quinta-feira, setembro 13, 2012

trespassers william


os trespassers william nasceram em 1997, na califórnia, formados por anna-lynne williams (voz, guitarra), matt brown (guitarra, teclados), ross simonini (baixo, teclados) e jamie williams (bateria). com uma sonoridade etérea, que se pode definir como indie rock/dream pop, com laivos de shoegaze e folk, os trespassers william apresentaram o primeiro trabalho discográfico em 1999, "anchor", seguindo-se, em 2002, "different stars", que teve direito a dois lançamentos: o primeiro pela editora bella union, de simon raymonde; o segundo, em 2004, pela editora nettwerk. o terceiro disco da banda, "having", misturado pelo produtor dos flaming lips, dave fridmann, foi lançado em fevereiro de 2006, igualmente pela nettwerk.
a banda começou a ganhar algum reconhecimento, em parte devido à presença de várias músicas em séries televisivas de sucesso, como "one tree hill", "the o.c.", "buffy, the vampire slayer" e "felicity", ou filmes como "a love song for bobby long" e "annapolis". apesar da modesta atenção da imprensa especializada, a banda fez várias digressões pelos estados unidos e europa, onde actuaram em espectáculos com os chameleons, morrisey, damien rice, tim booth e lisa germano.
entretanto, anna-lynne williams e matt brown envolveram-se em projectos a solo (lotte kestner, ormonde e disinterested) e novas colaborações musicais, o que levou à dissolução da banda, tornada oficial no início de 2012. no entanto, com tantas músicas por lançar ou por terminar, a editora saint marie records decidiu lançar, no início deste mês de setembro, um disco duplo dos trespassers william, no que constitui uma despedida mais condigna da banda. "cast" reúne onze raridades e lados b (disco 1) e a versão integral do ep "the natural order of things" (2009), com dez músicas.
anna-lynne williams continua a escrever e a gravar no seu projecto pessoal, "lotte kestner", e no duo "ormonde", com robert gomez. matt brown está envolvido na produção de vários grupos, entre os quais o seu, "disinterested".
refira-se que esta magnífica banda foi buscar o seu nome a um conto de winnie the pooh, intitulado "pooh and piglet go hunting and nearly catch a woozle", de a.a. milne. nesse conto, aparece uma tabuleta com a inscrição "trespassers w". quando questionado sobre a referida tabuleta, piglet explica que é o nome do seu avô, trespassers will, que é diminutivo de trespassers william.
em seguida, ficam cinco bons exemplos do virtuosismo desta banda, mais uma que ficou pelo caminho, subvalorizada, vergada ao peso do esquecimento.

Sem comentários: