domingo, maio 13, 2012

glória em cinco minutos para o manchester city

depois de ter estado a seguir, via livescore, a primeira parte da última jornada da liga inglesa, cheguei ao forum viseu com o sentido de ver, pelo menos, a última meia hora do jogo man. city - queen's park rangers, o jogo do título, em que bastava aos visitados vencerem para serem campeões. para meu espanto, nos televisores passava o jogo chelsea - blackburn, que não aquecia nem arrefecia ninguém, apesar de ainda haver bastante gente a vê-lo. não sabia a quem me dirigir, mas encontrei um segurança e perguntei-lhe quem é determinava os canais em exibição. depois de referir que eram eles, seguranças, os responsáveis, logo lhe solicitei que mudasse o canal para o jogo mais importante, explicando que era a última jornada, o jogo do título, bla, bla, bla... para minha sorte, o segurança até percebia de futebol e foi bastante atencioso, mudando de imediato para a sporttv3, sem que alguém reclamasse.
aos 70 minutos, quando comecei a ver o jogo, estava o qpr a vencer por 2-1 e a jogar com dez jogadores. o city atacava desesperadamente, tinha 80% de posse de bola, 23 remates contra 3, mas o tempo ia passando e a desvantagem atribuía o título ao united, que vencia no terreno do sunderland. nas bancadas, o desespero do público ia aumentando à medida que o tempo se ia esgotando. mancini parecia uma "barata tonta" a dar indicações aos seus jogadores, que pareciam não ter soluções para ultrapassar o bloco defensivo do qpr, orientado por mark hughes, precisamente o técnico que mancini foi substituir no city e que, enquanto jogador, se notabilizou ao serviço do manchester united. com 1-2 no marcador, o jogo chegou aos 90 minutos. o árbitro dá cinco minutos de descontos.
a cinco minutos do final do jogo em manchester, o united era campeão. o city perdia em casa e ninguém esperaria que em cinco minutos conseguisse fazer o que não tinha conseguido nos vinte anteriores, ou seja, marcar dois golos. o que se passou a seguir vai ser lembrado, tenho a certeza, durante anos e anos, tal como ainda me recordo do célebre golo de michael thomas, no último minuto, que deu o título ao arsenal, em 1988/89, em detrimento do liverpool. aos 91m, dzeko marcou de cabeça, na sequência de um canto. com o 2-2, os adeptos começaram a acreditar que ainda era possível. aos 94m, aguero entrou na área, contornou um defesa do qpr, fugindo até à tentação de se fazer ao penalty, e rematou para o fundo da baliza. 3-2. título para o manchester city, 44 anos depois da última vitória na liga. inesquecível, sem dúvida alguma. é por momentos como estes que é tão gratificante gostar de futebol. nem estava a torcer pelo city, mas o semblante dos seus adeptos, no antes e depois, do desalento à euforia em cinco minutos, comoveu-me e, no final, até fiquei contente pelo título. e ainda por cima o queen's park rangers não desceu, apesar da derrota. no final, o segurança, que permitiu, enfim, tudo isto, todas estas emoções, referiu que o título era justo. concordei com ele. afinal, o city venceu os dois jogos contra o united e num deles até goleou (1-6). glória para os novos campeões!

Sem comentários: