quinta-feira, maio 03, 2007

grande salmão!


salman rushdie nasceu em bombain, índia, em 1947 (no mesmo ano em que o meu pai nasceu, por acaso). escritor e novelista, cujos trabalhos aborda temas como mitologia, fantasia, religião e política, rushdie acabaria por se tornar mundialmente famoso em 1988, com a publicação do livro "versículos satânicos", pelo qual foi condenado à morte pelo líder espiritual iraniano ayatollah khomeini, em fevereiro de 1989. o livro foi banido na índia e na áfrica do sul e causou grande polémica junto do mundo islâmico, tendo salman rushdie sido forçado ao exílio. a pena de morte, que era ainda extensiva aos editores do livro, foi renovada em 1997, tendo a recompensa passado de 1 milhão para 2 milhões de dólares. em 1990, o escritor editou um ensaio, chamado "in good faith", para acalmar as críticas e apresentar as suas desculpas, reafirmando o seu respeito pelo islão. no entanto, a pena de morte não foi levantada. apesar de ter que estar sempre bastante atento a possíveis atentados contra a sua vida, rushdie continuou a lançar livros e a celeuma que o livro causou foi perdendo relevância, mas o governo iraniano, através do ayatollah hassan sanei, em 1999, voltou a insistir na condenação do escritor, oferecendo a astronómica quantia de 2,8 milhões de dólares pela sua "cabeça".
com tudo isto, estarão certamente a estranhar a foto que se anexa a este post. já vou explicar. salman rushdie casou já por quatro vezes (1976, 1988, 1998 e 2004). a sua actual esposa é a lindíssima actriz/modelo padma lakshmi, a moça da foto, com quem casou em 2004, mudando-se de londres para nova iorque.
o homem continua a recear pela sua vida, escondendo-se e protegendo-se de possíveis atentados, por causa de um livro que escreveu há quase 20 anos. a sua tortura e constante receio deverão, no entanto, ser ligeiramente atenuados pela presença ao seu lado da bela padma, sua compatriota. rushdie deve passar imenso tempo em casa, por causa das ameaças, mas, desta forma, uma pessoa até acaba por não ter pena dele. fechado em casa com a padma? não deve ser castigo nenhum. se eu fosse o salman também não queria sair de casa...

Sem comentários: