quarta-feira, dezembro 28, 2016

george michael


como indivíduo que nasceu para a música nos anos 80, década de onde saíram os meus primeiros ídolos (com os duran duran à cabeça), há referências que marcam de forma indelével essa altura da minha vida e que, infelizmente, aos poucos, vão começando a desaparecer. de freddie mercury a black, de laura branigan a prince, de david bowie a falco, os nomes vão desfilando, deixando um vazio difícil de preencher. agora, foi a vez de george michael, nome que está lá bem alto nas minhas listas de preferências, nomeadamente de baladas. só a título de exemplo, no meu telemóvel tenho cerca de 200 músicas e 18 pertencem ao recentemente falecido cantor. o seu desaparecimento ainda custa mais porque eu sempre esperei algo grande de george michael, um disco de eleição, daqueles que o elevassem ao olimpo e cimentassem de vez o lugar a que ele tinha direito, como excelente cantor e compositor. infelizmente, esse disco nunca irá surgir. só espero que não se passe o mesmo com simon le bon, dos duran duran, de quem espero um disco a solo há anos, sem a bagagem pesada da banda que lidera há quase 40 anos. regressando a george michael, não adianta falar muito dos seus dotes vocais, por todos bem conhecidos. importa sim desabafar a falta que nos vão fazer as dezenas de músicas que ainda iria compor e lançar, sempre com aquela voz celestial, a que emprestava uma inusitada emoção à flor da pele, como se estivesse a debitar as últimas palavras.
foi difícil, confesso, reunir dez músicas para um top ten do cantor, porque muitas ficaram de fora (incluindo os hinos "careless whisper" e "last christmas"), mas a minha humilde homenagem aqui fica, nestas dez brilhantes canções magistralmente interpretadas por george michael.
e o céu ganhou mais uma estrela...

1. cowboys and angels
2. one more try
3. you have been loved
4. tonight
5. where did your heart go
6. jesus to a child
7. kissing a fool
8. praying for time
9. father figure
10. mother's pride

(os dez vídeos podem ser vistos aqui: https://www.facebook.com/jose.a.lopes)

Sem comentários: