quinta-feira, março 12, 2009

"a minha família"


lá venho eu, mais uma vez, dar a mão à palmatória e reconhecer que se andam a fazer coisas interessantes em matéria televisiva neste país, nomeadamente na rtp. é claro que podem sempre dizer que a rtp tem outros meios, tem o estado a passar os cheques, etc., algo que não acontece nas outras estações. depois de ter elogiado o "conta-me como foi", primeiro, e depois a série "pai à força", hoje venho reconhecer que dou fortes e sonoras gargalhadas com "a minha família". e dou mesmo com a minha família, porque cá em casa todos gostamos da série. versão portuguesa da série da bbc, que passa há oito anos na televisão inglesa, criado pelo americano fred barron (que escreveu para "seinfeld" e "the larry sanders show"), "a minha família" começou logo a ganhar pontos na escolha dos actores. fernando luís é o patriarca da família, um dentista e um pai frustrado, a viver uma crise de meia-idade. confesso que gosto do actor desde "médico de família" e, sobretudo, porque estou habituado à voz dele em dezenas de filmes infantis. o seu desempenho nesta série é vital, porque praticamente tudo gira à volta da sua interpretação. a sua interpretação marca o ritmo da série, servindo de "role model" aos actores mais jovens (os seus filhos na série). rosa vila é a esposa, que tem enormes parecenças físicas com a actriz que desempenha o mesmo papel na série da bbc (zoe wanamaker). totalmente desastrada como doméstica, especialmente na cozinha, a matriarca da família tenta gerir os constantes conflitos entre os filhos (e estes com o pai), representando o lado mais ponderado e calmo, em contraponto com o nervosismo e a ansiedade do marido. obviamente, também tem os seus momentos de humor, mas não tantos como os do filho mais velho, interpretado por carloto cotta, que é simplesmente hilariante. tal como na série original, este é o papel assumidamente mais cómico. kris marshall foi o actor que deu vida ao papel nas primeiras três séries em inglaterra e eu lembro-me bem que me fartava de rir com as suas idiossincrasias. aqui, na versão nacional, carloto cotta não fica muito longe desse registo, provocando as gargalhadas mais sonoras aqui em casa. é de longe o personagem preferido do meu filho. sara barradas, mais conhecida pela sua participação em "morangos com açucar", é a "madura" rita, de 16 anos, mas com inteligência e matreirice suficiente para manietar os pais. o seu registo é bem conseguido, ela é uma espécie de consciência moral, se bem que interesseira, lá em casa, mas a sua personagem, tal como a do irmão mais novo, interpretado por tiago mesquita, apenas pontualmente tem direito a uma piada, que estão a cargo, maioritariamente, dos três membros mais velhos da família.
hoje deu o terceiro episódio. eu já tinha gostado do primeiro e do segundo, mas para poder transmitir uma opinião mais sustentada resolvi fazer "a prova dos nove" com este terceiro episódio, e ele não me deixou ficar mal. foi talvez o melhor até agora. espero que a série continue neste ritmo e que a rtp saiba proteger da melhor forma o produto (que já foi gravado, creio eu, há um ano e meio). a quinta-feira é um excelente dia e o horário não poderia ser melhor. já a série "pai à força" teve menos sorte com a sua colocação nas sextas-feiras à noite. devido a jogos de futebol, a série não passou durante duas semanas.
por último, refira-se que "a minha família" tem realização de jorge marecos duarte e adaptação de joão tordo e paulo lourenço.

Sem comentários: