segunda-feira, maio 21, 2007

por um mísero pontinho

parabéns aos vencedores. o fc porto venceu mais jogos (22) e marcou mais golos. o sporting perdeu menos jogos (2) e sofreu menos golos, vencendo 20 jogos, empatando 8 (um exagero!). fui ver o beira-mar - sporting, no dia 27 de outubro do ano passado. lembro-me que, aquando do apito final do árbitro, dei um valente pontapé numa das cadeiras de plástico à minha frente (desocupada, claro! o que não ameniza a gravidade do meu acto, eu sei, mas se a cadeira estivesse ocupada era muito mais grave). o jogo tinha sido de nervos. o sporting começou a perder, empatou e depois passou para a frente do marcador; o beira-mar tornou a empatar; depois o sporting voltou a marcar, fazendo o 2-3, a um minuto do fim. já se festejava a vitória nas bancadas, era só preciso segurar a vantagem nos descontos. mas alguém comete uma falta infantil junto à grande área do sporting e, do respectivo livre, nasceu o empate, o 3-3 final. iniciou-se naquele momento uma neura terrível que durou a viagem toda de regresso e os dias seguintes. isso e mais um nome para passar a odiar o resto da vida: buba. um central nigeriano que se lembrou de marcar três golos ao sporting naquela noite (nunca mais marcou no resto do campeonato). naquele pontapé na cadeira vazia residiu a minha frustração pelos dois pontos perdidos infantilmente. o próprio paulo bento reconheceria isso mesmo no final do jogo, que o sporting teria que segurar a bola, fazer anti-jogo até, ser matreiro o suficiente para segurar aquela vantagem. não o conseguiu. agora, vendo que o sporting perdeu o campeonato por 1 ponto apenas, lembro-me desse pontapé na cadeira. os portistas, se perdessem o campeonato por 1 ou 2 pontos, também se lembrariam daquele falhanço do renteria na luz, nos descontos, que daria a vitória ao fc porto. enfim, não adianta agora "chorar sobre o leite derramado" (a propósito, quem é que chora numa situação dessas?). até porque, se eu fosse por esse caminho, poderia falar no tal golo com a mão do rony, do paços de ferreira, em alvalade. por muito menos, já foram repetidos jogos em inglaterra e na alemanha. o sporting não pontoou nesse jogo. sem o golo com a mão certamente que empataria (no mínimo), o que lhe daria um ponto. O TAL PONTO QUE LHE FALTOU ONTEM (repararam como eu não fui por "esse caminho"!?).´
nos últimos dez jogos do campeonato, o sporting venceu 9 e empatou 1 (na luz). creio que paulo bento demorou muito tempo para encontrar "o seu onze". quando o encontrou, a equipa entrou nos eixos, jogou bem, criou mecanismos e passou a ter meio campo finalmente. despertou tarde demais para o título. a insistência em jogadores como paredes, custódio e carlos martins foi fatal, sobretudo porque estes cêpos estavam a tapar a entrada na equipa de jogadores como miguel veloso (grande jogador!), nani e até romagnoli (que, afinal, até provou ser um bom jogador!).
a defesa esteve muito bem durante toda a época, com um anderson polga em grande, a justificar finalmente o forte investimento no primeiro campeão mundial a actuar no nosso país. caneira actuou em todas as posições da defesa e foi de uma utilidade suprema aquando da lesão de tonel (que também efectuou uma boa temporada). tello assumiu-se como defesa esquerdo (e marcador de livres) e abel superiorizou-se a miguel garcia na luta pelo lugar de defesa direito (também não era preciso muito). no ataque, liedson foi, mais uma vez, a referência. se eu fosse presidente do sporting, não hesitava em propor-lhe um contrato até ao final da sua carreira. liedson não pode sair do clube, é demasiado importante! entre bueno, alecsandro e yannick, venha o diabo e escolha. nenhum deles fez uma época de encher o olho, mas foram servindo em determinadas alturas da temporada. cada um deles teve o seu momento de inspiração e o seu auge físico e técnico, mas, para mim, nenhum deles é companheiro à altura de liedson na frente de ataque.
para o ano, com o mesmo treinador e com o "núcleo duro" deste ano (ricardo, polga, caneira, tonel, miguel veloso, joão moutinho, nani e liedson), acredito que a equipa vai demonstrar mais maturidade, mais traquejo, mais experiência para discutir novamente o título. será necessário efectuar alguns acertos no plantel: despachar paredes, custódio, carlos martins, miguel garcia, farnerud, bueno, ronnie e joão alves, substituindo-os por jogadores de valor mais aproximado ao tal "núcleo duro". acredito que se o sporting mantiver a defesa e o meio campo desta época(arranjando alternativa para os "apagamentos" sucessivos de romagnoli) e contratar um jogador para jogar ao lado de liedson, tão bom ou melhor que o brasileiro, pode fazer história na próxima época. vamos ver... para já, era importante mesmo... conquistar a taça de portugal!

1 comentário:

tulipa_negra disse...

obrigada pelos parabéns! ;-)
mesmo assim, o sporting também está de parabéns por ter feito uma boa segunda volta e pela grande equipa que tem!

beijinhos