segunda-feira, janeiro 23, 2006

manhattan

em jeito de homenagem a essa grande arte da ilusão que é o cinema, todas as semanas irei mudar o nome do meu profile. a ideia é relevar variadíssimas personagens cinematográficas que me marcaram, pela sua grandiosidade de espírito, sensibilidade, humor, ironia, sarcasmo, inteligência, etc.. em suma, o cinema é uma das minhas grandes paixões e esta é uma forma de o exaltar, ao mesmo tempo que vou partilhando os meus gostos, as minhas personagens e filmes preferidos. pareceu-me uma rica ideia no início, agora nem por isso... mas... espera aí... bem, já me parece uma boa ideia outra vez (que diabo, a esquizofrenia é mesmo a mais estupida das doenças!). para a primeira semana, o nome escolhido foi "isaac davis", personagem do filme "Manhattan", interpretada por woody allen, igualmente o realizador da película. se não viram este filme de 1979 aqui fica a dica. é uma deliciosa teia de encontros e desencontros passionais, em que Isaac Davis vive um autêntico turbilhão sentimental, mas sempre com um sofisticado toque irónico, dividido entre o ódio pela ex-mulher (Meryl Streep), que entretanto se tornou lésbica e quer escrever um livro sobre o casamento falhado; a relação com uma universitária de 17 anos (Mariel Hemingway) que o adora mas por quem ele não está apaixonado; e a amante do seu melhor amigo, interpretada por Diane Keaton. ultrapassados os naturais choques iniciais, provocados por um desmedida necessidade de se impressionarem mutuamente, Isaac começa a aperceber-se que ela "é" e "tem" precisamente aquilo que lhe falta na relação com a universitária. quem vir o filme entende isto perfeitamente, aqueles momentos de comunhão de ideias, as piadas parvas para ela se rir, o café na esplanada, a chuvada que apanham, as conversas estimulantes, a vontade intrínseca de estarem sempre juntos ou à espera de estarem juntos... o final acaba por ser surpreendente mas não o vou contar. espero que esta breve sinopse vos faça ver "Manhattan", porque é um dos meus filmes preferidos e também porque é escrito, realizado e interpretado por um dos maiores génios vivos deste planeta: woody allen.

1 comentário:

Anónimo disse...

Woody Allen que está de volta aos bons velhos tempos com o fabuloso Match Point!

Ricardo