quinta-feira, março 18, 2010

a primeira equipa a entrar de férias

espantosa a dualidade de critério dos árbitros que nos saem na rifa. em espanha, aguero pisa tonel, este responde com um ligeiro empurrão, o argentino finge que está a morrer e tonel leva vermelho directo. hoje, saleiro aparece isolado, é derrubado ostensivamente por ujfalusi e... nem falta, nem vermelho directo, nada, rigorosamente nada. um dos tais novos árbitros auxiliares, a três metros do lance, nada diz, nada faz, deixa passar. é caso para perguntar para que raio servem estes "auxiliares", se estes não conseguem ver um derrube claro, à entrada da área (já nem digo que foi dentro, porque isso seria sorte a mais para este sporting), mesmo à frente dos seus olhos. tenho a certeza ABSOLUTA de que, se este jogo tivesse sido em espanha e o lance fosse entre tonel e aguero, tinha sido assinalado penalty, sem qualquer hesitação, e tonel veria o cartão vermelho. são este tipo de lances que decidem uma eliminatória. é certo que o sporting jogou pouco na primeira parte, que a defesa parecia de papel, que jogadores como caneira, pedro silva e pereirinha nunca na vida mereciam estar a disputar um jogo dos oitavos-de-final da liga europa, mas, caramba, esta equipa não tem um rasgo de sorte, nunca... na segunda parte só existiu uma equipa a procurar a vitória, o sporting "carregou", nem sempre da melhor forma, é certo, "empurrou" claramente os espanhóis para junto da sua grande área, teve algumas oportunidades de golo (liedson, pereirinha, saleiro), mas, lá está, esta equipa parece carregar às costas a sina de uma época desastrosa e isso reflecte-se nos pequenos pormenores, como em vários lances do jogo de hoje. saleiro remata, dentro da pequena área, e o guarda-redes espanhol defende por instinto; pereirinha cabeceia sozinho dentro da pequena área e a bola sai a centímetros do poste; liedson não conseguiu empurrar para a baliza uma bola, com o pé direito; e depois, pronto, a eterna sina dos árbitros. quando o sporting vai jogar lá fora, os árbitros são quase sempre caseiros (como o foi o árbitro de madrid); em casa, somos prejudicados na mesma (fiorentina, atlético de madrid).

mesmo assim, com a época perdida, completamente perdida, ficou alguma réstia de esperança nesta equipa, pelo que mostrou na segunda parte, mormente depois das entradas de vukcevic e matias fernandez. fica claramente a sensação de que o jogo poderia ter sido diferente se estes tivessem jogado de início (veloso a lateral esquerdo, vukcevic no lugar de pereirinha e matias fernandez no meio campo). mas não adianta "crucificar", agora, carlos carvalhal, que tinha vários condicionalismos para "montar" a equipa. sem daniel carriço, sem tonel, sem grimi (três titulares indiscutíveis desde que o técnico chegou a alvalade), a defesa tinha que se ressentir. os dois golos de aguero foram muito consentidos, a passividade dos centrais foi evidente e pedro silva andou a acumular erros durante o tempo em que esteve em campo (o maior deles foi a falta despropositada que lhe valeu o amarelo). salvou-se abel, mais pelo que fez na segunda parte, nomeadamente em termos ofensivos.

tal como há dois anos, frente ao glasgow rangers (nos quartos-de-final), o sporting "cai" em alvalade. apesar da má primeira parte, mesmo tendo em conta os dois golos marcados, o sporting provou que merecia passar esta eliminatória e por isso os adeptos bateram palmas à equipa no final do jogo. quanto ao atlético de madrid, com a defesa que tem, acredito que não vão muito longe nesta competição. se apanham pela frente o benfica nos quartos-de-final, e com a pujança que a equipa de jorge jesus exibe a cada jogo, correm sérios riscos de ser goleados nos dois jogos.
tudo somado, já só há benfica nas competições europeias. os encarnados estão ainda na corrida em três frentes (taça da liga, liga europa e liga sagres), o fc porto está em duas (taça da liga e taça de portugal) e o sporting... entrou hoje de férias, basicamente. não sei o que se terá passado com izmailov, as declarações no final do jogo foram muito ambíguas, mas o sporting não se pode dar ao luxo de prescindir do russo, como se viu hoje (especialmente quando pereirinha tocava na bola). é tempo de o clube se virar para dentro, para procurar o melhor caminho a seguir na próxima época. há jogadores que não têm, claramente, qualidade suficiente para jogar no clube. há outros que interessa preservar, a todo o custo. agora, antes de tudo isto, é imperioso definir, desde já, o treinador que vai preparar a próxima época, mesmo que carvalhal fique até ao fim desta. se vai ser carvalhal, transmitam isso mesmo ao técnico, aos jogadores e aos adeptos. se não vai ser carvalhal, coloquem já as cartas na mesa e definam as regras do jogo. neste impasse é que o clube não pode ficar. bettencourt tem andado arredado das luzes dos holofotes (e é bom que continue assim, para não dizer tantos disparates), costinha está em blackout e carvalhal continua a dizer que não sabe se fica ou se sai no final da época. e os jogadores? alguém lhes transmitiu já alguma coisa? enfim, há aqui muita matéria para ser analisada, para se evitar outra época desastrosa como a deste ano. o que vale é que, para isso, o clube tem, agora, muito tempo.

Sem comentários: