quarta-feira, junho 03, 2009

television killed the movie stars




segunda-feira. fox. 21h30. "house" - 5ª temporada
terça-feira. fox. 22h20. "lost" - 5ª temporada
quarta-feira. rtp 2. 22h40. "24" - 7ª temporada

começo a acreditar que se perder um episódio que seja, de qualquer uma destas séries, a minha vida deixa de fazer sentido. estes horários são praticamente sagrados às segundas, terças e quartas-feiras. lentamente, as séries televisivas vieram ocupar o espaço outrora preenchido pela sétima arte, ganhando terreno primeiro com as sitcoms (um formato que sempre me agradou, desde o saudoso "soap", passando pelo "alf", o "quem sai aos seus", o "allô, allô", até aos mais recentes "seinfeld", "friends", "mad about you" e "arrested development", entre dezenas e dezenas de séries) e depois com as séries dramáticas, como "the sopranos", que demorou um pouco a "entrar" mas que, quando "entrou", tinha religiosamente o seu lugar reservado às segundas-feiras à noite, na rtp 2, ou "nip/tuck", "lost", "24" e "house".
"house" é uma série que, à primeira vista, nunca me seduziria, por se passar num hospital, porque nunca fui fanático por séries como "e.r." ou "anatomia de grey", cujos termos médicos e técnicos nunca consegui acompanhar devidamente. no entanto, a personagem interpretada por hugh laurie faz toda a diferença, de tão viciante que é, com os seus métodos pouco ortodoxos, os jogos de palavras, os fascinantes diálogos (por vezes com referências totalmente inesperadas, como a dos duran duran na semana passada), a forma subversiva como consegue manipular praticamente toda a gente à sua volta de forma a ter sempre o que deseja, a amizade com wilson, o jogo do gato e do rato com cuddy, o amor platónico de cameron por ele, tudo isto aliado a uma constante agonia interior, de uma necessidade de se sentir constantemente infeliz e de nunca dar uma oportunidade a si mesmo de ser feliz. é, certamente, a personagem menos lamechas de sempre da televisão e, a meu ver, em termos de séries dramáticas, estará ao lado de tony soprano no ranking de personagens mais marcantes.
"lost" é um desafio, de inteligência, memória e dedução. quem começou a ver desde o início, não descansará enquanto não vir tudo e obter, finalmente, as respostas às dezenas de perguntas que são colocadas semanalmente. esta quinta temporada impressiona pela forma como os argumentistas conseguiram "renovar" a série, fazendo avançar e recuar o tempo, introduzindo ainda mais personagens (aliás, o vasto elenco e o facto de "lost" ser gravado "on location" na ilha de oahu, no hawai, fazem desta série uma das mais dispendiosas de sempre da televisão) e "explicando", de certa forma, o papel dos "outros" na ilha e a iniciativa dharma, bem como o regresso à ilha das personagens que conseguiram sair dela (jack, kate, sayid, hurley e sun). no entanto, só em 2010 saberemos como todo este mistério irá acabar, quando o último episódio de "lost" for para o ar, em maio, na sexta temporada, que irá ter 17 episódios. ao todo, a série totalizará 120 episódios. matthew fox é o único elemento do elenco que sabe como vai acabar a série, um final que os produtores definiram como "highly anticipated and shocking finale". por agora, na fox faltam ainda cinco episódios para acabar a quinta temporada e as dúvidas continuam a amontoar-se...
"24" é totalmente diferente das duas outras séries. é intensidade, adrenalina, emoção! cada segundo que passa no relógio digital que frequentemente aparece no ecrã faz aumentar o nervosismo e é sempre com alguma tristeza que vejo chegar o final do episódio. lá está, aqui reside a grande vantagem de seguir as séries em dvd e não pela televisão. se eu tivesse esta série do "24" já em casa era capaz de a "despachar" em três ou quatro noites. assim, tenho que me sujeitar a esta "ração" semanal. tal como "lost", também faltam cinco episódios para acabar a sétima série de "24". a oitava série já está a ser preparada e vai ser gravada, pela primeira vez, em nova iorque, sendo que a acção começará pouco tempo depois do final da sétima série, como já anunciou kiefer sutherland numa entrevista ao canal itn. em princípio, a oitava será a última temporada de "24", mas jack bauer será, certamente, imortalizado em filme posteriormente.

p.s. - para quando a transmissão da segunda série de "californication"?

4 comentários:

A happy single mother disse...

Caramba...vou andar a perder o sono até 2010?! É que ir para a cama e não deixar de pensar no que poderá vir a seguir é bem tramado!!

Se ainda fossem uns sonhos mais apimentados com o Sawyer ou com o Jack...isso já era outra história!!

MFP disse...

Eu acrescentaria Mentes Criminosas, já na quarta temporada e que tal como algumas das outras séries referidas, é igualmente "viciante".

tadeu disse...

bem, este é um assunto maldito. comecei a ver todas e perdi o rumo a todas...
pensava que ninguém da série lost sabia o rumo de seus personagens. citas que o mathew fox sabe. como, porque?

josé alberto lopes disse...

http://www.digitalspy.co.uk/cult/a96650/matthew-fox-keeps-quiet-on-lost-ending.html?rss

nesta página podes ver que não menti, caro tadeu. o matthew fox é mesmo o único elemento do elenco que sabe como a série vai acabar. e como podes ver, já sabe há muito tempo, dado que a notícia tem a data de 23 de maio de 2008.