terça-feira, junho 20, 2006

homenagem a woody allen


homenagem a esse grande génio, responsável por muitos dos meus filmes preferidos: "Bananas", "Inimigo Público", "O Grande Conquistador", "Nem Guerra nem Paz", "Annie Hall", "Manhattan", "Zelig", "Heroi do Ano 2000", "Ana e suas Irmãs", "Crimes e Escapadelas", "Manhattan Murder Mistery", "Mighty Aphrodite", "Deconstructing Harry", "Celebrity", "Everyone says I love you", "Hollywood Ending", "Anything Else", "Match Point".
em "Manhattan", woody allen interpreta uma personagem chamada... Isaac Davis.
seguem-se alguns excertos de livros do realizador/escritor:
"o verdadeiro teste de maturidade não é a idade de uma pessoa mas sim o modo como reage ao acordar em cuecas no meio da cidade".
"o que é preciso lembrar é que cada época da vida tem as suas compensações próprias, ao passo que quando se está morto é difícil encontrar o interruptor da luz".
"o problema principal da morte é o medo de que não existe outra vida. há também o medo de que exista outra vida para além da morte, mas que ninguém venha a saber onde".
"no seu aspecto positivo, a morte é uma das poucas coisas que se podem fazer facilmente mesmo deitado".
"em resumo, o melhor que há a fazer é comportarmo-nos de acordo com a nossa idade. se tens quinze anos ou menos tenta não ficar careca. se tens mais de oitenta, é de muito bom tom descer a rua a arrastar os pés agarrando um saco de papel castanho e a murmurar: "O Kaiser vai-me roubar o cordel".

"é melhor ser o amante ou o amado? nenhuma das coisas, se o colesterol passar dos seiscentos.
é preciso não esquecer também que, para o amante, a amada é sempre a coisa mais bela que se pode imaginar, mesmo que um estranho a não possa distinguir de uma qualquer variedade de salmonídeos".