sábado, agosto 16, 2008

supertaça

como sportinguista, devo agradecer a jesualdo ferreira os consecutivos erros tácticos sempre que joga contra o sporting, como por exemplo a colocação de joão paulo a defesa esquerdo na final da taça de portugal e, hoje, a estranha troca de lisandro por farias na frente de ataque. ah, e por não ter convocado quaresma. e, já agora, por ter preferido sapunaru a fucile para defesa direito (que grande ajuda nos deu o romeno no segundo golo, onde foi mais preponderante do que... djaló). e já que estamos a falar no assunto, ainda tenho que lhe agradecer a inclusão do macio guarin no meio campo e do inconsequente benitez no lugar de defesa esquerdo (ao pé do argentino, marek cech até parece um grande jogador). ah, e por último, por ter metido candeias. jesualdo só "errou" num aspecto: devia ter metido hulk mais cedo, porque o tipo joga sozinho, não passa a bola a ninguém. imagino a quantidade de problemas que vai arranjar no balneário portista.
no sporting, no meu entender, está a despontar um grande jogador, que correu quilómetros, atacou, defendeu, rematou e foi extremamente influente: izmailov. fez o que quis do pobre sapunaru, ajudou bastante caneira a cobrir o flanco esquerdo, recuou no terreno para acompanhar lucho gonzalez (indiscutivelmente, o melhor jogador do fc porto e um dos melhores jogadores de sempre a jogar em portugal), fez a ligação defesa/ataque, transportando o jogo até aos avançados. o sporting teve a atitude certa ao apostar na compra do passe do jogador russo. de resto, polga e tonel (tirando os constante alívios para a bancada deste último) estiveram bem a segurar farias e lisandro, abel perdeu muitos poucos lances para rodriguez (que tinha feito uma exibição de gala na primeira parte contra a lazio no passado domingo), caneira continua a ser o mesmo "pão sem sal", aquele tipo de jogador que nem aquece nem arrefece, limitando-se a defender a sua zona, sem rasgos ou brilho. hoje até cometeu um penalty infantil e tudo. onde raio estava o grimi, que até tinha sido o melhor em campo contra a sampdoria? rui patrício, que dizer!? logo nas suas primeiras intervenções na primeira parte, sobretudo quando lhe atrasavam as bolas, deixou ficar a sensação de que o sporting nunca na vida seria campeão com um guarda-redes destes, tão inseguro e incapaz de transmitir confiança à sua defesa. mas depois faz uma segunda parte de sonho e... já não sei o que pensar. as alternativas também não me parecem muito melhores. no meio campo, moutinho fez de miguel veloso (se bem que o lugar seja mesmo deste último); romagnoli lá conseguiu mais uma vez passar ao lado do jogo, até parece que joga sempre de pantufas, para não fazer muito barulho e chamar as atenções para si; rochemback foi importantíssimo no meio campo, estancando as iniciativas atacantes do adversário e fazendo uma pressão constante ao homem que conduzia a bola; izmailov foi "apenas" o melhor jogador em campo. na frente, derlei e djaló, que, para já, parecem constituir a melhor dupla possível. postiga nem assusta para já e tiuí muito menos. quando vierem liedson e vukcevic, logo se vê quem sai. a principal dificuldade vai ser no meio campo. se miguel veloso jogar a trinco, restam 3 posições. rochemback e moutinho têm lugar cativo (se o capitão não sair até 31 de agosto), sobrando apenas um lugar. concorrentes: izmailov, vukcevic, romagnoli, adrien e pereirinha. para já não falar em caneira, que foi testado por paulo bento a trinco nesta pré-temporada. não saindo moutinho, jogarão, a meu ver, veloso, moutinho, rochemback e izmailov (pelo que ajuda em termos defensivos, muito mais do que vukcevic ou romagnoli). saindo moutinho, jogarão veloso, rochemback, izmailov e vukcevic. o pior é que paulo bento gosta de romagnoli, que tem sido o preferido do técnico para a posição "10". para mim, rochemback, moutinho e vukcevic fariam muito melhor essa posição, com a vantagem de rematarem muito melhor de fora da área do que o argentino.
o sporting começa a época da mesma forma do que no ano passado, vencendo a supertaça. foi o quarto troféu da era paulo bento, três deles conquistados ao fc porto. à primeira vista, o próximo campeonato parece vir a ser muito mais disputado do que o anterior. mas, para já, dos três grandes, parece ser a formação leonina a mais preparada para iniciar a liga, com sistema táctico e onze definido. o fc porto precisa de resolver a questão dos laterais, do trinco que vai substituir paulo assunção e o "problema" quaresma. se este sair, quem jogará com lisandro e rodriguez? hulk? farias? mariano? candeias? tarik? muitas dúvidas. quanto ao benfica, as indefinições são ainda maiores. aimar parece um "peixe fora de água" e tarda em revelar as suas tão propaladas qualidades; reyes precisa de mais um mês para decorar o nome dos seus colegas de equipa e tem a mania que é vedeta; yebda, balboa, ruben amorim e carlos martins poderiam perfeitamente constituir o meio campo de uma equipa do meio da tabela, como o belenenses ou o estrela da amadora; sidnei é uma incógnita; o "novo" defesa direito é o tipo que era médio direito no ano passado; no ataque, para além de cardozo, há "isto": nuno gomes, makukula e mantorras. será que luís filipe vieira virá dizer, novamente, que este é o melhor plantel do benfica dos últimos dez anos? enfim, venha a liga!

Sem comentários: