sexta-feira, janeiro 10, 2014

oito anos de "nuvens da alma"


10/01/2006 - 10/01/2014
oito anos...
nunca pensei aqui chegar. o trânsito hoje estava caótico...
estive a fazer uma espécie de levantamento do que tem sido este blogue ao longo dos anos. foram já publicados 2016 posts, tendo os mesmos recebido um total de 2132 comentários. é certo que nos últimos 2/3 anos o ritmo tem diminuído consideravelmente, muito por culpa do facebook, para onde vou despejando aquilo que habitualmente encontrava lugar cativo aqui. os blogues foram perdendo importância ao longo dos anos, a favor do imediatismo das redes sociais, onde se obtém um feedback muito mais rápido ao que pretendemos transmitir. mesmo assim, nunca me passaria pela cabeça fechar ou desconsiderar de vez este cantinho, onde tenho gravados vários momentos importantes da minha vida, servindo, portanto, de importante ferramenta de estudo quando o alzheimer começar a apertar. daqui a uns anos vou querer saber quem fui, o que gostava, o que via, o que ouvia, o que pensava, as pessoas que conhecia, os sítios que frequentava, o que me irritava, etc..
tenho por estas nuvens da alma um carinho especial. por todas elas. é gratificante olhar para trás e ainda conseguir esboçar um sorriso quando leio textos antigos ou ficar emocionado com outros de carácter mais sério. acima de tudo, é muito boa esta sensação de não ter vergonha de nada que aqui publiquei, de assumir cada palavra, cada vírgula, cada ponto de exclamação, cada imagem, cada música que aqui gravei. é como ter acesso ao meu passado e ir visitá-lo de vez em quando.
sinto que cresci com o blogue nestes oito anos e isso também terá de ser devidamente valorizado. fiz poemas, crítica de cinema, séries televisivas e música, destilei as minhas amarguras perante os insucessos do meu clube de eleição (sporting), fiz relatos apaixonados de concertos musicais que vi, de férias familiares e com o meu melhor amigo, dei início a um romance (que, apesar dos seus 10 capítulos, ainda está a meio) e, mais recentemente, até comecei a partilhar com os meus "seguidores" uma paixão antiga a que decidi dar mais atenção: a fotografia.
portanto, se algum dia quiserem saber quem é, ou quem foi, esse magnânime ser invisível chamado josé alberto lopes, é só perguntarem às nuvens...

em jeito de resenha histórica, aqui ficam alguns apontamentos dos aniversários anteriores:
2007 - não sou pretensioso, ou pelo menos não o tento ser, sei que não passo de uma pequena gota num oceano de blogues nacionais cada vez maior, mas posso garantir-vos que o resultado deste primeiro ano de vida é, para mim, muito satisfatório. tive com este blog uma relação amor/ódio intensa, ora fazendo posts em catadupa, ora desligando-me completamente dele, por cada período de entusiasmo vinham sempre duas fases de aversão e desprezo. ainda hoje é assim... ao comemorar um ano de vida, sinto-me, de certa maneira, realizado. era mais ou menos isto que eu pretendia quando decidi criar o blogue;
2008 - vou tentar diversificar mais os temas, entrando por outros domínios, como a indústria de cabedais na noruega, a caça à baleia em alto mar e a jardinagem. vou ainda tentar, ainda não sei bem como, oferecer um café a todas as pessoas que entrem ao "nuvens da alma". se ficarem mais de trinta minutos a ler, ofereço também um queque de laranja, da dan cake;
2009 - estou no lugar 608 na lista dos blogues com mais visitas de portugal, segundo o blogómetro do weblog, num total de 1643 blogues inscritos. estou à frente de blogues como o "sexo na banheira", "sempre em frente amor", "bravos do mindelo" e "o encanto da gaitadura", o que constitui uma enorme surpresa para mim. nunca julguei ser possível estar à frente de "o encanto da gaitadura". nunca!;
2010 - quatro anos e 1465 posts depois, sinto que já escrevi tudo o que tinha a escrever, embora nunca tenha escrito a palavra "açafrão"; (...) este blogue nunca ousou ser mais do que aquilo que sempre foi, uma bolinha de borboto, um mero emaranhamento das fibras salientes da superfície do tecido que é a blogosfera. e quem diz um mero emaranhamento também diz aglomerado arredondado de fibras. se não conseguirem dizer as duas recomendo vivamente uma terapeuta da fala. já passaram por cá muitas pessoas, admito, algumas até permaneceram durante um considerável período de tempo, não sei à espera de quê, provavelmente dessa coisa sobrevalorizada a que chamam "criatividade"; (...) lembrei-me agora mesmo que também nunca escrevi a palavra "gânglios";
2011 - nestes cinco anos fica, essencialmente, uma grande mágoa: o sporting nunca foi campeão nacional. outra grande mágoa: a tvi nunca me contactou no sentido de comprar o nome deste blogue para intitular uma novela. mágoa ainda maior que estas duas: cavaco silva foi sempre o presidente da república. pelo meio, houve espaço também para algumas alegrias: festejei a saída de paulo bento do sporting, festejei a saída de carlos carvalhal do sporting e espero festejar, brevemente, a saída de paulo sérgio do sporting; (...) essencialmente, quero deixar uma marca. não tão grande como a fuga de crude no golfo do méxico, mas um bocadinho maior que o impacto que del neri teve como treinador do fc porto. não persigo a fama, até porque esta poderia mandar-me prender;
2012 - o "nuvens da alma" viu a luz do dia, pela primeira vez, no dia 10 de janeiro de 2006. a sua primeira reacção foi semelhante à de antónio guterres quando lhe pediram para quantificar o valor do pib nacional, mas rapidamente aprendeu o "abc"das lides blogosféricas e, seis meses depois, já ia na letra "p". o nuvens foi crescendo, devagarinho, compassadamente, ao ritmo de um discurso de vítor gaspar, e chega assim, hoje, nesta gélida noite, ao sexto aniversário. se fosse uma pessoa, estaria agora a ir para a escola, o que seria uma estupidez de todo o tamanho, porque é uma da manhã e a escola deve estar fechada; (...) há poucas coisas mais dolorosas do que escrever por obrigação. bem, talvez andar de patins numa loja da vista alegre. ou mergulhar numa piscina de arame farpado. mas fora isso...;
2013 - estas nuvens da alma já passaram por vários ciclos e já cá tivemos um pouco de tudo (menos receitas culinárias e dicas sobre jardinagem). vejo este blogue como um reflexo do que sou como pessoa: uma tremenda confusão. umas vezes privilegiei o cinema, outras a música, aqui e ali a poesia, lá diante o futebol, mais acolá, atrás daquela macieira, as séries de televisão. não é um blogue específico, porque eu também não o sou. fico sempre meia-hora para decidir o que comer em restaurantes. e nem me falem em sobremesas; (...) à meia dúzia de pessoas que (ainda) passa por este blogue não prometo estar aqui, daqui a um ano, a escrever um texto desprovido de sentido para comemorar o oitavo aniversário. o entusiasmo esmorece, está cada vez mais frio, os comprimidos esgotam nas farmácias, os amigos estão longe, os concertos musicais são praticamente um luxo inacessível, férias são coisa do século passado, a última noitada ainda foi no tempo de d. afonso henriques e é cada vez mais difícil combinar alguma coisa com a monica bellucci...

Sem comentários: