sábado, outubro 30, 2010

irritações sazonais

juro que não entendo como é que surgiu, em portugal, esta febre pelo "halloween". por que raio se festeja no nosso país o "dia das bruxas"? para quê fazer uma homenagem anual a manuela moura guedes e teresa guilherme? não haverá costumes e tradições suficientes em portugal para termos que ir buscar ideias aos países que implementaram este feriado? será que o contrário também será possível e vamos ver, daqui a uns anos, os estados unidos da américa a festejar o 25 de abril? por este andar, qualquer dia também começamos a instituir cá o dia de acção de graças.

a sic mulher transmite actualmente um programa chamado "the biggest loser", um concurso / reality show em que os concorrentes competem entre si para ver quem perde mais peso. eu nem sequer vejo o programa em questão, mas quando faço zapping e passo pela sic mulher, aparece o nome do programa que está no ar. a minha irritação começa logo aí. apesar de o referido programa ter um logotipo e os concorrentes usarem sempre t'shirts com o nome correctamente escrito, aparece sempre "the biggest LOOSER". nas revistas, nos jornais, na net, sempre que há alguém que se refere a este programa, lá surge novamente "the biggest looser". provavelmente, as pessoas que acham que o programa se chama assim, também acham que um dos sucessos de beck, nos anos 90, se chamava "looser". "i´m a looser baby, so why don't you kill me". deve ser isso...
olhem lá, por favor, para as t'shirts dos concorrentes e comecem a escrever correctamente o nome do programa. seria menos uma irritação.

outra irritação solene é a quase unanimidade em dotar a jornalista judite sousa com um "de" no meio do seu nome. jornais e revistas chamam-lhe judite de sousa; na internet, fala-se de judite de sousa. mas quem será a mulher? que eu saiba, a jornalista da rtp1, há 30 anos, chama-se judite sousa.
na irritação anterior, as pessoas acrescentam um "o"; aqui acrescentam um "de". e eu a pensar que o que estava a dar, por estes dias, era encurtar as palavras ("competividade", "tive em paris no fim de semana", "independente" em vez de "independentemente", etc).

1 comentário:

A happy single mother disse...

E ainda não falaste tu do PEC, do OE, do IRS, do IVA, e de outras tantas siglas, igualmente irritantes...