mostrar desagrado com as opções do treinador, nem podem pedir explicações ao presidente do clube, porque se arrisca a levar um soco. ou seja, o homem que queria devolver o clube aos sócios, durante a sua campanha eleitoral, agora quer é expulsar os sócios do clube, todos aqueles que, percebendo um bocadinho de futebol, cometam a ousadia de criticar o treinador e a equipa, porque a qualidade do futebol apresentado é cada vez mais constrangedora e os resultados são os que toda a gente conhece (agora, à 10ª jornada, estamos na oitava posição. a meio da tabela...). em quatro meses e meio, bettencourt passou de "candidato unânime" a "ditador irascível". valente desilusão para um sportinguista, como eu, que até confiava nas suas capacidades para unir o clube e lançar as bases para o sporting se assumir, definitivamente, como um grande clube europeu. o mais ridículo ainda, no meio disto tudo, foi paulo bento ter dito, na conferência de imprensa da passada sexta-feira, que esteve quatro meses a mais no clube. ora, de quem foi a culpa dessa infeliz situação? sim, isso mesmo, de bettencourt e do seu famoso "paulo bento forever". até paulo bento soube reconhecer isso. mas bettencourt não. para ele, paulo bento ficaria no sporting mesmo que o clube fosse despromovido e fosse eliminado da taça de portugal pelos pescadores da caparica.
agora, quanto ao plantel. no ano passado as contratações foram más, muito más, e foram apenas três: caneira, rochemback e postiga. este ano, sem contar com os regressos de andré marques e saleiro, foram outras tantas, mas ainda conseguiram ser piores. é certo que matias fernandez tem potencial e muito futuro à sua frente, se calhar até teve azar por ter ido parar ao sporting numa altura em que pretendia reabilitar a sua carreira, mas foi uma boa aposta do clube. mas acaba por ser "engolido" pelas duas monstruosas asneiras da sad leonina que foram caicedo e angulo. o equatoriano já nos custou quatro pontos, fruto de dois incríveis falhanços frente ao marítimo, no último minuto, e hoje, frente ao rio ave. é trapalhão, não dá sequência alguma às manobras ofensivas da equipa, atrapalha liedson, é alto mas raramente ganha uma bola de cabeça, é forte mas perde sempre nos duelos com os defesas... enfim, se era para isto, mais valia terem feito regressar o "tosco" do purovic. e será que derlei era assim tão caro? não poderia ter feito mais uma época? ele que até já tinha criado uma empatia com liedson no ataque leonino, algo que, ao longo dos anos que o "levezinho" leva de leão ao peito, raramente aconteceu. e, para mim, a melhor opção para jogar ao lado de liedson até está no plantel: simon vukcevic, que é completamente subaproveitado quando encostado à linha. quanto a angulo, não se entende como foi possível a sua contratação. será que a necessidade de apresentar um reforço, no último dia de mercado, levou a sad a esta desesperada medida? enfim, não se compreende, seja qual for o ângulo, o que levou à contratação de um jogador que estava parado há sete meses, com 33 anos de idade e que já não tem mais nenhuma ambição na carreira (até o valência lhe organizou um jogo de despedida), a não ser receber o salário ao fim do mês. se era para isso, era melhor irem buscar o iordanov, esse ao menos dava tudo o que tinha no relvado. quanto à falta de contratações para a defesa, até já estou cansado de escrever sobre isso. basta ver a forma como o sporting sofreu hoje o primeiro golo frente ao rio ave. nem nos distritais se vê tanta displicência. a expulsão de carriço é um erro que se costuma desculpar... a um juvenil. disputar o lance daquela forma, com um cartão amarelo, é de principiante.
portanto, e resumindo, começo a ter alguma pena, por antecipação, do próximo treinador do sporting. não vai ser fácil lidar diariamente com um presidente como bettencourt, que vê nos sportinguistas os seus principais inimigos. para além disso, ainda vai chorar baba e ranho por paulo bento até abril do ano que vem...

Sem comentários: