domingo, janeiro 16, 2011

25 de abril em alvalade

escrevi isto, em resposta a um comentário de outro sportinguista, no dia 14 de janeiro de 2011:

"pela forma como as coisas estão pelos lados de alvalade, com "costinhas", "couceiros", "bettencourts" e um treinador de "meio da tabela", que não tem sobrancelhas mas parece que usa eyeliner, creio que daqui a cinco anos vou escrever exactamente a mesma coisa. é preciso desmantelar tudo e começar a construir de raiz. preferia que os dirigentes reconhecessem que o clube não tem, para já, condições para lutar pelo título, ficar 2/3 anos em jejum, mas a lançar bases sólidas para o futuro e, daqui a uns 4 anos, ter equipa para disputar o título com benfica e fc porto. o problema é continuarem a insistir que todos os anos vão lutar pelo título, quando o plantel não "estica" e os jogadores que fazem a diferença se contam pelos dedos de uma mão, ao contrário dos rivais mais directos".

espero que a demissão de josé eduardo bettencourt seja o primeiro passo para a tal "construção de raiz" de um novo sporting. espero igualmente que, atrás de bettencourt, sigam costinha, couceiro e paulo sérgio. quanto ao novo presidente, tem que ser alguém que se faça rodear de pessoas competentes, alguém que não se deixe levar em "cantigas" de agentes como jorge mendes e faça negócios como os de torsiglieri (a contratação mais cara deste ano... para ficar no banco), maniche, tales, hildebrand, pongolle, caicedo, etc.. é necessário um critério muito mais sério e ponderado na contratação de jogadores, para posições específicas e não, como aconteceu este ano, comprar jogadores por comprar, porque o negócio até pareceu interessante; depois, temos esta disparidade no plantel, com vários "trincos", nenhuns extremos e quatro centrais dos quais só se aproveita um (e carriço, para evoluir, precisa urgentemente de um central de categoria ao seu lado - como o foram no passado andré cruz, stan valckx ou phil babb).
repito: não me importo que o sporting fique mais 3/4 anos sem ganhar nada, desde que se note que, de facto, se está a construir algo para o futuro e se estão a lançar jovens valores para jogarem no clube e não para serem vendidos à primeira oferta do estrangeiro. os processos de renovação dos contratos de hélder postiga e maniche vão em sentido contrário à "limpeza" que se tem de fazer no plantel. tal como estes dois jogadores, não interessa continuar a insistir em jogadores como grimi, polga, nuno andré coelho, djaló, saleiro e abel. depois, num segundo patamar, ver o que realmente valem jogadores como torsiglieri, matias fernandez (que já teve inúmeras oportunidades de "explodir", mas continua a ser uma fotocópia de romagnoli em termos de rendimento - ou falta dele), zapater (que nesta altura é a terceira opção para o lugar de "trinco"), tales (que nunca vi jogar. nem eu, nem nenhum sportinguista...), vukcevic (que há anos parece desmotivado) e izmailov (se fica, se vai embora, se o joelho está bom...).
enfim, muitos dossiers para estudar com atenção pelo novo presidente leonino. o 25 de abril chegou a alvalade; é bom que esta "revolução" seja abraçada por todos os sportinguistas. só assim contribuiremos para a construção do sporting que todos nós ambicionamos ver.

Sem comentários: