sexta-feira, janeiro 27, 2006

sons e imagens para combater o frio

na antecâmara de mais um fim de semana, este por sinal será bastante frio, vou cometer o descaramento (grande lata esta de recomendar algo a alguém que não se conhece!) de deixar algumas recomendações para um serão ou uma tarde mais agradável em casa, junto à lareira (se existir), com muitos cobertores à mistura, café bem quente, o pijama felpudo, as pantufas confortáveis, enfim, a total serenidade.
dessa forma, e vou começar pelos sons, o último album dos Sigur Rós (Takk) propicia um tipo de ambiente realmente acolhedor, suave, calmo, com 11 faixas da mais pura essência musical, arrancadas de uma intensa carga dramática e pungente. quando mergulhamos decididos neste album deixamos o nosso espírito vaguear solto pelas mais longínquas paisagens celestiais, vivemos apaixonadamente cada climax feroz, que parecem ondas a esbarrar nos pontões, mas também cada momento mais solene de piano apenas, que nos embalam e aconchegam. experimentem ouvir a musica nº 10 do album. acho que não tenho capacidade mental para suportar, entender, perceber, uma musica assim tão bela, tão intensa. ouçam e depois digam-me o que pensam. eu fico sem palavras para a descrever. só me lembro de ter ficado assim uma vez, pelo menos nos últimos tempos: foi com um tema do Antony and the Johnsons ("Bird Guhl").
mas também poderei recomendar algo menos intenso, como The Czars (o album "Goodbye", por exemplo), é uma boa banda sonora para uma noite intimista, assim como Mark Eitzel ("60 watt silver lining") ou Lambchop ("Is a woman").
como sugestões cinematográficas, recomendo vivamente o filme "Sideways", com Paul Giamatti e Thomas Hadden Church, lançado para aluguer há pouco mais de 5 meses, portanto ainda o devem apanhar nos escaparates do vosso clube. relata a viagem de dois amigos, um deles divorciado, apreciador de vinho e pretendente a escritor; o outro tem casamento marcado para a semana seguinte, de modo que a viagem acaba por ser uma espécie de despedida de solteiro. Mas basicamente é a história de Miles Raymond (Paul Giamatti, brilhante aqui!), que não consegue encontrar um rumo para a sua vida, nem a nível profissional nem sentimental. o desenlace é gratificante e certamente vão desejar ver novamente o filme quando o mesmo acabar.
bom fim de semana. e não saiam do quentinho!...

Sem comentários: