quinta-feira, junho 22, 2006

the blue nile


Os The Blue Nile surgiram em 1984, com o disco "A walk across the rooftops". a banda escocesa, formada por Paul Buchanan (voz), Robert Bell (baixo) e Paul Moore (piano), ainda hoje mantém a formação original. em 1989 lançaram "Hats", um trabalho notável em termos de atmosfera romântica e melancolia, no qual estão incluídas músicas inesquecíveis como "Headlights on a parade", "Downtown lights", "Over the hillside", "Let's go out tonight" e "From a late night train". estas duas últimas músicas constarão sempre de qualquer alinhamento ou colectânea de musicas preferidas de todos os tempos.

Depois do brilhante "Hats" (1989), a banda escocesa The Blue Nile lançou, em 1996, o disco "Peace at last", que contém essas verdadeiras pérolas musicais chamadas "Family Life" e "Tomorrow morning". oito anos separam esses dois trabalhos. em 2004, novamente oito anos depois, chegou a vez de "High" ser editado. neste trabalho a banda regressa aos ambientes de "Hats" e Paul Buchanan volta a escrever músicas apaixonantes como "Stay close", "I would never", "Because of Toledo" e "Soul boy".

em relação ao longo período de tempo entre os seus trabalhos, o letrista e vocalista Paul Buchanan é pragmático: "é o tempo que demora a fazer algo assim tão bom. é inacreditavelmente difícil escrever grandes músicas, mas quando se consegue... elas ficam para sempre! entende que pode ser bastante frustrante, nesse aspecto, ser fã dos Blue Nile, mas nós tentamos fazer a melhor música possível".

sobre "High": "acho que regressamos com um excelente disco. musicalmente, fizemos algo irrefutavelmente bom". a BBC disse isto sobre o disco: "The first album for eight years, and only the fourth in 21 years, High manages to maintain the Blue Nile's impeccably tasteful standards while soaring blissfully over the rattle and hum of most contemporary music. Paul Buchanan still sings his songs of faded love affairs, broken dreams and squandered ambitions with almost painful emotional candor, while the musical backings are as lush and flowing as ever". (vou poupar-vos à tradução, vocês chegam lá)

os The Blue Nile já há muito ganharam o respeito dos seus colegas de indústria, tendo mesmo algumas músicas deles sido gravadas por Rod Stewart e Annie Lennox. a legenda da soul music Isaac Hayes fez também uma versão de "Let's go out tonight", o que encheu Paul Buchanan de orgulho: "ele é o paradigma da música negra nos Estados Unidos, portanto foi um grande orgulho quando ele gravou uma música feita por um artista escocês. é sempre gratificante quando pessoas daquela estatura reconhecem o nosso trabalho". em relação a "Let's go out tonight", também craig armstrong, recentemente, no album "the space between us", remisturou o tema, tendo paul buchanan "emprestado" a voz a esta nova versão.

Paul Buchanan: "acho que a minha voz reflecte a minha vida. ela foi-se tornando mais rica com o passar dos anos. mas eu não me considero realmente um cantor, nas minhas músicas só estou a tentar expressar os sentimentos das letras. não tenho a certeza de que isso resultaria se tivesse que cantar todas as noites num bar. a minha voz não é um brinquedo e não a quero pôr ao serviço de algo não sincero. gosto de me expressar através das minhas músicas. quando tocamos as nossas músicas e recebemos algum amor de volta, esse é o nosso pagamento". meio a brincar, Buchanan afirma: "a minha voz é como um sniper. musicalmente eu escolho os meus alvos".

Sem comentários: