quarta-feira, dezembro 19, 2012

nascer de novo

ainda ontem era 28 de abril e, sem um tipo dar conta, já é natal. outra vez. tantos cortes, tantos constrangimentos orçamentais e ninguém foi capaz de acabar com o natal... resultado: não se consegue ir a um hipermercado comprar um quilo de arroz que seja. está tudo cheio. filas intermináveis, trânsito caótico e um nunca mais acabar de listas de compras: prendas, frutos secos, bebidas, queijo, etc.. a azáfama faz sempre parte do programa. não é natal se um tipo não andar totalmente desorientado num hipermercado, com uma folha de papel na mão, com uma lista de artigos que a mulher lhe pediu para ir comprar à última hora. ou a prenda que ficou por comprar. ou aquele brandy que o cunhado tanto gosta de beber com o café. ou o adoçante para a cevada do sogro. o baralho de cartas nunca pode faltar... tal como as pilhas, para as dezenas de brinquedos que, invariavelmente, demoram montes de tempo a tirar das caixas e a montar correctamente. tenho a impressão de que passo um ano inteiro sem olhar para um manual de instruções e, na noite de natal, devo ver, demoradamente e cada vez com a testa mais franzida, uns cinco ou seis.
 
curiosamente, e este é um momento que registo todos os anos e espero registar novamente este ano: por volta das oito da noite, oito e meia vá, do dia 24, quando olho para a rua, não vejo ninguém, os carros não passam na rua e impera o silêncio. depois do rebuliço que foram os dias anteriores, quando chega aquela hora já está toda a gente em casa, a celebrar o natal em família.
 
de repente, apercebemo-nos de que valeu a pena ter ficado 45 minutos naquela fila interminável para embrulhar as prendas, ou 20 minutos à procura de estacionamento para se ir a um centro comercial apinhado comprar aquela prenda que a filha já andava há meses a pedir ao pai natal... quando fecho as cortinas e me viro para a sala, para os miúdos ansiosos por abrir as prendas, para a mesa enfeitada com muito empenho e afinco para que nada faltasse, para os sorrisos estampados nos rostos de toda a gente, acontece... natal! e esse é um sentimento interior tão forte, tão umbilicalmente ligado aos laços familiares, que em vez de estarmos a festejar um nascimento, estamos nós próprios a nascer de novo, outra vez, tal como acontece todos os anos na noite de 24 de dezembro. podem tirar-nos tudo, mas esta sensação nunca nos vão conseguir tirar. é natal! e nós vamos nascer outra vez...

Sem comentários: