quinta-feira, março 11, 2010

a minha vida dava um filme... ou talvez não

confesso que continuo sem saber qual é o meu papel nesta grande produção chamada "vida". em virtude das minhas limitações, talvez não ouse almejar mais do que um papel secundário, daqueles sem direito sequer a uma linha no filme. é mais do que evidente, trinta e sete anos depois, que o filme está a ser rodado noutro lado qualquer, que a acção nunca há-de passar por estes lados. no máximo, aparecerei como aquele que é quase atropelado pelo autocarro no "speed", ou um dos escoceses que morrem ao lado de william wallace em "braveheart". nem terei direito ao meu dramático "freeedooom". limitar-me-ia a levar com uma seta no peito e a tombar, tal como centenas dos meus irmãos escoceses, nessa luta pela independência do jugo britânico.
há igualmente uma crescente preocupação em relação ao género do filme. comédia ou drama? porque se há alturas em que me sinto um jim carrey, em filmes como "yes" ou "ace ventura", há outras em que visto as roupas de um jack baker, em "the fabulous baker boys", ou de um miles raymond, em "sideways". ou seja, se eu fosse escolhido como actor principal desta grande produção, hesitaria bastante quando tivesse que escolher um dos registos. ainda não cheguei a nenhuma conclusão neste domínio. a minha vida daria uma comédia ou um drama? e, havendo um produtor completamente lunático disposto a levar a minha vida ao grande ecrã, quem entraria no meu filme? que momentos da minha vida seriam realçados? e teria cenas de acção frenéticas ou, pelo menos, uma perseguição de carro? um affair? um "love interest"? um homicídio passional? um iceberg? vampiros? um vírus mortal? provavelmente, teriam que incluir tudo isto no filme, para ficar minimamente apetecível gastar cinco euros para o ver no cinema. se o filme fosse apenas baseado na minha vida seria um autêntico soporífero. seria uma espécie de "groundhog day", o filme em que bill murray é obrigado a reviver o mesmo dia... todos os dias, encontrando sempre as mesmas pessoas e passando constantemente pelas mesmas situações, mas com muito menos piada, obviamente. resultaria um "groundhog day" como se fosse realizado por manoel de oliveira, o que, ainda por cima, significaria que eu teria que arranjar um papel para o luís miguel cintra e para o ricardo trêpa (como se já não houvesse dezenas de personagens aborrecidas no "meu" filme).
como personagem principal do filme (do tal lunático e, sejamos francos, demente produtor), não cativaria nem apelaria a ninguém (provavelmente só aquela franja de espectadores que considera o filme "branca de neve", de joão césar monteiro, o melhor filme de sempre), tanto a nível psicológico, como físico. daí que, para tornar o filme um pouco mais interessante, tal como fiz há anos e na medida em que estamos a fazer cócegas à imaginação neste exercício especulativo que chega a roçar a pura imbecilidade, me permitam que vá buscar os seguintes atributos a algumas personagens masculinas:
-
a eloquência e a destreza de gerard depardieu em "cyrano de bergerac"
- os dotes artísticos e o virtuosismo de geophrey rush em "shine"
- a inteligência e o discernimento de morgan freeman em "seven"
- ser sedutor como daniel day lewis em "a idade da inocência"
- a "pinta" do jeff bridges em "os fabulosos irmãos baker"
- o sex appeal de george clooney em "out of sight"
- o sentido de humor de woody allen em "annie hall"
- o charme natural de hugh grant em "notting hill"
- o cavalheirismo de clint eastwood em "as pontes de madison county"
- a paixão profissional de robin williams em "o clube dos poetas mortos"
- o carácter meticuloso de tim robbins em "shawshank redemption"
- o optimismo e altruísmo de roberto benigni em "a vida é bela"
- a integridade de paul giamatti em "sideways".
com tudo isto, nem o manoel de oliveira conseguiria estragar o filme da minha vida. a única coisa que o poderia fazer seria... o argumento.

3 comentários:

Maria Sidral Del Moro disse...

Lendo sua crônica, quero ter falar estas dúvidas todos nos temos Queremos ser sempre o heroi ou a heroina. Não sei se heroi ou heroina? mas somos com certeza o persongem principal de nossas vida que não deixa de ser um filme

bjs sou sua fã (ta vendo?)

A happy single mother disse...

Subscrevo o comentário anterior...excepto a parte de ser sua fã, claro! :)

josé alberto lopes disse...

eu sei, só tenho fãs no brasil... (como é que se faz o símbolo de cara resignada? bolas, não entendo nada dessa nova "linguagem" que atribui finalmente algum protagonismo aos dois pontos, aos parêntesis, ao ponto e vírgula, às aspas. no meu entender, daqui a 20 anos as palavras serão obsoletas (ou pelo menos as palavras INTEIRAS, porque os tb, os qq, os mm, os ss, os tt e outros sucedâneos vão passar a constar nos dicionários, com toda a certeza).