quarta-feira, abril 26, 2006

década de 80

como um tipo que "acordou" verdadeiramente para a música nos anos 80, sinto especial ternura por quase tudo que tenha saído dessa década, mesmo pelas mais pirosas músicas de que há memória. tenho ouvido músicas que já não ouvia há vinte e tal anos e as sensações que agora tenho são de uma nostalgia vívida, de tempos irrecuperáveis, em que andava quase 18 horas por dia com os walkman ligados. ricos tempos, sem preocupações nenhumas, a não ser as notas e a contagem de faltas que poderíamos dar a determinada aula. por norma, chegava mesmo ao limite em quase todas elas. nessa altura, o meu tempo livre dividia-se entre o spectrum, a bicicleta e a televisão, com algumas actividades curriculares pelo meio, como futebol (iniciados, juvenis e juniores), teatro (fui actor amador) e as aulas de música. quando os meus pais me compraram o walkman desatei a gravar cassetes com tudo o que tinha lá em casa em vinil e fazia inúmeras "colectâneas" com as minhas músicas preferidas. ouvia duran duran, a-ha, wham, nik kershaw, rod stewart, sting, europe, enfim, tudo aquilo que naqueles tempos se ouvia.
depois, na década de 90, comecei a achar tudo uma valente "xaropada", quando comecei a enveredar por outros caminhos musicais, como cocteau twins, the cure, this mortal coil, peter murphy, faith no more, radiohead, etc. muitos anos passaram entretanto e a nostalgia começou a apertar. temas como "save a prayer", dos duran duran, "purple rain", de prince, ou "every breath you take", dos the police, figuram ainda nas nossas listas de músicas preferidas de todos os tempos, mas agora, ao ouvir algumas preciosidades que o tempo tinha apagado da minha memória, estou a apreciar devidamente este revivalismo dos anos 80. temas tão pirosos como "Carrie", dos Europe, ou "I´ve been in love before", dos cutting crew", encaixam agora como uma luva neste meu jardim de memórias. (uma luva num jardim? muito kafkiano). mas há mais: "It´s over", dos Level 42, "Hunting high and low", dos A-ha, "windswept", de bryan ferry, "more than this", dos roxy music, "the promise you made", de cock robin", "A question of lust", dos depeche mode, "Marliese", dos fischer z, "broken wings", dos mr. mister, "holding back the years", dos simply red, "one more try", de george michael, etc. caramba, que saudades, que memórias, tanto saudosismo! e tantas colectâneas que eu vou voltar a fazer...

4 comentários:

Nuno disse...

"the promise you made"... eh eh eh... não te esqueças da Sheila E.!

http://www.80smusiclyrics.com/artists.shtml

Stratega disse...

Oh pá, ñ digas é mal dos A-ha q eu continuo a ouvir e ouvir e, ouvir....

josé alberto lopes disse...

eu nao disse mal dos a-ha, antes pelo contrario. classicos como "hunting high and low", "scoundrel days", "take on me", "there's never a forever thing" e "stay on these roads" figuram na lista das minhas musicas preferidas dos anos 80.

Stratega disse...

Eles são daqueles q são pra sempre. :)