segunda-feira, junho 01, 2009

o próximo presidente


josé eduardo bettencourt esteve hoje em directo no programa "o dia seguinte", da sic notícias. com uma postura irrepreensível, a medir bem as palavras, eloquência e inteligência q.b. a responder a todas as questões, bettencourt mostrou que está efectivamente preparado para abraçar esta nova fase da sua vida, com determinação, ambição e dedicação. a sondagem do programa, sobre quem seria o melhor presidente para o sporting (ele ou paulo pereira cristóvão), não deixa dúvidas: 79% para bettencourt contra 21% para cristóvão. a meu ver, só se "engasgou" na questão do pivot do programa sobre a sua afirmação ("um treinador de prestígio não assina pré-acordos com candidatos a presidente") e a consequente resposta de paulo pereira cristóvão ("nesse caso está a dizer que paulo bento não é um treinador de prestígio"). as suas alegações de que eriksson está na pré-reforma, muito mais rico do que nas suas anteriores passagens por portugal e, dessa forma, vinha para o nosso país gozar umas merecidas férias, não foram muito elegantes. em todo o caso, confesso que, das pessoas que fizeram parte das direcções do sporting nos últimos 10/15 anos, colocaria sempre nos dois primeiros lugares miguel ribeiro teles e josé eduardo bettencourt, grandes artífices do título de 2001/2002, com lazlo boloni, tal como tinham sido luís duque e manolo vidal na época 1999/2000, com augusto inácio. por isso, se na sexta-feira for eleito, como se espera, acredito que o sporting vai passar a ter, finalmente, um presidente capaz, sóbrio e, acima de tudo, muito mais próximo da equipa de futebol e do seu departamento técnico. josé roquete, dias da cunha e soares franco "cavaram" um fosso enorme entre a direcção e a equipa de futebol, deixando sempre os treinadores entregues a si próprios na defesa do clube.
o única aspecto negativo, para mim, da sua candidatura prende-se com o facto de bettencourt manter paulo bento à frente da equipa de futebol. parece-me contraproducente manter a aposta num técnico que já teve quatro oportunidades para ser campeão e falhou-as todas. quatro segundos lugares, com a consequente participação na liga dos campeões, não pode nunca ser suficiente para um clube como o sporting, nem para um candidato a presidente que se diz ambicioso e ávido de títulos. mais: para os sportinguistas será sempre muito complicado dissociar paulo bento daquela humilhação com o bayern de munique na liga dos campeões (12-2 no total), já para não falar nas outras goleadas, contra o barcelona e o real madrid... regressar à liga dos campeões (se chegarmos a entrar) com o mesmo treinador chega a ser masoquismo. para além disso, é evidente o gradual desgaste na relação do treinador com os adeptos e até com os próprios jogadores. só na última época, paulo bento incompatibilizou-se com stojkovic, miguel veloso, yannick djaló e vukcevic, para além de ter ostracizado tonel, que se lesionou ainda na primeira volta e perdeu o lugar para daniel carriço (numa altura em que o sporting, com tonel e polga a centrais, tinha a melhor defesa da liga), e de manter uma predilecção inexplicável, durante largos períodos da época, por jogadores como pereirinha, caneira e romagnoli. já para não falar em rui patrício... portanto, a meu ver, paulo bento deveria ter encerrado o seu ciclo como treinador do sporting no final desta época, como andou a apregoar praticamente durante toda a época, um facto que pode ter contribuído para a desmotivação do balneário, especialmente num plantel com tantos jogadores jovens, que ele lançou e amparou.
a solução ideal seria haver uma votação paralela na próxima sexta-feira, em que os sócios poderiam escolher, para além do novo presidente, o treinador para a próxima época. se eu votasse, a minha escolha seria josé eduardo bettencourt e... sven-goran eriksson.

3 comentários:

MC disse...

Mas o que fez eriksson nos ultimos 10 anos? (além de encher os bolsos cada vez que foi despedido?)

E quantos jogadores do Sporting têm lugar no 11 normalmente titular no FCP (nestes 4 anos)?
E no plantel?

E quanto investiu o Sporting em jogadores, comparando com FCP ou SLB?

Mas há alguma duvida que o Paulo Bento tinha sido campeão no FCP, tal como o foi o Jesualdo?

E que o Jesualdo não tinha sido campeão, nem no Sporting, nem no Benfica?

E dos casos que houve no Sporting, não ficou sempre demonstrado que a razão estava do lado do Paulo Bento?
O unico caso que penso que poderia ter sido já ultrapassado, como foram os outros, é o do stojkovic que é muito melhor que o Rui Patricio.

Caramba, há que ver as coisas e pensar um bocadinho antes de botar os dedos no teclado!

Saudações Leoninas

josé alberto lopes disse...

fosse eriksson ou manuel machado, eu acho que qualquer treinador, nesta altura, seria melhor para o sporting que paulo bento. o facto de eu ter falado no eriksson apenas teve a ver com o facto de o candidato paulo pereira cristóvão o ter anunciado como "seu" treinador. mas até podia ser o manuel cajuda ou o manuel josé. para mim, paulo bento está "queimado" e nunca conseguirá ser campeão como treinador do sporting. são vários os factores: tácticos - bento só tem uma forma de colocar os seus jogadores em campo, o célebre 4-4-2 com o losango no meio campo, toda a gente sabe isso e todos os adversários do sporting sabem como neutralizar e estancar a capacidade ofensiva da equipa. quando não há liedson para resolver, com a sua genialidade, paulo bento limita-se a trocar jogador por jogador, incapaz de alterar seja o que for a partir do banco. o sistema táctico é sempre igual, seja contra o riachense, seja contra o bayern. portanto, a nível táctico, bento é básico e previsível. em termos de capacidades humanas, está tudo dito, são vários os casos ao longo destes quatro anos, mais os constantes ataques à arbitragem, que, tendo ou não a razão do seu lado, envergonham o clube e o reduzem a uma mesquinhez ridícula.
quanto a jogadores, paulo bento aprovou certamente a vinda de caneira, rochemback e postiga. deveria ter previsto que rochemback e miguel veloso eram incompatíveis no meio campo (e ainda se falou em hugo viana), são os dois lentos, pesados e com pouca propensão para sair do centro do terreno; que caneira, apesar de fazer muitas posições na defesa, é um jogador banal que disfarça as suas fragilidades, que são muitas, com uma grande entrega ao jogo, por vezes exagerada, tendo em conta o número de cartões amarelos e vermelhos que viu ao longo da época. com pedro silva, abel, grimi e ronny, que todos juntos não fariam um lateral de jeito, o sporting decidiu não adquirir um lateral, preferindo... caneira, que raramente passa do meio campo quando joga a lateral. finalmente, hélder postiga. parece-me incrível como foi tão fácil ao fc porto impingir-nos o seu pior avançado dos últimos anos (mais valia ter vindo adriano). yannick estava nitidamente a crescer, é dos poucos jogadores do plantel com velocidade (mais um facto que me parece incrível) e viu, assim, postiga passar-lhe à frente. o meio campo, na época que findou, só nas últimas 5/6 jornadas é que finalmente estabilizou, tendo até aí paulo bento feito variadíssimas experiências, como aquela ideia pioneira de colocar yannick a "nº 10" no jogo de alvalade contra o fc porto. só a partir de março é que paulo bento finalmente percebeu que romagnoli era uma aposta falhada, depois de lhe ter dado hipóteses a mais (para mim, nem no gil vicente teria lugar). izmailov também passou demasiado tempo no banco, ele e vukcevic são dos poucos jogadores de classe deste sporting. tiuí ficou no plantel porque marcou dois golos na final da taça de portugal no ano passado, nunca chegando a constituir opção para o treinador. com cinco avançados de raiz no plantel, nunca ousou jogar em 4-3-3.

josé alberto lopes disse...

(continuação do comentário anterior)

digo-lhe ainda que, a meu ver, paulo bento não seria campeão no fc porto. em dois meses "pegava-se" com raúl meireles, lisandro e hulk, jogava em 4-4-2, com o seu losango, e não em 4-3-3, e nunca teria ido empatar 2-2 em manchester, a jogar de igual para igual com o united, porque bento é um "cagão", que não consegue sequer transmitir confiança aos seus jogadores para os grandes jogos, assim se explicando as "cabazadas" contra barcelona, real madrid, bayern.
por que raio não foi o sporting buscar cissokho no mercado de inverno? por que é que tem sempre de ser o fc porto a fazer bons negócios no mercado interno? não há olheiros no sporting? foram ao brasil buscar tiuí no ano passado no mercado de inverno, que nem titular era na equipa onde jogava... não viram por lá o nené nessa altura? para além de ser o clube, dos três grandes, que tem menor orçamento, que investe menos, o sporting fez também as piores aquisições. era preciso introduzir alguma experiência e maturidade na equipa? concordo, mas com jogadores de qualidade, que façam a diferença. tanto se pagou pelo passe de grimi, que é outro jogador banal, mas do tipo distritais, daqueles que passa o jogo a enviar "charutos" sem nexo para o meio campo contrário e a centrar para trás da baliza, em vez de se gastar dinheiro em jogadores de qualidade.
agora, a questão que se coloca é esta: tem ou não tem paulo bento responsabilidade sobre isto tudo? claro que tem. por isto e por colocar todos os sportinguistas em sobressalto de cada vez que a equipa vai jogar a terrenos "complicadíssimos" como paços de ferreira, trofense, académica, como se estivessem a defrontar grandes colossos do futebol europeu. falta nitidamente a paulo bento uma faceta mais descarada, mais extrovertida, mais "mourinho", mais arrogante e destemida. sendo como é, medroso e previsível, paulo bento estaria bem para treinar clubes como o estrela da amadora ou a naval. o sporting, o meu sporting, por onde passaram grandes jogadores como manuel fernandes, jordão, balakov, figo, valckx, luisinho, andré cruz, schmeichel, douglas, silas, babb, duscher, jardel, acosta, etc., merece muito mais, um treinador muito mais ambicioso, não um treinador que se contenta com quatro segundos lugares consecutivos e a entrada na champions, onde geralmente vamos sempre fazer má figura.
na próxima época, confirmando-se a renovação de paulo bento, infelizmente, espero, pelo menos, que comprem melhor, de preferência jogadores do nosso mercado (nené, china, braga, andrezinho, desmarets, etc), em vez de nos enfiarem mais "purovics" e "tiuís".
saudações leoninas.