segunda-feira, janeiro 24, 2011

treinar ao sabor do vento

paulo sérgio é mesmo muito mau e, pior do que isso, apostou quase sempre nos jogadores errados. agora se prova que torsiglieri, zapater, valdés e mesmo vukcevic mereciam jogar muito mais tempo. o erro foi manter sempre maniche, postiga e polga na equipa, enquanto apostava em "flops" como djaló, saleiro, abel e nuno andré coelho. a desejada limpeza terá que começar, forçosamente, pelo treinador. um líder de uma equipa técnica que treina todas as semanas com o plantel e não consegue descortinar quem é que está em melhor forma, quem merece mais oportunidades, quem pode constituir alternativa credível aos titulares, não está a desempenhar o seu papel nas melhores condições.
paulo sérgio, antes de apostar em polga, testou nuno andré coelho e torsiglieri ao lado de carriço. deu duas ou três oportunidades a cada um e... atribuiu o lugar a polga, o jogador que reuniu maior unanimidade na época passada junto dos adeptos leoninos, mas pelos piores motivos. o brasileiro está cada vez mais nervoso, apesar da idade, mais lento e mais inseguro. carriço merecia, até para continuar a evoluir, um colega de eixo defensivo diferente, menos titubeante, mais assertivo.
na direita, joão pereira é intocável. no entanto, por várias vezes paulo sérgio colocou abel na sua posição, mandando avançar joão pereira para médio direito (relegando, lá está, jogadores como vukcevic, valdés, zapater, diogo salomão e matias fernandez para o banco). na esquerda, evaldo é indiscutível, mas todos os jogadores oscilam de forma, uns de uma forma mais evidente que outros, e o luso-brasileiro teve jogos muito fraquinhos. torsiglieri, como se provou hoje, podia ser alternativa credível e raramente o foi.
no meio campo, a intenção inicial seria apostar em pedro mendes a trinco, com dois alas e um médio criativo mais adiantado. com a lesão de pedro mendes, jogador nuclear neste sporting, paulo sérgio começou a inventar. primeiro colocou andré santos a trinco, com maniche à frente. depois tentou "encaixar" matias fernandez no "onze", mas fazendo descair o chileno para a direita, com valdés na esquerda. mais tarde, começou a apostar em vukcevic, tirando fernandez; depois tirou valdés, testando djaló e, mais tarde, salomão. o espanhol zapater, como se sabe, raramente era considerado para o "onze", mesmo quando toda a gente via que maniche se andava a arrastar pelo campo.
com o regresso de pedro mendes, paulo sérgio chegou ao cúmulo de fazer alinhar, no meio campo, andré santos, maniche e pedro mendes, três jogadores de características muito idênticas. como correu bem a aposta num jogo, paulo sérgio decidiu manter este trio... até à nova lesão de pedro mendes. sem izmailov e com matias fernandez lesionado, o técnico passou a apostar, finalmente, em valdés e vukcevic, mantendo andré santos e maniche. na frente, liedson e postiga. pelo meio, uns rasgos, intermitentes, de djaló e de salomão.
mais recentemente, com os castigos de maniche e as lesões de postiga e pedro mendes, paulo sérgio olhou para o plantel e viu, finalmente, zapater. o problema é que só o viu depois do jogo frente ao paços de ferreira, em que preferiu colocar maniche ao lado de andré santos, mesmo com pedro mendes já recuperado. com andré santos firme no "onze" e valdés cada vez mais influente e indispensável no apoio a liedson, paulo sérgio, sempre ao sabor do vento, mudou a equipa pela 29ª vez, colocando pedro mendes, andré santos e zapater no meio campo, com vukcevic e valdés no apoio a liedson. zapater tem outra disponibilidade física que, claramente, maniche já não tem, e andré santos e pedro mendes complementam-se na perfeição. soube muito bem ver maniche hoje no banco. não gosto de "vacas sagradas", muito menos quando essas "vacas" não rendem (sobretudo quando, por ter atingido um determinado número de jogos, renovou automaticamente com o clube, independentemente do que fizer até ao final da época...).na frente, liedson... é liedson, simplesmente o melhor jogador do sporting. luta arduamente, corre, defende, ataca, desmarca, remata... liedson é indiscutível, um dos poucos deste plantel. o grande problema é que, desde que está no sporting, nunca lhe arranjaram um parceiro ideal na frente de ataque. e ainda não foi este ano, muito longe disso. com parceiros como djaló, saleiro e postiga (porque pongolle foi cedido no início da época, inexplicavelmente), qual deles o mais inepto, estava visto que liedson não iria ter vida fácil. valeu-lhe o "aparecimento" de valdés, a jogar mais perto de si, um pouco à imagem de vukcevic na sua primeira época em alvalade, para os golos começarem a aparecer. veremos se paulo sérgio não vai inventar mais, sobretudo quando postiga regressar...

Sem comentários: