terça-feira, outubro 09, 2007

a bullet in the head, anyone?


começou ontem na rtp 2 a exibição da segunda parte da sexta e última série de "sopranos", que tem 9 episódios. o episódio de ontem foi... sereno e calminho, apesar da detenção de tony soprano. costuma ser assim, quando tudo parece muito calmo adivinha-se sempre uma cena brutal atrás de cada esquina. daí que a cena de pancadaria, durante um jogo de monopólio, entre o chefe da família soprano e o cunhado bobby não tenha causado muito espanto, pese embora a bonomia e a pacatez deste último. aquilo que achei mais relevante no episódio de ontem, tirando a primeira prenda de aniversário de carmela a tony, foi mesmo a profunda irritação que a personagem de aida turturro me provoca. é seguramente a personagem televisiva que mais provoca os meus nervos. janice soprano, o seu papel, irmã de tony, é hipócrita, invejosa, mesquinha, interesseira, manipuladora, péssima mãe (como o episódio de ontem evidenciou), que tem como passatempo preferido espicaçar o irmão. e já nem vou falar nas características físicas da personagem, que também me ferem a vista, mas isso "dou de barato".
ora exactamente por estar aqui a gastar um post a falar sobre a personagem que mais me irrita no panorama televisivo, impõe-se que faça uma grande vénia à actriz que a interpreta. aida turturro, prima desse enorme actor que é john turturro, construiu uma personagem coerente, encarnando de forma credível uma mulher sem apetências profissionais que se "encosta" ao irmão, patrão da mafia de new jersey, para conseguir viver uma vida decente, mas tornando-a ao mesmo tempo tão dolorosamente insuportável que nos faz desejar que ela seja a próxima pessoa a quem tony soprano mete uma bala na cabeça.
aida turturro foi nomeada duas vezes para o emmy de melhor actriz secundária em papel dramático, em 2001 e 2007. não venceu em nenhuma das ocasiões. diga-se, com sinceridade, que o papel não a ajudava muito...

1 comentário:

Unknown disse...

Nunca vi. Mas tenho pena, parece-me uma série muito interessante...