sexta-feira, agosto 18, 2006

dragão axadrezado

a época futebolística interna começa dentro de uma semana. as equipas têm vindo a preparar-se desde o início de julho, delineando sistemas de jogo, tácticas, formações defensivas e ofensivas, no sentido de se apresentarem já bastante rotinadas e mecanizadas na primeira jornada.
o campeão nacional em título, de repente, ficou sem equipa técnica, que se demitiu, deixando a direcção portista em apuros, à procura de um nome para substituir co adriaanse. havia vários treinadores sem clube, nacionais e estrangeiros. falou-se de eriksson, camacho, carlos queiroz, claudio ranieri... pinto da costa escolheu... um treinador que já estava empregado, contratado, e que estava a iniciar uma nova etapa da sua longa carreira no boavista, depois de três boas temporadas no sporting de braga. este para mim é o primeiro acto censurável nesta história toda. o segundo é o facto de o pouco simpático e carrancudo treinador do boavista ter ficado tão embevecido com o suposto convite portista que se marimbou para os atletas que tinha vindo a treinar há mês e meio, para a direcção e seus associados, rescindindo com o boavista e viajando 6 kms para ir assinar pelo fc porto. o terceiro acto censurável foi o comportamento das duas direcções: convencida de que tinha excelentes relações com a direcção do boavista, o fc porto partiu para a contratação do treinador jesualdo ferreira sem falar primeiro com o ex-vocalista dos ban, joão loureiro; este negava sempre tudo na comunicação social, dizendo que o técnico ia ficar no boavista, que era tudo inventado, etc., etc.. a direcção do fc porto manteve-se sempre em silêncio, à espera do que dava toda aquela confusão, por si criada, com a "abordagem" a jesualdo ferreira. é uma história do género um homem solteiro fazer uma proposta de casamento a uma mulher recém casada. a mulher olha para o lado, vê que o outro tipo é muito melhor que o tipo com quem casou e... aceita, divorciando-se em seguida.
eu acho que, com esta verdadeira OPA (oferta pública de aquisição) a jesualdo ferreira, treinador razoável, mediano, medroso (ao jeito de josé peseiro, mas em fumador e com cara de poucos amigos), o fc porto assegurou certamente uma derrota no campeonato que agora vai começar. quando for ao bessa, a equipa da casa vai encher-se de brio e profissionalismo e vai demonstrar a jesualdo ferreira que não merecia a traição que o técnico lhe fez. e os adeptos boavisteiros também não lhe vão perdoar a desfeita. se eu fosse adepto do boavista, festejaria cada golo marcado por qualquer equipa a uma equipa treinada pelo jesualdo ferreira até ao fim dos meus dias, ou dos dele, o que chegar primeiro.

Sem comentários: