quinta-feira, outubro 14, 2010

o maior sorriso do mundo



1:08: o sorriso mais genuíno, mais sincero e de maior felicidade que vi até hoje. um momento que nos faz arrepiar de emoção. no comportamento daquela criança de 7 anos estão espelhadas as preocupações e o alívio do mundo inteiro, que seguiu apaixonadamente o drama dos 33 mineiros no chile. primeiro, a angústia da incerteza de que tudo iria correr bem; depois, a alegria incontida manifestada na corrida para os braços do pai, com o maior sorriso do mundo. intenso, sem dúvida.

8 comentários:

tadeu disse...

haverá alguma imagem que não seja emocionante?
inesquecível, sem dúvida!
abraço!

Anónimo disse...

há milhoes de emoçoes mais genuinas. esta tinha a vantagem de ter a tv à espera, e por isso as emoções estavam adulteradas. pena ninguem fazer mais do que encolher os ombros quando outra tragedias mais humanas (e nao acidentais) ocorrem no mundo. estamos todos viciados por aquilo que a imprensa decide dar-nos como vital. é pena que sejamos assim tão cego e carneiros.
cumprimentos,
tiago

A happy single mother disse...

Arrepiante, mas com todo o bom sentido...

josé alberto lopes disse...

tiago:
por essa ordem de ideias, todas as emoções registadas pelas câmaras de televisão são falsas e adulteradas. josé mourinho não estava realmente eufórico quando venceu a taça uefa em sevilha, estava claramente a fingir; o pânico generalizado aquando dos atentados no world trade center também foi nitidamente encenado para as câmaras de tv; os familiares das pessoas que morreram aquando da queda da ponte de entre-os-rios também fingiram que estavam a chorar para aparecerem na televisão; as pessoas que ficaram sem nada aquando do sismo no haiti ou do tsunami na tailândia... tudo pessoas a "fazerem-se" às câmaras de televisão.
aqui, no chile, ainda se foi mais longe, ao ponto de terem ensinado uma criança de 7 anos a fingir sentimentos e emoções, só porque ficaria muito bem na televisão, porque o resgate de 33 mineiros, por si só, não seria emotivo o suficiente. aliás, quem me diz a mim que isto não foi tudo um grande logro, arquitectado pelo governo chileno, para centrar as atenções do mundo naquele país da américa do sul? e a imprensa, como é óbvio, foi atrás, tal como esteve em nova iorque, no haiti, na tailândia, etc.. a imprensa já devia saber, como o tiago sabe, que não vale a pena difundir este género de notícias, porque é tudo falso: as emoções, os sentimentos, os gestos e os actos. é tudo encenado. e, lá está, o tiago tem toda a razão quando diz que nós, os espectadores desse tão vil e maquiavélico electrodoméstico que é a televisão, "comemos" tudo o que nos dão, como se o mundo real fosse um gigantesco reality show em que ganha quem adulterar mais emoções. há que mudar este estigma. por exemplo, em vez de transmitir em directo o discurso de tomada de posse de obama, as televisões deveriam passar documentários sobre a deflorestação da amazónia; em vez da cobertura dos atentados de 11 de setembro, colocavam antes no ar um concerto de maria joão pires; em vez do resgate dos mineiros exibiam um espectáculo de dança contemporânea com pina bausch. assim já não andávamos todos tão viciados com o que se está a passar no mundo. que diabo, já temos a sic notícias, a rtpn, a tvi24, os telejornais, os jornais da tarde, os programas noticiosos da manhã... é muito vício! querer saber tudo, a toda a hora... temos que acabar com isto, porque, segundo o tiago, já é a imprensa que gere a nossa vida e nos diz o que é vital ou não. já nem temos um livre arbítrio, uma opinião. nada! felizmente, existem pessoas como o tiago, que já descortinaram tudo isto e decidiram abandonar o rebanho. ficamos todos nós muito contentes por si, tiago. em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
cumprimentos.

A happy single mother disse...

E quem fala assim... ;)

Anónimo disse...

caro jose. não falava da criança, nem do mourinho. (nem disse que eram emoções falsas.) falava de si, e dos "espectadores". quem fica longe a ver as emoções que se passam no mundo. ainda hoje ouvi falar em 2000 e tal mortos em minas na china. porbes coitados, não é? esses morreram mesmo, e devem ter tido pessoas a chorar por elas à superfície. mas essas não as vimos. certo?
só falo do modo como compramos estes emoções.
cumprimentos, tiago

Anónimo disse...

aliás, caro josé, eu tenho razão nem que seja pelo modo como esta "tragédia" - que nem foi - se apoderou dos jornais, dos "directos"!!!!, das opiniões, etc... e foi essa que o comoveu. e não outra. porque outra não houve. e esta foi tratada como um grande evento, o maior evento deste mês. e não foi mesmo? era mesmo preciso ter tido tanto daquilo? e os trabalhadores que morrem e ficam estropiados? esses terão de certeza os filhos a chorar na cama ou na urna. nao contam? para si contam, mas como não os vê porque a imprensa nao quis... não contam mesmo. desmente-me, jose´?
não falo de si - noto algum aborrecimento pelo menu comentário, o que é estranho -, mas do modo como isto funciona. não concorda comigo?

tiago.

josé alberto lopes disse...

caro tiago:
transcrevo aqui as duas primeiras frases do seu primeiro comentário: "há milhoes de emoções mais genuínas. esta tinha a vantagem de ter a tv à espera, e por isso as emoções estavam adulteradas". e agora transcrevo a primeira frase do seu segundo comentário: "não falava da criança, nem do mourinho. (nem disse que eram emoções falsas.) falava de si, e dos "espectadores". afinal, em que é que ficamos? no primeiro comentário dizia que as emoções ("estas") estavam adulteradas. depois, afinal, nem sequer disse que eram emoções falsas.
quanto aos espectadores, não se preocupe. eu vejo o que quero, quando quero e como quero. só "como" o que quero "comer". por isso, esteja descansado. em relação a todas as outras tragédias que ocorrem pelo mundo, que são muitas, certamente, falarei delas ou salientarei algum aspecto quando vir, ler ou ouvir algo que me surpreenda, ao ponto de colocar depois neste blogue, onde escrevo o que bem me apetece, quando e como quero. quanto ao "comprar" emoções" que a imprensa nos "vende", tenho a certeza absoluta que, tal como eu, muitos milhares de pessoas seguiram com muita atenção o resgate dos mineiros no chile, no mundo inteiro. foi o mundo que falhou? a imprensa? os mineiros? não sei. eu apenas salientei um aspecto do resgate (o sorriso da criança). apenas isso.